O novo momento da Estúdio Cena
Especializada em roupa sob medida, a Estúdio Cena lança a sua primeira linha de peças à pronta-entrega e revela planos para o futuro.

A Estúdio Cena nasceu em 2019, enquanto Lucaz Roberto se formava em design de moda pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Antes mesmo de entregar o seu trabalho de conclusão de curso, a cantora e atriz Linn da Quebrada usou uma de suas criações no documentário Bixa Travesty, lançado em novembro daquele ano. Desde então, o estilista cria roupas de volumes marcantes e tecidos nobres – como jacquard, seda e brocados – para corpos de vários padrões.
A coleção Shakespeare Apaixonado, da Estúdio Cena. Foto: Laisa Tonoli / Divulgação
Leia mais: Casa de Criadores 54: Estúdio Cena
Para atender tal variedade, a sua especialidade virou a moda sob medida. Esta produção é também uma herança da sua vivência em Santo André e nas cidades do interior de São Paulo, onde cresceu. Por lá, era comum mandar fazer a roupa em uma costureira. “A minha mãe fazia todas as peças da família. Nunca enxerguei o sob medida como algo de luxo”, diz.
Agora, a etiqueta inaugura uma nova fase com peças para pronta-entrega, que serão lançadas no Dia dos Namorados (12.06). Inspirada no filme Shakespeare Apaixonado (1998), a coleção tem camisetas, corsets e estampas feitas em parceria com o ilustrador Caio Brichesi. “A vontade de trabalhar com o varejo veio depois de eu começar a dar palestras em escolas e sentir que as pessoas queriam comprar algo de imediato”, ele explica.
A ideia é lançar, a cada três meses, itens nesse modelo. A próxima safra já prevê saias e calças, para além dos itens disponíveis no momento. Em um ano, o plano é oferecer um mix completo de roupas, que vai do P ao GG, e pode ganhar ajustes personalizados sob o envio prévio de medidas.
A coleção Shakespeare Apaixonado, da Estúdio Cena. Foto: Laisa Tonoli / Divulgação
Leia mais: Conheça a Cena, nova marca que quer mudar nossa relação com a roupa
“Trabalhamos muito com corpos de pessoas trans. Então não se trata apenas de mudar a escala de tamanhos, mas considerar proporções que geralmente não são contempladas pela indústria tradicional”, conta. Entre as clientes, estão a deputada Erika Hilton e as cantoras Liniker e Maju. O equilíbrio entre uma estética clássica (às vezes, um tanto teatral) e um compromisso com a inclusão de corpos marginalizados é um dos alicerces da Estúdio Cena. “Tinha medo de acharem que minha marca não é política pelo tipo de roupa que eu faço. Mas, ao vestir essas mulheres, uma saia bufante deixa de ser apenas uma saia bufante.”
A Estúdio Cena estreou na Casa de Criadores em 2023. Foram dois desfiles, que abriram portas para que a etiqueta trabalhasse com até cinco projetos por mês nos últimos dois anos. O estilista conta que não vai participar da próxima edição do evento, programada para julho. Lucaz está decidindo se vai desfilar as coleções de pronta-entrega ou manter os moldes atuais, em que a marca apresenta apenas aquilo que é desenvolvido sob medida. O próximo passo? Em um ano, abrir o primeiro espaço físico, unindo ateliê e loja e consolidando uma expansão.
Estúdio Cena na Casa de Criadores 54. Foto: Agência Fotosite

Estúdio Cena na Casa de Criadores 54. Foto: Agência Fotosite

Estúdio Cena na Casa de Criadores 54. Foto: Agência Fotosite
Leia mais: Tudo sobre a semana de alta-costura de inverno 2025
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes