Swarovski de A Z
Mergulhe com a gente na história centenária por trás da marca austríaca fundada por Daniel Swarovski e especializada nos cristais mais famosos do mundo!
Áustria
A Swarovski surgiu na Áustria, em 1895, na pequena cidade de Wattens. A escolha do local está interligado à rica irrigação hidrelétrica do município, à época, fundamental para os meticulosos processos de lapidação inventados e patenteados pelo criador da marca, o também austríaco Daniel Swarovski.
Brasil
De lá para cá, a Swarovski se tornou uma marca global. Aqui, no Brasil, eles estão presentes desde 2003 e sua história está repleta de parcerias icônicas. Em 2013, eles chamaram, pela primeira vez, um estilista brasileiro para assinar uma coleção da casa. O escolhido, naquele momento, foi o talentoso Pedro Lourenço. No decorrer do caminho, ainda vieram colaborações com a Havaianas, com o sapateiro Alexandre Birman, com a À La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza, Osklen, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Patrícia Bonaldi e com muitos outros!
Cristal
A grande diferença do cristal da Swarovski está no processo de lapidação desenvolvido por Daniel Swarovski. Na data da fundação da marca, ele inventou uma máquina de corte elétrica que, finalmente, pôde transformar em realidade o sonho da etiqueta: criar um diamante “para todos”. Hoje, o cristal da marca está presente em pequenas esculturas, miniaturas, joias, lustres e tantos outros objetos de bárbaro apelo visual.
Daniel Swarovski
Daniel Swarovski nasceu no norte da Boêmia. O território hoje pertence à República Tcheca, mas na época de seu nascimento (1862) era parte do Império Austríaco e tinha tradição na lapidação de cristais. Assim, ele herdou o conhecimento de seu pai neste ofício de família. Como a região em que nasceu já era famosa pela fabricação de cristal, Daniel decide ir para a Áustria no intuito de “proteger” a tecnologia que inventou: uma máquina de lapidação elétrica para cristais que revolucionou o mercado. Inovação na veia!
Eterno
O poder das joias e das bijuterias na composição de um look é inegável. Isso porque estes são itens versáteis, que duram para sempre, carregam história e são passados de geração em geração. A inovação de Daniel Swarovski tornou essa experiência brilhante mais democrática, levando-a para um público global que reescreve a história da joalheria a cada novo visual, em diferentes culturas.
Fundação Swarovski
“Para alcançar mudanças duradouras, é preciso não pensar apenas em si mesmo, mas também nos outros”, disse Daniel Swarovski. Foi a partir desse pensamento que surgiu a Fundação Swarovski em 2013. A ideia é honrar o espírito filantropo do patrono da marca apoiando iniciativas em caridade nas áreas de cultura e criatividade, empoderamento humano e preservação ambiental ao redor do globo.
Giovanna Engelbert
A ex-editora de moda italiana que virou queridinha do mundo fashion e das lentes dos fotógrafos de streetstyle por seu estilo colorido, divertido, alegre e exuberante é a nova diretora criativa da Swarovski. A sua abordagem à frente da marca é a de dar aos cristais uma pegada cool que está deixando os acessórios e a comunicação da casa cada vez mais fashionistas. Não deixe de conferir as Collections I e II que já levam a sua assinatura!
Herança
Quando se fala de herança Swarovski, muitos elementos vêm à mente. O primeiro, é claro, é a própria família fundadora, que até hoje se esforça para manter vivo o DNA de estilo e o compromisso com inovação do fundador da casa, Daniel Swarovski. Se ele deixou um legado de tecnologia e beleza, a marca não descansa para continuar a trazer novidades nos dois âmbitos. Todo ano, novos cortes e novas parcerias no mundo do design surpreendem a clientela da marca.
Ícones
Quem nunca sonhou em ter ou já teve a pulseira Slake, da Swarovski? Com jeito leve e divertido, ela se tornou um hit na última década com suas diferentes cores. Além dela, não tem como esquecer do anel Nirvana. Poderoso, ele ilumina qualquer look e é um dos produtos mais queridos da história da marca. Aliás, o Lucent assinado por Giovanna Engelbert é como um Nirvana revisitado com um cristal octogonal que está no cerne da nova simbologia da marca que une à inovação ao eterno.
Joalheria
Não é segredo para ninguém que a Swarovski é uma mestre da lapidação. Para além de lapidações clássicas como a Pêra, a Princesa Quadrada e a Cushion, a marca é tão especialista no assunto que criou lapidações exclusivas para seus cristais, originais da casa! Entre elas estão a Delta (abordagem contemporânea de uma forma triangular com facetas de linhas horizontais límpidas), Cosmic (forma orgânica e irregular com atrativo ousado, design e facetamento assimétricos únicos) e Quadrada (forma quadrada clássica com múltiplas facetas e forma tipo estrela na superfície do cristal devido a lapidação complexa no verso).
Know-how
No portfólio da Swarovski estão inovações que marcaram a história do cristal. Em 1931, eles criaram as fitas sew-on de cristal que podem ser costuradas em roupas e acessórios. Já nos anos 1950, ao lado de Christian Dior, a Swarovski concebeu o Aurora Borealis: um efeito em cristais que mimetiza a magia da aurora boreal. Na década de 1970, surge o hot-fix, um novo jeito via adesivo responsivo a calor de pregar cristais em qualquer superfície. Já em 1993, nasce o Crystal Mesh uma combinação levíssima e confortável entre uma malha de metal e chatons de cristal. Dez anos depois, um novo passo: o Crystal Fabric que funde tecido e cristal. É quase uma segunda pele brilhante que pode até ser passado, costurado, colado… Incrível!
Lago dos Cisnes
O cisne se tornou logo da marca em 1988, simbolizando o trabalho artesanal, a maestria da casa e a possibilidade eterna de autoaprimoramento. Em 2021, ele foi modernizado, surgindo dentro de um octógono. A forma tem um significado profundo para a Swarovski: representa renascimento, infinidade e transição. É uma homenagem à herança criativa e à expertise manual da casa, aliada ao novo momento da marca, ainda mais inovador e ousado.
Mundo de cristal
Você já ouviu falar do Swarovski Kristallwelten? É o “mundo de cristal” da marca: uma atração desenhada pelo multiartista André Heller, que inclui um parque, um museu com exposições permanentes e temporárias, uma loja integrada e um restaurante. É o suprassumo da experiência dos cristais Swarovski. Seu acervo dispõe de peças inesquecíveis, como os sapatos de Dorothy de O Mágico de Oz, as luvas de cristais de Michael Jackson, entre outras. Ele foi inaugurado em 1995, em Wattens, cidade onde a empresa foi fundada 100 anos antes. Coloque já na sua lista de destinos imperdíveis!
Natal
Eis uma data que tem a cara da Swarovski. São maravilhosas árvores de Natal que a marca cria com seus cristais ao redor do mundo. Já tivemos aqui no Brasil, mas, a de Zurique, neste ano, tem 10 metros de altura! Em Milão, a Galeria Vittorio Emanuele II também ganhou a sua. Em Nova York, é o arquiteto Daniel Libeskind que assina o design da árvore do Rockfeller Center cuja estrela que enfeita o seu topo carrega por volta de 3 milhões de cristais. Aliás, se estiver por Londres, não deixe de passar em frente à recém-inaugurada fachada do clube Annabel toda incrustada de cristais em motivos natalinos.
Ornamentos
Em 1976, um simpático ratinho em cristal foi criado por um dos colaboradores da Swarovski usando peças de um lustre do mesmo material. A brincadeira acabou virando um sucesso dentro da marca: mil peças foram feitas e dadas aos funcionários da marca e, após isso, o Mouse foi o pontapé inicial para a criação da linha de ornamentos oficiais da Swarovski. Ele se tornou tão popular que foi produzido para venda nos XII Jogos Olímpicos de Inverno em Innsbruck, na Áustria, bem perto de Wattens, onde a marca surgiu.
Pulseiras
As pulseiras da Swarovski são um item de desejo de 10 a cada 10 fashionistas, não tem como escapar. Atualmente, sob a direção criativa de Giovanna Engelbert, a veia cool do acessório tende a pulsar ainda mais vigorosamente. Disponíveis em versões rígidas, ajustáveis ou maleáveis, elas acendem qualquer look com um toque de brilho e cor principalmente por chegarem agora com cristais maiores e de lapidações mais interessantes. Já conferiu a linha Millenia? Ela é o reflexo máximo desse novo conceito. Invista!
Relógios
A relojoaria da Swarovski também não fica atrás de suas tão famosas bijuterias. Com modelos já clássicos como o Octea, a marca que produz seus modelos com maquinário suíço tem ganhado cada vez mais espaço nesse mercado exclusivíssimo. As versões criadas pela Swarovski tem um aspecto refinado que ganha novo charme com a aplicação dos cristais da casa. Não à toa, foi na Baselworld (maior e mais prestigiada exposição de relógios e joias do mundo) que a grife apresentou os seus lançamentos em relojoaria femininos em 2009. Alguns modelos, como os da linha Crystalline, por sinal, contam com até 1,5 mil cristais dentro de suas caixas.
Semanas de moda
Desde sua fundação, a Swarovski está do lado dos principais designers e couturiers na hora de bordar seus vestidos brilhantes e cravejar seus acessórios como bolsas e sapatos. Além de ser o fornecedor mais qualificado de cristais para aplicação em roupas, a empresa ainda têm a tradição louvável de convidar estilistas para co-criarem coleções icônicas de acessórios na casa. Nomes como Karl Lagerfeld, Jean-Paul Gaultier, Viktor and Rolf, Christopher Kane e Mary Katrantzou figuram nessa celebrada lista. Mais recentemente, os cristais da marca apareceram na Schiaparelli, Kevin Germanier, Ludovic de Saint Sernin e Koché.
Telonas
A Swarovski é também sucesso de bilheteria, sabiam? A marca está presente com seus cristais em alguns dos filmes mais importantes da história do cinema. Lembra das pulseiras e colares de Marilyn Monroe em Os homens preferem as loiras (1953)? O casaco incrível de Elton John em Rocket Man (2019), o sapatinho de Dorothy em O Mágico de Oz (1939), o sapato e o vestido do filme Cinderella (2015)… Tudo Swarovski. Titanic (1997), A Bela e a Fera (2017) e Cisne Negro (2010) são outros clássicos que contam com os cristais da Swarovski.
Universo em expansão
Já conheceu a loja Instant Wonder do Shopping Higienópolis, em São Paulo? Com uma nova fachada minimalista, o interior colorido da loja é que brilha. A ideia, é claro, foi de Giovanna Englebert ao lado do estúdio Villa Eugénie, e tem o intuito de criar uma experiência imersiva no mundo Swarovski. Com o interior todo em amarelo, um dos novos tons oficiais da marca, a loja possibilita uma experiência única ao aproximar os cristais de quem os vê em nichos octogonais, como em uma colmeia de abelhas.
Versalhes
Depois de muitas reformas, o palácio de Versalhes foi reaberto no governo do presidente Giscard d’Estaing. Nesse projeto, o time da Swarovski ajudou a trazer os lustres de cristal de volta para sua potência máxima antes da reabertura. Foram sete meses de trabalho árduo para redesenhar as intrincadas luminárias do século 17, mas o trabalho compensou. Por isso, em 2013, a Swarovski voltou para Versalhes ao lado dos designers irmãos Bouroullec para colocar um novo lustre no palácio. Dessa vez, com cerca de 800 cristais e mais de três mil lâmpadas de LED. Impressionante!
Waterschool
O Swarovski Waterschool é um projeto da Swarovski que começou em 2000 com o intuito de preservar a água potável e de garantir saneamento básico para comunidades ao redor do mundo. Aqui no Brasil, a iniciativa começou em 2014 em parceria com o Earth Child Institute. Hoje, 45 escolas entre o Amazonas e o Pará participam do projeto, que conscientiza sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e apresenta soluções práticas para questões hídricas locais.
Xilion, Xirius e Xero
Essas são lapidações exclusivas da Swarovski que se desafiou para ampliar as possibilidades de facetas e brilho. Criada em 2004, a Xilion conta com 14 facetas somente no topo. Em 2012, a Swarovski traz o Xirius, que com 16 facetas, é a lapidação que mais se aproxima da dureza do diamante. Por fim, o Xero, lançado em 2015, é um trunfo de tecnologia e engenharia: com apenas 0,9mm, é o menor cristal lapidado do mundo, com 8 facetas.
Young
Tradição de família é um aspecto fundamental da história da Swarovski. No entanto, trazer uma marca centenária para o novo milênio e não perder relevância no mercado é um desafio e tanto. A Swarovski não deixou a peteca cair em nenhum momento. Com acessórios pop, coleções divertidas e cristais de lapidação sempre novos, a Swarovski está mais jovem do que nunca. Some isso à direção criativa de Giovanna Engelbert e fresh faces como as da modelo britânica Adwoa Aboah e da também modelo Lourdes Leon (filha da Madonna) estampando as novas campanhas da marca e está feito o combo perfeito para mais 126 anos de sucesso.
Zircônia
A Zircônia Swarovski é a primeira na história a cumprir os requisitos do Instituto Gemológico da América (GIA), a maior autoridade em diamantes do mundo. O brilho absurdo da versão Swarovski da pedra é a representação mais precisa do brilho do diamante em si que há nos dias atuais.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes