“As sutilezas de um diálogo”: mostra ressalta códigos da Balenciaga

Exibição foca também no diálogo entre os trabalhos do atual diretor criativo da grife, Demna, e Cristóbal Balenciaga, fundador da casa.


Balenciaga
Foto: Annik Wetter



Neste fim de semana (21 e 22.09), a Balenciaga apresenta em Paris As sutilezas de um diálogo. A mostra joga luz sobre os códigos característicos da grife e também sobre conexão entre Demna, diretor criativo da casa desde 2015, e Cristóbal Balenciaga (1895-1972), fundador da label, conhecido como o “arquiteto da moda”.

A conversa entre os estilistas recebe uma seção especial dentro da exibição, distribuída em seis espaços. Os outros cinco ambientes – a Gola, a Manga, a Cintura Hourglass, as Costas Cocoon e a Cor Preta – focam nestes elementos para que, a partir deles, seja possível entender a complexidade artesanal, a construção e o significado de cada peça Balenciaga e, desta forma, o impacto da casa na moda.

BALENCIAGA apresenta as Sutilezas de um diálogo

Casaco com silhueta Cocoon, criada por Cristóbol. Foto: Richard Avedon

Entre os destaques do acervo da grife em exposição estão uma seleção de peças pretas monocromáticas em renda espanhola, o primeiro uso de gazar (um tecido fluido) na história e a confecção sustentável do neoprene.

A atual sede da Kering, conglomerado do qual a grife faz parte, no número 40 da Rue de Sèvres, na capital francesa, recebe a mostra.

LEIA TAMBÉM: ASSISTIMOS À SÉRIE SOBRE BALENCIAGA E CONTAMOS TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER (SEM SPOILERS)

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes