• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

CONTE√öDO APRESENTADO POR SWAROSVKI

√Āustria

A Swarovski surgiu na √Āustria, em 1895, na pequena cidade de Wattens. A escolha do local est√° interligado √† rica irriga√ß√£o hidrel√©trica do munic√≠pio, √† √©poca, fundamental para os meticulosos processos de lapida√ß√£o inventados e patenteados pelo criador da marca, o tamb√©m austr√≠aco Daniel Swarovski.


Brasil

De l√° para c√°, a Swarovski se tornou uma marca global. Aqui, no Brasil, eles est√£o presentes desde 2003 e sua hist√≥ria est√° repleta de parcerias ic√īnicas. Em 2013, eles chamaram, pela primeira vez, um estilista brasileiro para assinar uma cole√ß√£o da casa. O escolhido, naquele momento, foi o talentoso Pedro Louren√ßo. No decorrer do caminho, ainda vieram colabora√ß√Ķes com a Havaianas, com o sapateiro Alexandre Birman, com a √Ä La Gar√ßonne, de Alexandre Herchcovitch e F√°bio Souza, Osklen, Reinaldo Louren√ßo, Gloria Coelho, Patr√≠cia Bonaldi e com muitos outros!

Cristal

A grande diferen√ßa do cristal da Swarovski est√° no processo de lapida√ß√£o desenvolvido por Daniel Swarovski. Na data da funda√ß√£o da marca, ele inventou uma m√°quina de corte el√©trica que, finalmente, p√īde transformar em realidade o sonho da etiqueta: criar um diamante "para todos". Hoje, o cristal da marca est√° presente em pequenas esculturas, miniaturas, joias, lustres e tantos outros objetos de b√°rbaro apelo visual.

PUBLICIDADE

Daniel Swarovski

Daniel Swarovski nasceu no norte da Bo√™mia. O territ√≥rio hoje pertence √† Rep√ļblica Tcheca, mas na √©poca de seu nascimento (1862) era parte do Imp√©rio Austr√≠aco e tinha tradi√ß√£o na lapida√ß√£o de cristais. Assim, ele herdou o conhecimento de seu pai neste of√≠cio de fam√≠lia. Como a regi√£o em que nasceu j√° era famosa pela fabrica√ß√£o de cristal, Daniel decide ir para a √Āustria no intuito de ‚Äúproteger‚ÄĚ a tecnologia que inventou: uma m√°quina de lapida√ß√£o el√©trica para cristais que revolucionou o mercado. Inova√ß√£o na veia!

Eterno

O poder das joias e das bijuterias na composi√ß√£o de um look √© ineg√°vel. Isso porque estes s√£o itens vers√°teis, que duram para sempre, carregam hist√≥ria e s√£o passados de gera√ß√£o em gera√ß√£o. A inova√ß√£o de Daniel Swarovski tornou essa experi√™ncia brilhante mais democr√°tica, levando-a para um p√ļblico global que reescreve a hist√≥ria da joalheria a cada novo visual, em diferentes culturas.

Fundação Swarovski

"Para alcançar mudanças duradouras, é preciso não pensar apenas em si mesmo, mas também nos outros", disse Daniel Swarovski. Foi a partir desse pensamento que surgiu a Fundação Swarovski em 2013. A ideia é honrar o espírito filantropo do patrono da marca apoiando iniciativas em caridade nas áreas de cultura e criatividade, empoderamento humano e preservação ambiental ao redor do globo.

PUBLICIDADE

Giovanna Engelbert

A ex-editora de moda italiana que virou queridinha do mundo fashion e das lentes dos fotógrafos de streetstyle por seu estilo colorido, divertido, alegre e exuberante é a nova diretora criativa da Swarovski. A sua abordagem à frente da marca é a de dar aos cristais uma pegada cool que está deixando os acessórios e a comunicação da casa cada vez mais fashionistas. Não deixe de conferir as Collections I e II que já levam a sua assinatura!

Herança

Quando se fala de heran√ßa Swarovski, muitos elementos v√™m √† mente. O primeiro, √© claro, √© a pr√≥pria fam√≠lia fundadora, que at√© hoje se esfor√ßa para manter vivo o DNA de estilo e o compromisso com inova√ß√£o do fundador da casa, Daniel Swarovski. Se ele deixou um legado de tecnologia e beleza, a marca n√£o descansa para continuar a trazer novidades nos dois √Ęmbitos. Todo ano, novos cortes e novas parcerias no mundo do design surpreendem a clientela da marca.

√ćcones

Quem nunca sonhou em ter ou j√° teve a pulseira Slake, da Swarovski? Com jeito leve e divertido, ela se tornou um hit na √ļltima d√©cada com suas diferentes cores. Al√©m dela, n√£o tem como esquecer do anel Nirvana. Poderoso, ele ilumina qualquer look e √© um dos produtos mais queridos da hist√≥ria da marca. Ali√°s, o Lucent assinado por Giovanna Engelbert √© como um Nirvana revisitado com um cristal octogonal que est√° no cerne da nova simbologia da marca que une √† inova√ß√£o ao eterno.

PUBLICIDADE

Joalheria

N√£o √© segredo para ningu√©m que a Swarovski √© uma mestre da lapida√ß√£o. Para al√©m de lapida√ß√Ķes cl√°ssicas como a P√™ra, a Princesa Quadrada e a Cushion, a marca √© t√£o especialista no assunto que criou lapida√ß√Ķes exclusivas para seus cristais, originais da casa! Entre elas est√£o a Delta (abordagem contempor√Ęnea de uma forma triangular com facetas de linhas horizontais l√≠mpidas), Cosmic (forma org√Ęnica e irregular com atrativo ousado, design e facetamento assim√©tricos √ļnicos) e Quadrada (forma quadrada cl√°ssica com m√ļltiplas facetas e forma tipo estrela na superf√≠cie do cristal devido a lapida√ß√£o complexa no verso).

Know-how

No portf√≥lio da Swarovski est√£o inova√ß√Ķes que marcaram a hist√≥ria do cristal. Em 1931, eles criaram as fitas sew-on de cristal que podem ser costuradas em roupas e acess√≥rios. J√° nos anos 1950, ao lado de Christian Dior, a Swarovski concebeu o Aurora Borealis: um efeito em cristais que mimetiza a magia da aurora boreal. Na d√©cada de 1970, surge o hot-fix, um novo jeito via adesivo responsivo a calor de pregar cristais em qualquer superf√≠cie. J√° em 1993, nasce o Crystal Mesh uma combina√ß√£o lev√≠ssima e confort√°vel entre uma malha de metal e chatons de cristal. Dez anos depois, um novo passo: o Crystal Fabric que funde tecido e cristal. √Č quase uma segunda pele brilhante que pode at√© ser passado, costurado, colado‚Ķ Incr√≠vel!

Lago dos Cisnes

O cisne se tornou logo da marca em 1988, simbolizando o trabalho artesanal, a maestria da casa e a possibilidade eterna de autoaprimoramento. Em 2021, ele foi modernizado, surgindo dentro de um oct√≥gono. A forma tem um significado profundo para a Swarovski: representa renascimento, infinidade e transi√ß√£o. √Č uma homenagem √† heran√ßa criativa e √† expertise manual da casa, aliada ao novo momento da marca, ainda mais inovador e ousado.

Mundo de cristal

Voc√™ j√° ouviu falar do Swarovski Kristallwelten? √Č o "mundo de cristal" da marca: uma atra√ß√£o desenhada pelo multiartista Andr√© Heller, que inclui um parque, um museu com exposi√ß√Ķes permanentes e tempor√°rias, uma loja integrada e um restaurante. √Č o suprassumo da experi√™ncia dos cristais Swarovski. Seu acervo disp√Ķe de pe√ßas inesquec√≠veis, como os sapatos de Dorothy de O M√°gico de Oz, as luvas de cristais de Michael Jackson, entre outras. Ele foi inaugurado em 1995, em Wattens, cidade onde a empresa foi fundada 100 anos antes. Coloque j√° na sua lista de destinos imperd√≠veis!

Natal

Eis uma data que tem a cara da Swarovski. S√£o maravilhosas √°rvores de Natal que a marca cria com seus cristais ao redor do mundo. J√° tivemos aqui no Brasil, mas, a de Zurique, neste ano, tem 10 metros de altura! Em Mil√£o, a Galeria Vittorio Emanuele II tamb√©m ganhou a sua. Em Nova York, √© o arquiteto Daniel Libeskind que assina o design da √°rvore do Rockfeller Center cuja estrela que enfeita o seu topo carrega por volta de 3 milh√Ķes de cristais. Ali√°s, se estiver por Londres, n√£o deixe de passar em frente √† rec√©m-inaugurada fachada do clube Annabel toda incrustada de cristais em motivos natalinos.

Ornamentos

Em 1976, um simp√°tico ratinho em cristal foi criado por um dos colaboradores da Swarovski usando pe√ßas de um lustre do mesmo material. A brincadeira acabou virando um sucesso dentro da marca: mil pe√ßas foram feitas e dadas aos funcion√°rios da marca e, ap√≥s isso, o Mouse foi o pontap√© inicial para a cria√ß√£o da linha de ornamentos oficiais da Swarovski. Ele se tornou t√£o popular que foi produzido para venda nos XII Jogos Ol√≠mpicos de Inverno em Innsbruck, na √Āustria, bem perto de Wattens, onde a marca surgiu.

Pulseiras

As pulseiras da Swarovski s√£o um item de desejo de 10 a cada 10 fashionistas, n√£o tem como escapar. Atualmente, sob a dire√ß√£o criativa de Giovanna Engelbert, a veia cool do acess√≥rio tende a pulsar ainda mais vigorosamente. Dispon√≠veis em vers√Ķes r√≠gidas, ajust√°veis ou male√°veis, elas acendem qualquer look com um toque de brilho e cor principalmente por chegarem agora com cristais maiores e de lapida√ß√Ķes mais interessantes. J√° conferiu a linha Millenia? Ela √© o reflexo m√°ximo desse novo conceito. Invista!

Relógios

A relojoaria da Swarovski tamb√©m n√£o fica atr√°s de suas t√£o famosas bijuterias. Com modelos j√° cl√°ssicos como o Octea, a marca que produz seus modelos com maquin√°rio su√≠√ßo tem ganhado cada vez mais espa√ßo nesse mercado exclusiv√≠ssimo. As vers√Ķes criadas pela Swarovski tem um aspecto refinado que ganha novo charme com a aplica√ß√£o dos cristais da casa. N√£o √† toa, foi na Baselworld (maior e mais prestigiada exposi√ß√£o de rel√≥gios e joias do mundo) que a grife apresentou os seus lan√ßamentos em relojoaria femininos em 2009. Alguns modelos, como os da linha Crystalline, por sinal, contam com at√© 1,5 mil cristais dentro de suas caixas.

Semanas de moda

Desde sua funda√ß√£o, a Swarovski est√° do lado dos principais designers e couturiers na hora de bordar seus vestidos brilhantes e cravejar seus acess√≥rios como bolsas e sapatos. Al√©m de ser o fornecedor mais qualificado de cristais para aplica√ß√£o em roupas, a empresa ainda t√™m a tradi√ß√£o louv√°vel de convidar estilistas para co-criarem cole√ß√Ķes ic√īnicas de acess√≥rios na casa. Nomes como Karl Lagerfeld, Jean-Paul Gaultier, Viktor and Rolf, Christopher Kane e Mary Katrantzou figuram nessa celebrada lista. Mais recentemente, os cristais da marca apareceram na Schiaparelli, Kevin Germanier, Ludovic de Saint Sernin e Koch√©.

Telonas

A Swarovski é também sucesso de bilheteria, sabiam? A marca está presente com seus cristais em alguns dos filmes mais importantes da história do cinema. Lembra das pulseiras e colares de Marilyn Monroe em Os homens preferem as loiras (1953)? O casaco incrível de Elton John em Rocket Man (2019), o sapatinho de Dorothy em O Mágico de Oz (1939), o sapato e o vestido do filme Cinderella (2015)… Tudo Swarovski. Titanic (1997), A Bela e a Fera (2017) e Cisne Negro (2010) são outros clássicos que contam com os cristais da Swarovski.

Universo em expans√£o

J√° conheceu a loja Instant Wonder do Shopping Higien√≥polis, em S√£o Paulo? Com uma nova fachada minimalista, o interior colorido da loja √© que brilha. A ideia, √© claro, foi de Giovanna Englebert ao lado do est√ļdio Villa Eug√©nie, e tem o intuito de criar uma experi√™ncia imersiva no mundo Swarovski. Com o interior todo em amarelo, um dos novos tons oficiais da marca, a loja possibilita uma experi√™ncia √ļnica ao aproximar os cristais de quem os v√™ em nichos octogonais, como em uma colmeia de abelhas.

Versalhes

Depois de muitas reformas, o pal√°cio de Versalhes foi reaberto no governo do presidente Giscard d'Estaing. Nesse projeto, o time da Swarovski ajudou a trazer os lustres de cristal de volta para sua pot√™ncia m√°xima antes da reabertura. Foram sete meses de trabalho √°rduo para redesenhar as intrincadas lumin√°rias do s√©culo 17, mas o trabalho compensou. Por isso, em 2013, a Swarovski voltou para Versalhes ao lado dos designers irm√£os Bouroullec para colocar um novo lustre no pal√°cio. Dessa vez, com cerca de 800 cristais e mais de tr√™s mil l√Ęmpadas de LED. Impressionante!

Waterschool

O Swarovski Waterschool √© um projeto da Swarovski que come√ßou em 2000 com o intuito de preservar a √°gua pot√°vel e de garantir saneamento b√°sico para comunidades ao redor do mundo. Aqui no Brasil, a iniciativa come√ßou em 2014 em parceria com o Earth Child Institute. Hoje, 45 escolas entre o Amazonas e o Par√° participam do projeto, que conscientiza sobre a import√Ęncia da preserva√ß√£o dos recursos h√≠dricos e apresenta solu√ß√Ķes pr√°ticas para quest√Ķes h√≠dricas locais.

Xilion, Xirius e Xero

Essas s√£o lapida√ß√Ķes exclusivas da Swarovski que se desafiou para ampliar as possibilidades de facetas e brilho. Criada em 2004, a Xilion conta com 14 facetas somente no topo. Em 2012, a Swarovski traz o Xirius, que com 16 facetas, √© a lapida√ß√£o que mais se aproxima da dureza do diamante. Por fim, o Xero, lan√ßado em 2015, √© um trunfo de tecnologia e engenharia: com apenas 0,9mm, √© o menor cristal lapidado do mundo, com 8 facetas.

Young

Tradi√ß√£o de fam√≠lia √© um aspecto fundamental da hist√≥ria da Swarovski. No entanto, trazer uma marca centen√°ria para o novo mil√™nio e n√£o perder relev√Ęncia no mercado √© um desafio e tanto. A Swarovski n√£o deixou a peteca cair em nenhum momento. Com acess√≥rios pop, cole√ß√Ķes divertidas e cristais de lapida√ß√£o sempre novos, a Swarovski est√° mais jovem do que nunca. Some isso √† dire√ß√£o criativa de Giovanna Engelbert e fresh faces como as da modelo brit√Ęnica Adwoa Aboah e da tamb√©m modelo Lourdes Leon (filha da Madonna) estampando as novas campanhas da marca e est√° feito o combo perfeito para mais 126 anos de sucesso.

Zirc√īnia

A Zirc√īnia Swarovski √© a primeira na hist√≥ria a cumprir os requisitos do Instituto Gemol√≥gico da Am√©rica (GIA), a maior autoridade em diamantes do mundo. O brilho absurdo da vers√£o Swarovski da pedra √© a representa√ß√£o mais precisa do brilho do diamante em si que h√° nos dias atuais.

Tenha acesso a conte√ļdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies pr√≥prios e de terceiros com fins anal√≠ticos e para personalizar o conte√ļdo do site e an√ļncios. Ao continuar a navega√ß√£o no nosso site voc√™ aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Pol√≠tica de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.