Semana Criativa de Tiradentes chega à 8ª edição com cultura paraense entre os destaques

Marcado para ocorrer entre 17 e 20 de outubro, evento terá exposições, oficinas e shows. Artistas e músicos da cultura paraense ocuparão casa na cidade.


Cultura paraense é um dos destaques da Semana Criativa de Tiradentes de 2024
Cultura paraense está entre os destaques da Semana Criativa de Tiradentes de 2024. Foto: Cacá Bratke / Divulgação



Com expectativa de atrair mais de 12 mil visitantes, a 8ª edição da Semana Criativa de Tiradentes ocorrerá entre 17 a 20 de outubro de 2024 na cidade mineira. O evento voltado ao design e artesanato ocupa casas na cidade com exposições e oficinas e terá, entre os destaques, a Casa Pará, um espaço focado na cultura paraense.

LEIA TAMBÉM: 9 EXPOENTES DO ARTESANATO BRASILEIRO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

“Vamos ter várias instalações de artistas, como Éder Oliveira, além de Luiz Braga, que também vai dar palestra”, disse Trisha Guimarães, em coletiva online para a imprensa realizada na manhã desta sexta, 27. Ela falou ainda da presença dos projetos Raio que o parta, voltado para a arquitetura, e o Letras que Flutuam, que promove o trabalho dos artistas conhecidos como “abridores de letras”, responsáveis pela pintura na lateral de barcos.

Trisha citou também o show do cantor paraense Felipe Cordeiro. “Vamos, pela primeira vez, sediar uma COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, marcada para 2025 em Belém, no Pará). Estamos respirando isso, é o melhor momento para levar muito da nossa cultura”, disse.

LEIA TAMBÉM: E SE… A CRISE CLIMÁTICA AFETAR O ARTESANATO BRASILEIRO?

Cultura paraense é um dos destaques da 8ª edição da Semana Criativa de Tiradentes.

Semana Criativa de Tiradentes têm eventos distribuídos por diversas casas na cidade mineira. Foto: Cacá Bratke / Divulgação

Este ano, a Semana Criativa homenageará Seu Gervásio, artesão mineiro que cria bancos pintados como onça, entre outros animais. O anúncio foi feito na coletiva por Simone Quintas, idealizadora e curadora do evento: “A Semana virou esse lugar reconhecido, onde se fala sobre identidade, sobre o que a gente é”, disse.

Estão previstas participações da ONG Tingui, que trabalha com mulheres bordadeiras do Vale do Jequitinhonha, e a exibição de trabalhos de designers cearenses, como Igor Sabá, do Estúdio Sabá, e Heytor Borges, da Olar Olaria. O evento terá ainda o lançamento de um livro e a abertura de uma mostra produzida a partir de imersão do designer alagoano Rodrigo Ambrosio no Pantanal, junto a artesãos e comunidades locais. “Vamos ter uma exposição que não vai se limitar a peças cocriadas”, pontuou Rodrigo. 

LEIA TAMBÉM: RIO DE JANEIRO GANHA FEIRA DE DESIGN AUTORAL E REÚNE 37 PROFISSIONAIS

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes