Por que os sapatos da Tory Burch são uma nova obsessão?

Entenda como os sapatos da Tory Burch furaram a bolha e viraram objeto de desejo no TikTok.


sapatos da Tory Burch
Os sapatos viralizados da Tory Burch. Foto: Divulgação



Depois das botas Tabi da Margiela, do tênis Samba da Adidas e da sapatilha de cadarço da Ganni, é a vez dos sapatos da Tory Burch viralizarem na For You do TikTok. São vários modelos, de sandálias a scarpins de saltos curvos, mas com uma assinatura em comum: um metal em formato de piercing que fica na altura do dedão.  

sapatos da Tory Burch

As mules viralizadas da Tory Burch. Foto: Divulgação

Leia mais: NYFW: Tory Burch, inverno 2025

A primeira aparição de um exemplar com tal detalhe foi na coleção de verão 2024 da marca. Meses depois, a plataforma Lyst apontou um crescimento de 15% nas buscas pela etiqueta no terceiro quadrimestre de 2023, creditando “o calçado do momento” como um dos principais responsáveis pelo aumento. Desde então, os acessórios da casa com piercing ganham cada vez mais popularidade: em 2025, foi uma mule com salto invertido (ele fica em cima da sola, não embaixo).

Na primeira fila do desfile de verão 2025, apresentado em setembro de 2024, todas as convidadas usavam alguma versão do sapato, da comediante Mindy Kaling às atrizes Michelle Williams e Elizabeth Olsen. Na passarela, o elo metálico também apareceu em bolsas, recém-lançadas nas lojas e já são cotadas como o próximo hit de vendas.

sapatos da Tory Burch

A fila A estrelada – e usando os sapatos com piercing – do verão 2025 da marca. Foto: Divulgação

Leia mais: o verão 2025 da Tory Burch.

Apesar da repercussão recente, a Tory Burch tem um histórico de sucessos. Fundada em 2004, a grife conquistou logo de cara o público com a sapatilha Reva – batizada em homenagem à mãe da estilista – que virou um verdadeiro ícone dos anos 2000. Em 2008, Tory foi reconhecida pelo CFDA como a melhor designer de acessórios daquele ano. Pouco tempo depois, estreou na semana de moda de Nova York (2011), onde lançou em 2015 a Tory Sport, sua linha esportiva. Ao longo de duas décadas, a estilista consolidou-se como força feminina dentro da moda estadunidense.

Em 2019, a rota foi recalculada. Tory deixou o cargo de CEO para focar na direção criativa e passou o bastão administrativo para o marido, Pierre-Yves Roussel – ex-executivo da ala de moda da LVMH. A partir daí, vieram reforços estratégicos, como a contratação do stylist Brian Molloy e da enteada Pookie Burch para trabalhar como diretora criativa associada. O novo fôlego aproximou a marca dos desejos da geração Z.

sapatos da Tory Burch

A estilista Tory Burch – e os sapatos da vez. Foto: Divulgação

O reposicionamento aconteceu paralelamente aos desafios da pandemia, período no qual a empresa precisou fechar 320 lojas ao redor do mundo. Por isso, a coleção de verão 2021 foi apelidada de “Toryssance”, algo como o renascimento de Tory. Foi um marco para uma nova fase de crescimento. No ano passado, a estilista abriu pop-ups em cidades como Los Angeles (na Melrose Avenue), Xangai e Paris em parceria com o designer Humberto Leon (ex-Opening Ceremony e Kenzo) e decorado com retratos do fotógrafo alemão Walter Schels, iguais aos usados na campanha da coleção resort 2024.

Seja pelo novo direcionamento, seja pela expertise de criar peças virais, fato é que Tory Burch voltou ao centro da conversa. E, se depender das redes sociais, os seus sapatos continuarão nos pés – e nas timelines – de muita gente por um bom tempo.

sapatos da Tory Burch

As bolsas com o detalhe metálico. Novo hit? Foto: Divulgação

Leia mais: O novo boom das colaborações entre marcas independentes e grandes varejistas

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes