Out of The Blue é a primeira coleção de alta joalheria da Tiffany sob nova direção

Inspirada em arquivos da marca, a coleção reforça estratégia da joalheira de priorizar peças únicas. Conheça o lançamento.


Out of The Blue é a nova coleção Blue Box, de alta joalheria, da Tiffany & Co.
Foto: Divulgação



Os últimos dois anos foram para lá de agitados para a Tiffany & Co. Comprada pela LVMH em 2021, a joalheria centenária vive desde então um período de intensas transformações, com a aplicação de estratégias (bem-vindas) que a atualizam para o novo século. Entre as medidas, estão a introdução de embaixadores que conversam com diferentes gerações – de Beyoncé à Rosé, do Blackpink; a reabertura da sua mais célebre loja, na Quinta avenida de Nova York; e a nomeação de novos profissionais para ocupar cargos engenhosos.

Exemplo disso é a chegada de Nathalie Verdeille, ex-Cartier, na direção criativa das joias. A designer francesa assina pela primeira vez uma coleção Blue Book, nome dado às novidades anuais de alta joalheria da casa, que foi lançada parcialmente neste mês.

Out of The Blue é a nova coleção Blue Box, de alta joalheria, da Tiffany & Co.

Processo de criação de peça da nova coleção da Blue Box Foto: Divulgação/Tiffany&Co.

A novidade é inspirada nos arquivos de Jean Schlumberger, falecido designer da Tiffany que se fascinava pela vida nos oceanos. Sendo assim, peixes, conchas, ouriços, água-vivas, corais, estrelas-do-mar dão forma à coleção, inteiramente esculpida com pedras raras, como pede a tradição. Nesta edição, turmalinas, diamantes, safiras, tanzanitas e uma opala negra de 21 quilates são destaque.

É essa exclusividade que torna o nicho atraente para os consumidores de alto escalão, que cresce em tamanho e diminui em idade. No sudeste da Ásia, sobretudo, aumenta o número de jovens com poder aquisitivo para consumir joias com valores acima de cinco dígitos. Desde a aquisição pela conglomerado francês, a linha de alta joalheria cresceu em 300%, vendendo centenas de milhões de dólares. Por isso, a novidade, intitulada Blue Box: Out of The Blue, é recebida com atenção.

Out of The Blue é a nova coleção Blue Box, de alta joalheria, da Tiffany & Co.

Pingente de concha cravejado com diamantes é destaque na coleção. Foto: Divulgação/Tiffany&Co.

“Na filosofia de design de Jean Schlumberger, o mar representava um mundo desconhecido e infinito. Ele coreografou manifestações inigualáveis de sua majestade e mistério”, diz Verdeille sobre a coleção, que é a primeira desenvolvida completamente sob sua direção e sob o comando da LVMH.

O universo oceânico aparece ora de forma literal, como no colares com pingentes de peixe em safiras rosa ou concha em diamantes (acima), ora reinterpretado, como nos brincos, pulseiras e anéis que imitam a textura de rochas, corais e outras criaturas do mar. Ao todo, 70 peças compõem a coleção de 2023, que serão apresentadas ao público em pequenas entradas ao longo do ano.

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes