• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Moda

O maior erro do empreendedor? Achar que pode fazer tudo sozinho

Esta é a opinião de Felipe Albuquerque, Gerente de Negócios Digitais no Santander, o banco da moda. Nesta entrevista, você conhece melhor o administrador e o que ele preparou para a masterclass que vai comandar no projeto Santander + ELLE Consulting.

PUBLICIDADE

CONTEÚDO APRESENTADO POR SANTANDER

Para empreender com sucesso é preciso saber se movimentar confortavelmente no ambiente de vendas digital. Como aprender e desenvolver essa habilidade essencial nos dias de hoje? O projeto de capacitação ELLE Consulting, criado em parceria com o banco Santander, conta com um curso atualizado na área: Oportunidades do universo digital para o empreendedorismo. Quem comanda a masterclass é Felipe Albuquerque, Gerente de Negócios Digitais do banco da moda.

Nascido em Recife (PE), Felipe tem graduação em Administração e MBA em Gerenciamento de Projetos. Ele atua no e-commerce do Santander, onde gerencia uma área chamada Aquisição Digital de Clientes Empresas e é responsável, junto com uma equipe, pela estratégia de atração de tráfego para o site do banco pela performance/conversão das landing pages e funil de aquisição, e também pelo onboarding destes clientes recém conquistados.

Entendeu tudo, ou mais ou menos? Felipe é craque em atrair e reter clientes por meio de ferramentas como redes sociais e site, e via impulsionamento de campanhas digitais criadas para gerar resultados específicos. Os novos empreendedores do curso também vão precisar fazer algo parecido com suas marcas – justamente por isso é que a série de aulas vai ser muito proveitosa.

PUBLICIDADE

"A gravação foi um processo divertido. O maior desafio foi criar um conteúdo que se mostrasse interessante para ser absorvido de forma remota", conta Felipe, que reviu e organizou em forma de aulas grande parte da sua experiência profissional. Na entrevista a seguir o profissional conta mais sobre o curso e ainda dá dicas para novos empreendedores.

O que vamos encontrar na sua masterclass?

Nesta masterclass abordaremos a construção da presença no mundo digital para a marca; conhecer soluções simples para realizar vendas na internet; a importância de conhecer o próprio público e saber como encontrá-lo no ambiente online, além de dicas de como realizar uma boa exposição dos produtos nas vitrines virtuais.

O que torna a vida do empreendedor mais fácil?

O empreendedor precisa focar no que ele faz de melhor – no propósito para ele ter montado o seu negócio. Mas, além disso, é fundamental realizar a gestão financeira, caso contrário o empreendimento pode sofrer alto risco de insucesso. Por isso é necessário ter à mão soluções e ferramentas que apoiem o empresário na gestão do dia-dia do negócio. Hoje em dia, existem muitas soluções gratuitas ou com baixo custo para fazer esse acompanhamento. O empreendedor deve procurar a solução que se adapta melhor à sua realidade e fazer um bom controle do fluxo de caixa, acompanhando de perto as compras/vendas da empresa.

PUBLICIDADE
Qual é o maior erro dos novos empreendedores?

Não pedir ajuda e achar que pode fazer tudo sozinho. É fundamental ter uma rede de apoio, pois o começo sempre é muito difícil. Essa rede vai ajudar o empreendedor a se manter firme e, muitas vezes, trazer visões/soluções que ele, sozinho, não estava conseguindo enxergar.

E qual é o maior acerto?

Conhecer bem o seu cliente e confiar no seu produto.

Quais são os maiores desafios atuais em relação às questões empresariais?

No mundo digital, precisamos estar em constante inovação, manter-se atualizado sobre o mercado, acompanhar as novas tendências e procurar sempre estar à frente da concorrência.

Você indica algum livro para quem quer empreender?

Quem quer começar a empreender precisa entender o que está ocorrendo hoje, mas também se informar sobre como o mercado deverá se comportar nos próximos anos. Por isso indico o livro Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo, de Kevin Kelly.

Complete a frase: "Empreender (em moda) é...

...Se reinventar e se re-conhecer todos os dias.

Santander + ELLE Consulting

Um dos propósitos da plataforma Santander + ELLE Consulting é jogar luz sobre o empreendedorismo de moda, inspirando e orientando quem sonha em começar um novo negócio, ou já tem um plano em andamento e precisa de suporte para prosperar.

O Santander Brasil é o Banco da Moda porque investe no desenvolvimento e na democratização de soluções financeiras para apoiar o segmento, um dos maiores empregadores do país. O Banco atua na realização dos negócios em toda a cadeia produtiva, desde costureiras, designers e estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios como mostramos no #Movimento. As ações em relação à Moda e os patrocínios evidenciam, ainda, valores fundamentais para a instituição, como inclusão, diversidade, sustentabilidade e também empreendedorismo como nos cursos do Santander + ELLE Consulting.

PUBLICIDADE

A segunda edição do projeto traz uma série de três masterclasses exclusivas, com nomes fortes do mercado. Dominique Oliver (CEO da Amaro) vai falar de estratégias centradas no consumidor e expansão de negócios. A estilista Flavia Aranha retoma sua trajetória para ensinar como criar um ecossistema de impacto positivo na moda. O consultor de negócios Felipe Albuquerque (Santander) mostra as oportunidades do universo digital ao empreendedorismo. Além dos cursos completos, há três palestras gratuitas programadas e reportagens sobre o tema aqui no site da ELLE.



Dominique Oliver, fundador da Amaro, precisa tomar decisões todos os dias. Uma delas foi dizer sim ao nosso convite: assumir o posto de professor em uma das três masterclasses do Santander + ELLE Consulting. Neste esquenta do curso, o empresário aponta os highlights das aulas e conta mais da sua experiência com o empreendedorismo.

Visionária, Flávia Aranha é uma das pioneiras em criar moda sustentável no Brasil. Confira a entrevista da empresária e saiba mais sobre o Santander ELLE Consulting, projeto onde ela comanda uma masterclass sobre negócios de impacto positivo.

Cursos completos e 100% online com quem entende e faz moda. Palestras com nomes inspiradores, que sabem tudo de inovação. Uma nova jornada de conhecimento para ajudar você a estruturar seus planos de voo no mercado do empreendedorismo de moda.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.