Conheça o cartão de crédito que devolve parte do IOF

Viajar ao exterior, usar o cartão de crédito e voltar sem medo do IOF na fatura? Isso é possível. Conheça os benefícios do cartão Black do BTG Pactual.


Cartão de crédito Black do BTG



CONTEÚDO APRESENTADO POR BTG PACTUAL

Planejar uma viagem internacional é parte da diversão: decidir o destino, as datas e os passeios fazem a jornada ficar mais emocionante. Porém, quando o assunto é sair do país, o cartão de crédito não demora a aparecer na conversa – na maior parte das vezes, na forma de um dilema. Não é possível viajar sem ele, mas nunca parece vantajoso usá-lo lá fora. É com o cartão que se faz, obrigatoriamente, o check-in no hotel e o aluguel de veículos, por exemplo. Só que a flutuação do câmbio no vencimento da fatura e os gastos extras com a taxa do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, acabam dificultando seu uso ao cruzar a fronteira.

abam dificultando seu uso ao cruzar a fronteira. O IOF é uma taxação que ajuda a regular a economia nacional e tem a função de mostrar a movimentação de operações financeiras no país. Ele recai, entre outras coisas, sobre a compra de moeda estrangeira, pela qual paga-se 1,1% de imposto, e também sobre o uso do cartão de crédito fora do Brasil, ou mesmo para compras realizadas em sites internacionais, com nada suaves 6,38%.

Foi pensando em apresentar uma solução para essa escolha complicada – a previsibilidade do gasto em cash ou a praticidade e segurança do cartão – que o BTG Pactual criou um pacote de benefícios para o cartão Black, incluindo a funcionalidade IOF Especial. O banco devolve parte da cobrança do IOF, de modo a praticamente equipará-lo com o valor do imposto cobrado sobre a compra de dólar ou euro em espécie. Dessa maneira, os titulares do cartão Mastercard Black do BTG Pactual recebem de volta 5,28% na forma de cashback na fatura. Na prática, equivale a comprar com cartão como se estivesse usando dinheiro vivo.

Viajante profissional, o especialista em marketing e produtor de conteúdo Lucas Amadeu, correntista do banco, fez as contas depois de voltar de uma viagem longa a Dubai, nos Emirados Árabes, e descobriu que havia economizado quase 4 mil reais em IOF. Passagem e hospedagem, além de todos os gastos da viagem, foram pagos no crédito. “Dificilmente carrego dinheiro comigo. Por viajar bastante – são cerca de dez destinos internacionais por ano –, dou muito valor às milhas”, conta Amadeu. “Com a facilidade do IOF Especial, passei a usar somente o cartão de crédito, inclusive no exterior”, completa ele, que prefere, por segurança, usar a versão virtual do método de pagamento, seja via celular, seja via smartwatch.

Falando em segurança, o cartão também oferece seguro viagem global, de veículos e de bagagem, além de proteção para as compras internacionais. E vai além: você pode adicionar serviços, como contratar quatro acessos gratuitos às salas VIP Lounge Key no aeroporto de Guarulhos, e escolher entre transformar parte dos seus gastos no crédito em cashback ou em pontos nos programas Livelo ou Esfera.

Construindo essas soluções, o Maior Banco de Investimentos da América Latina encontrou formas inovadoras de ajudar o cliente a se organizar. Com o cartão Black, é possível usar a funcionalidade Finanças+ do app BTG Banking e visualizar todas as despesas em gráficos e comparativos, com direito a sugestões para melhorar a organização financeira. Assim fica mais fácil planejar o dia a dia. E também a próxima viagem internacional.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes