Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

BRANDED CONTENT

Dinheiro não pode ser um tabu, ainda mais entre mulheres. É nisso que a ELLE Brasil e o banco BTG Pactual acreditam. Para entender, basta olhar os dados: apenas 28% das mulheres brasileiras conseguem guardar algum dinheiro durante o ano contra 38% dos homens. Entre as mais pobres, nas favelas, o problema se agrava: 73% das mães não têm nenhuma poupança para manter os gastos sem trabalhar por um dia sequer. Ao mesmo tempo em que as mulheres representam 44% dos profissionais com carteira assinada no País, segundo Denise Damiani, consultora financeira e autora do livro Ganhar, Gastar, Investir: O livro do dinheiro para mulheres, elas ainda não internalizaram que são elas que devem cuidar do que ganham. Não à toa, das mulheres que continuam vivendo com seus agressores em casos de violência doméstica, 34% delas não conseguem sair dessa situação por serem dependentes financeiras deles. Ou seja, já passou da hora da conversa sobre dinheiro estar 100% normalizada. Afinal de contas, trata-se de um assunto urgente.

Na reportagem "As mulheres e o dinheiro", publicada na primeira edição da nossa revista digital exclusiva para assinantes, a ELLE View, a jornalista Mariana Segala mostra porque é importante que as mulheres se empoderem financeiramente para romper com o machismo estrutural. De quebra, a jornalista ainda dá um passo a passo para começar a quebrar esse paradigma.

PUBLICIDADE

Aliás, para quem já está mais avançada no assunto, vale conferir este guia para começar a investir em ações. Se esse ainda não é o seu caso, conheça as mulheres que estão se ajudando via grupos em redes sociais - e fora delas - dedicados ao tema das finanças. Entre em um deles: cada pequeno passo rumo à sua independência financeira conta!

Falando nisso, sabe qual é um passo fundamental para chegar lá? Ouvir todos os episódios do podcast Money Stories, da ELLE Brasil e do BTG Pactual. Apresentados pela Mariana Segala, que escreveu as reportagens deste projeto, os episódios contam com convidadas incríveis que explicam na prática - na vida real - as principais dúvidas que todas temos sobre dinheiro, finanças e investimentos. Confira todos os assuntos abordados abaixo - e não deixe de clicar nos que mais te interessarem. Ou, se preferir, faz logo a maratona: play neles!

Episódio #1: A Pandemia de coronavírus e a vulnerabilidade feminina

Com a ajuda das convidadas Nana Lima – da ONG Think Olga especializada em inovação social em prol das mulheres – e Fernanda Bottari, do BTG Pactual, Money Stories discute o impacto da crise global causada pela Covid-19 nas finanças femininas.

PUBLICIDADE


Episódio #2: Novas relações de trabalho

Se compararmos os nossos projetos de carreira com o das gerações passadas, percebemos que o ambiente de trabalho está cada vez mais desregulamentado. Em pandemia, então, o home office é uma realidade incontornável para muitas. Quem é autônoma, como fica nesse momento? A maquiadora Fernanda Suzz e a arquiteta Phaenna de Athayde contam como estão lidando com essa realidade, enquanto Mariana Oiticica, do BTG Pactual, dá dicas de como manter tudo em ordem e não perder o foco.


Episódio #3: Como escolher onde investir o seu dinheiro?

Por muito tempo, o Brasil liderou o ranking dos juros mais altos do mundo. Hoje, a situação está brutalmente diferente: a Selic – taxa básica de juros no País – é um sexto do que era em 2016. Se por um lado essa circunstância pode ser boa para o Brasil, será que vale o mesmo para quem está investindo em renda fixa? Para lidar com essa nova circunstância, com vocês: Letícia Camargo (planejadora financeira pessoal) e Fabiana Arana, sócia do BTG Pactual!


Episódio #4: Finanças comportamentais

Quem nunca comprou aquela blusinha incrível quando não tinha exatamente o dinheiro necessário para fazer essa compra? Que atire a primeira pedra quem nunca caiu nas graças das vitrines em momentos de vacas magras. Isso acontece porque quando se fala de economia, acredite, estamos falando também de emoções. Vera Rita de Mello Ferreira é consultora e professora de psicologia econômica (já ouviu falar?) na Vértice Psi. Ela e Claudia Yoshinaga, coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV, são as convidadas deste episódio que vai te ajudar a não ceder às tentações do shopping.


Episódio #5: Diversificando de Investimentos

Quem investe sabe: não se pode colocar todos os ovos na mesma cesta. Conhece o ditado? Se não, Ilda Spritzer, coordenadora dos MBAs da FGV e autora do livro A Bolsa no bolso, e Marina Faustino Porto, assessora de investimentos do banco BTG Pactual, te explicam tudinho. A ideia é simples: se você vai investir, não arrisque toda a grana em um só lugar. Diversificar os investimentos é fundamental para manter a sua segurança financeira. Saiba como!


Episódio #6: Aposentadoria

Eu sei que você sabe da importância de pensar (e mais, de agir) a respeito da sua aposentadoria. No entanto, a maioria das brasileiras, não raro, chegam à velhice sem ter uma reserva para viver esse momento em paz. Como se preparar financeiramente para essa etapa da vida? Quem responde a pergunta é Thais Guerreiro, assessora de investimentos do BTG Pactual, e Ana Leoni, superintendente de educação financeira da Anbima (Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais).


Episódio #7: Investidores Anjos

Maria Rita Spina Bueno é diretora da Anjos do Brasil e fundadora do movimento Mulheres Investidoras Anjo (MIA). Ao lado de Daniel Prado, diretor executivo do BTG Pactual e cofundador da startup Turbi, ela dá o passo a passo para quem quer investir nessas empresas supermodernas que estão começando agora e ensaiam um futuro promissor. Afinal de contas, elas não só precisam dos recursos dos investimentos, mas também da experiência e das conexões dos tais "investidores-anjo". Vai entrar nessa? Conte com a nossa ajuda!


Episódio #8: Crédito

Será que existe um jeito de fazer um empréstimo sem destruir o seu tão suado planejamento financeiro? Como pedir ajuda sem entrar para sempre no endividamento? O assunto é tenso, mas os conselhos deste episódio valem ouro. Ouça Mirna Borges, educadora financeira e fundadora do canal Economirna, e Celina Ramalho, economista da Escola de Administração da FGV, e não caia em ciladas.


Episódio #9: Como escolher uma ação?

Eis aqui a pergunta de um milhão de reais! Aliás, mais de um milhão de novas investidoras e investidores entraram na B3, a bolsa de valores brasileira, só em 2020. Louise Barsi, sócia do AFG, e Flávia Montoro, planejadora financeira, te ajudam a entender qual a melhor maneira de começar nessa seara do universo econômico.


Episódio #10: Como proteger seus investimentos?

Então, ok! Agora você já sabe investir. Mas, como proteger os seus investimentos? Fique esperta, porque quem não toma cuidado pode, sim, perder dinheiro. E são vários os fatores envolvidos para você conseguir se manter com dinheiro no bolso e rendendo! Não tema: Talita Esteves, sócia-fundadora da Lotus, e Lai Santiago, educadora financeira da fintech Rebel, estão aqui para te dar a mão e enfrentar essa barra!


Episódio #11: Investimentos sustentáveis

Conte com a expertise de Beatriz Freitas, head de ESG no BTG Pactual, e Sonia Favaretto, conselheira de administração e especialista em sustentabilidade, para entender tudo sobre a sigla da vez: Environment, Social e Governance. Em português: práticas ambientais, sociais e de governança dos negócios. Você pode não saber nada sobre o assunto, mas, acredite, ele já está respingando no seu bolso. Ouça este episódio - e olho aberto!


Episódio #12: Investimentos em 2021

É verdade que 2020 parece ter durado dez anos, mas finalmente está chegando ao fim. Só que os investimentos não tiram férias. Se você ainda não pensou em como vai aplicar seu suado dinheiro em 2021, comece agora mesmo. Este episódio resume a montanha-russa que foi o mercado nesse ano e oferece alguns insights para o próximo. Com a palavra, Thais Nogueira, assessora de investimentos da ONE Investimentos, e Andrea Jurse, diretora de relações com investidores da Eleven Financial.





Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.