Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Moda

Segredo do sucesso: um olho no e-commerce, outro na cliente

Dominique Oliver, fundador da Amaro, precisa tomar decisões todos os dias. Uma delas foi dizer sim ao nosso convite: assumir o posto de professor em uma das três masterclasses do Santander + ELLE Consulting. Neste esquenta do curso, o empresário aponta os highlights das aulas e conta mais da sua experiência com o empreendedorismo.

PUBLICIDADE

CONTEÚDO APRESENTADO POR SANTANDER

Estratégias centradas no consumidor e expansão de negócios é o título do curso a que você, empreendedor novato ou aspirante, vai assistir na segunda edição do projeto Santander + ELLE Consulting. Nesta masterclass, seu professor será ninguém menos do que Dominique Oliver, o suíço que trabalhava no mercado financeiro em Nova York quando enxergou no Brasil o lugar ideal para empreender ao fundar a Amaro.

Em 2012, Oliver abriu o e-commerce a que inovou ao vender roupas exclusivamente on-line – nada trivial na época. Ao mesmo tempo em que esperava as clientes se acostumarem com a ideia, ajudava a moldar esse mercado, que hoje está consolidado e se manteve firme durante a pandemia.

Graças ao seu talento para inovação e visão para negócios, realizou uma transformação na empresa em plena quarentena: a fashiontech apostou nos departamentos de beleza, casa e bem-estar, ampliando o catálogo com mais de 100 marcas parceiras.

A marca tem 1 milhão de seguidores no Instagram, e o CEO não se cansa de repetir que o segredo do sucesso da marca é ficar atento e responder rapidamente às demandas dos clientes usando dados da experiência de compra. Se tem alguém que pode ensinar algo importante sobre o mercado digital de moda no Brasil, é ele. Confira a seguir nosso esquenta para o curso!

PUBLICIDADE
O que vamos encontrar na sua masterclass?

A importância de criar um modelo de negócio que coloca o cliente no centro e utiliza feedback e dados para tomar decisões de qualidade e velocidade. É assim que se constrói uma comunidade forte e engajada.

Dizem que o professor aprende quando ensina. Como foi a sua experiência nesse sentido?

Com toda certeza essa máxima é verdade! Ao me preparar para o curso tive que relembrar toda a trajetória de construção da AMARO até hoje. E ela foi baseada em planejamento, foco na cliente e em saber aproveitar oportunidades. Quando o negócio cresce, é muito fácil se desviar do caminho e, contando nossa história, me lembrei de vários detalhes que fazem toda a diferença e têm que ser cultivados no dia-a-dia.

O que você gostaria de ter aprendido antes de abrir uma empresa própria?

Abrir uma empresa própria é 10% ideia e 90% execução. A execução é multi-facetada: time, cultura, tecnologia e operações.

A experiência de empreender traz benefícios para a vida pessoal?

Ajuda a nos conectar com outros empreendedores, o que pode ser muito estimulante.

Quais são os seus desafios atuais em relação às questões empresariais?

Empreender é muito desafiador e todos os dias nos deparamos com problemas. Mas seleciono aqui três grandes desafios: retenção e atração de talentos, falta de incentivo para práticas sustentáveis (ainda são poucas soluções disponíveis, e as que existem são caras) e cadeia produtiva muito volátil, principalmente pelos impactos da pandemia.

PUBLICIDADE
Você indica algum livro especificamente para quem quer empreender em moda?

A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike, de Phil Knight, e Scaling Up Excellence, de Robert Sutton e Huggy Rao.

Empreender é…

...Igualmente difícil e realizador. Poucas coisas na vida te dão a real dimensão do que é autonomia e resiliência.

Santander + ELLE Consulting

Um dos propósitos da plataforma Santander + ELLE Consulting é jogar luz sobre o empreendedorismo de moda, inspirando e orientando quem sonha em começar um novo negócio, ou já tem um plano em andamento e precisa de suporte para prosperar.

O Santander Brasil é o Banco da Moda porque investe no desenvolvimento e na democratização de soluções financeiras para apoiar o segmento, um dos maiores empregadores do país. O Banco atua na realização dos negócios em toda a cadeia produtiva, desde costureiras, designers e estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios como mostramos no #Movimento. As ações em relação à Moda e os patrocínios evidenciam, ainda, valores fundamentais para a instituição, como inclusão, diversidade, sustentabilidade e também empreendedorismo como nos cursos do Santander + ELLE Consulting.

A segunda edição do projeto traz uma série de três masterclasses exclusivas, com nomes fortes do mercado. Dominique Oliver (CEO da Amaro) vai falar de estratégias centradas no consumidor e expansão de negócios. A estilista Flavia Aranha retoma sua trajetória para ensinar como criar um ecossistema de impacto positivo na moda. O consultor de negócios Felipe Albuquerque (Santander) mostra as oportunidades do universo digital ao empreendedorismo. Além dos cursos completos, há três palestras gratuitas programadas e reportagens sobre o tema aqui no site da ELLE.



Cursos completos e 100% online com quem entende e faz moda. Palestras com nomes inspiradores, que sabem tudo de inovação. Uma nova jornada de conhecimento para ajudar você a estruturar seus planos de voo no mercado do empreendedorismo de moda.

Ser um bom estilista, ou ter uma boa ideia para criar uma marca, são os primeiros passos para ter sucesso no mercado de moda. Mas há outras habilidades necessárias para tocar um negócio. Conheça a experiência de três empreendedores, e o que eles aprenderam no trajeto

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.