NYFW verão 2024: Collina Strada
Comemorando 15 anos de história, Collina Strada apresenta desfile romântico-futurista e lança livro pela Rizzoli durante a NYFW verão 2024.
O boom internacional pode ser recente, mas a Collina Strada, de Hillary Taymour, vem transformando o cinza de Nova York através do seu upcycling-cyber-girlie-Y2K desde 2008, bem antes da onda marqueteira baseada nos conceitos de sustentabilidade, expressão de identidade e loucurinhas.
As loucurinhas, no caso, são no sentido de trazer um pouco de fantasia para a realidade. À título de exemplo, na coleção passada (inverno 2023), as modelos apareciam com próteses nos rostos que as transformavam em metade humanas, metade rato, coelho ou rinoceronte. Dessa vez, a crew Strada entrou sorrindo e de punhos cerrados. A ideia era a de alguém muito animado, que acabou degringolando para uma imagem mais próxima do filme de terror Sorria (2022).
Performance à parte, na mais recente apresentação da etiqueta os principais elementos que identificam o design da Collina Strada estavam todos lá. O trabalho com tecidos descartados continua dando aquela cara de colagem para tudo (e fica aqui a dúvida: o upcycling precisa sempre ter essa aparência?). É uma mistura de texturas, com elementos puídos e outros trabalhados, em looks cheios de assimetrias.
As anquinhas que a marca tanto gosta, também seguem presentes. Juntas a corsets e outros detalhes vintage, elas reforçam a imagem de uma roupa vivida, cheia de história e para todos os corpos. E aqui é bom lembrar que os desfiles da marca são um case de diversidade na NYFW verão 2024 – e na moda como um todo.
As estampas também criam a ilusão de elementos fundidos. Os xadrezes fazem uma homenagem a movimentos antigos que fizeram bom uso do reaproveitamento de roupas, tecidos e materiais de todo o tipo, como o punk e o grunge. E tem ainda uma parcela da coleção bem romântica, com babados, frufrus, flores, rendas e tons pastel.
Tops com bermudões e vestidos sobre calças cargo são as propostas para as maluquinhas do agora usarem em um baile de verão. E existe motivo para comemorar, além da “quinceañera”. A marca lança no próximo mês o livro I care a lotta, I wear Collina Strada, editado pela Rizzoli, com uma espécie de retrospectiva da casa.
E sim, às vezes o sorriso amarela, cai naquela história de que ela “é toda boazinha, toda do bem, tão galera”, mas o saldo final continua no lado do bom humor da moda que a gente prefere estar.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes