SPFW anuncia datas de 2024 

Antecipação e consistência no calendário são algumas das alterações prometidas para conferir mais força à SPFW, a partir de 2024. 


Modelos na fila final do desfile da Artemisi durante a SPFW N56
Fila final da Artemisi, SPFW N56. Foto: Agência Fotosite



O ano de 2024 nem começou, mas o anúncio chega como para dar um bom tom de organização. A São Paulo Fashion Week, principal semana de moda da América Latina, divulgou hoje, (20.12), as próximas duas datas do evento: a edição da SPFW N57 acontecerá de 17 a 20 de abril e a SPFW N58, de 16 a 20 de outubro. Tanto as marcas participantes, quanto o local das apresentações, ainda não foram divulgados. 

A mudança, apesar de sutil, faz com que a realização do evento fique mais próxima ao que era antes da pandemia de coronavírus. Desde que o isolamento social aconteceu (cancelando até mesmo a SPFW N49), o calendário acabou por sofrer alterações que o deixaram mais atrasado do que o comum e com datas díspares — entre os meses de maio e julho na edição do primeiro semestre e entre o começo e o final de novembro, no segundo semestre. 

Para uma ideia de comparação com o calendário internacional, os considerados meses de virada, ou seja, aqueles em que acontecem as apresentação de estações (verão e inverno), são geralmente (e respectivamente) os meses de setembro, no caso do segundo semestre, e fevereiro/março, no primeiro semestre. 

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Tais datas são importantes para considerar o que vai ser desfilado, quando determinado produto vai ser produzido e o melhor momento para ele ser comprado. A marca, por sua vez, pode optar pelo modelo see now buy now, em que expõe para a venda logo depois do desfile. Existe também o modelo considerado mais tradicional do varejo, com a coleção apresentada seis meses antes de chegar às lojas. 

Essa alteração da SPFW, mantendo-se nos meses de abril e outubro, assim como novas adaptações prometidas para 2024, devem conferir uma ideia de consistência maior ao evento. A programação seria mais coesa, menos volátil. 

Talvez, assim, as apresentações de moda fiquem menos pulverizadas, uma vez que a SPFW, ao longo dos últimos anos, passou a reter poucas marcas estreantes em seu line-up e viu cada vez mais estilistas optarem por shows isolados. 

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