Thom Browne e Adidas disputam uso de listras na justiça

Marca alemã busca 8 milhões de dólares em compensação por danos supostamente causados pela violação de sua propriedade intelectual


Thom Browne em desfile de sua marca em Paris
Thom Browne vestindo meia listrada no encerramento de seu desfile Primavera/Verão 23 Peter White/Getty Images



A disputa entre a gigante esportiva alemã Adidas e o designer americano Thom Browne sobre o uso de listras chegou aos tribunais americanos. Em 2021, a Adidas entrou com um processo alegando a violação de sua marca registrada das três listras nas peças produzidas pela marca de luxo americana, que está sendo julgado agora. As listras horizontais são um dos principais identificadores das peças de Browne, assim como o uso de um gorgurão tricolor.

A Adidas alega que o uso das listras pela marca americana confunde intencionalmente os clientes, atraindo atenção para as peças esportivas de Browne, com queixas especiais sobre a associação com o Barcelona, ex-time de Lionel Messi, e com equipes da NBA. Os alemães buscam 870 mil dólares em danos, e mais 7 milhões de dólares referentes ao lucro que a marca de luxo teria tido com o uso desse design em artigos de vestuário e calçados.

Já a defesa da Thom Browne argumenta que a marca foi autorizada em 2007 a manter seu design, desde que usando 4 listras, e que como marca de luxo, não compete diretamente com a Adidas.

O julgamento deve continuar nas próximas semanas, com depoimentos de Thom Browne e do atual CEO da marca, Rodrigo Bazan.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes