Voltou? O sapato creeper, símbolo do punk, está na mira da moda
Em alta nas buscas, o sapato creeper está atrelado à juventude rebelde e se prova resistente aos modismos dos tempos.
O sapato creeper sempre esteve associado às culturas alternativas. Símbolo do punk e adorado pela juventude do Tumblr (rede social da década de 2010), o modelo é reconhecido por sua plataforma de borracha, complementada com camurça ou couro, e surgiu como parte das vestimentas utilizadas por militares no Norte da África, uma vez que o solado facilitava a movimentação pelos terrenos arenosos da região.
De volta à Inglaterra, os soldados das tropas estenderam o uso do sapato para além das zonas de guerra. Dessa forma, o solado característico do creeper chamou a atenção da população e passou a ser reproduzido por fábricas tradicionais inglesas. As inspirações do sapato militar ganharam força com George Halmintox Cox, design de sapatos que, em1949, introduziu sua leitura da famosa sola de borracha no mercado de massa.

Fotos: Instagram/@tuk_footwear
Nas próximas décadas, o sapato creeper virou favorito entre grupos punk e rebeldes antecessores, como os rockabillies e teddy boys. Os jovens que formavam tais grupos eram conhecido por seus visuais e comportamentos interpretados como transgressores e visões de mundo antissistêmicas.
LEIA TAMBÉM: DO PUNK ROCK AO ATIVISMO CLIMÁTICO: A TRAJETÓRIA DE VIVIENNE WESTWOOD
Não é de se estranhar, neste caso, que o modelo tenha ressurgido na década de 2010, fazendo fama sobretudo no comunidade alternativa do Tumblr. A rede social, na qual os usuários expunham suas vulnerabilidades, era encarada como um ponto de refúgio e um lugar seguro na internet comparado às outras plataformas, na qual uma felicidade performática era priorizada.

Fotos: Getty Images
No mainstream, o modelo ganhou os holofotes com a primeira coleção da marca de Rihanna, Fenty, para a Puma. Nesta collab, a cantora e empresária apresentou um tênis denominado “Creeper”, que incorporava a plataforma robusta tradicional do Creeper ao calçado esportivo.
Quase dez anos após o début, este tênis ainda é um dos principais destaques da parceria de Rihanna com a gigante esportiva e retorna em novas cores e matérias-primas em diferentes coleções. Em 2024, por exemplo, a Rihanna apareceu com um modelo completamente cinza em evento da marca.
Apesar de seus momentos de alta, o sapato creeper nunca saiu completamente do imaginário e do guarda-roupa das pessoas. O modelo se prova resistente às tendências e, vira e mexe, reaparece em seu formato tradicional ou novas leituras.

Foto: Instagram/@georgecoxfootwear
LEIA TAMBÉM: ELLE VIEW: PUNK IS NOT DEAD
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



