Salada de pepino: aprenda 3 receitas fresquinhas com o ingrediente da moda
Alçado a superstar da gastronomia depois de viralizar no TikTok, o pepino brilha em receitas tradicionais e saladas diferentonas.
Se você estava no planeta Terra – ou melhor, no planeta TikTok –, nos últimos meses, deve ter ao menos ouvido falar de Logan Moffitt. O jovem canadense de olhos verdes e cabelo loiro platinado é um tiktoker com 6,7 milhões de seguidores, cujo perfil é 100% dedicado à sua paixão por pepinos.
Conhecido como “the cucumber guy”, o cara do pepino, ele posta vídeos ensinando receitas, sobretudo de salada de pepino, e chama a atenção pela técnica: Logan mistura os ingredientes chacoalhando um pote plástico tampado, e depois come a salada ali mesmo, com palitinhos. Uma das receitas, que leva salmão e cream cheese, acumula 20 milhões de visualizações.
Influenciadores do mundo todo correram para copiar Logan, gerando episódios curiosos. Em agosto, a BBC publicou uma reportagem informando que os supermercados da Islândia esgotaram seus estoques de pepinos.
Alguns tiktokers desastrados ficaram famosos não pelas saladas que prepararam, mas porque cortaram seriamente as mãos ao fatiar o pepino no mandolim – e registraram os incidentes em vídeos.
Muito antes de viralizar nas redes sociais, o pepino (que botanicamente é considerado um fruto, não um legume) já era popular em várias culturas. Aparece com frequência em receitas mediterrâneas, como a síria e a grega, e nas asiáticas.
Na cozinha japonesa, então, é imprescindível – o sunomono, conserva de pepino, costuma ir à mesa dos restaurantes junto com o shoyu e o gari, a conserva de gengibre, antes mesmo que se faça o pedido.
O pepino japonês, inclusive, mais fininho do que o nacional, é cada vez mais comum nas seções de hortifrúti. A chef Heloísa Bacellar, autora do portal nacozinhadahelo.com.br, explica a diferença entre eles: “O japonês tem a casca mais fina, com menos líquido e menos sementes no centro. Com isso, a textura entre polpa e casca é mais equilibrada. Mas adoro os dois.”
Aprenda, a seguir, três receitas bem diferentes, nas quais o pepino é a estrela. Helô ensina o preparo de uma versão substanciosa, que leva presunto cru, enquanto Suzana Goldfarb, chef do Shuk Falafel & Kebabs, revela sua versão de tzatziki, pasta fresquinha que, no restaurante, vira acompanhamento do churrasco de cordeiro. Já a chef Helena Jang, influenciadora especializada em culinária coreana, vai na onda de Logan Moffitt e usa um pote para misturar os ingredientes da salada Satay, uma receita para lá de exótica que leva pasta de amendoim.
Receita de salada de pepino refrescante com tomate e presunto cru
Foto: Ana Bacellar
“Sugiro preparar essa salada de pepino com antecedência, de uma até oito horas antes, para que os sucos do pepino e dos tomates se juntem ao molhinho. Só deixo para juntar o manjericão perto da hora de servir, para que não escureça.”
Heloísa Bacellar, autora do portal nacozinhadahelo.com.br
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos
Ingredientes
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico ou de vinho tinto
½ xícara de azeite extravirgem
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
2 pepinos japoneses grandes, com casca, em rodelas não muito finas
3 tomates grandes, com as sementes, em cubos médios
½ xícara de azeitonas pretas em lascas
125 g de presunto cru em tirinhas finas
250 g de muçarela de búfala em pedaços médios
20 folhas de manjericão
Modo de fazer
1. Em uma tigela grande, misture o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta.
2. Acrescente os pepinos, os tomates, as azeitonas, o presunto cru e a muçarela. Misture e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora.
3. Na hora de servir, adicione o manjericão, misture de novo e acerte o sal.
Receita de salada satay de pepino
Foto: @chefhelena
“Inspirada pelos vídeos do Logan, tenho criado muitas receitas de salada de pepino para preparar no pote, mas com minha pegada coreana. Pode acreditar, essa mistura de pasta de amendoim com shoyu, alho e limão combina muito como pepino. Pela textura da pasta de amendoim, só chacoalhar pode não ser suficiente. Aí é só terminar de misturar com uma colher.”
Helena Jang, criadora do perfil @chefhelena, no Instagram
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
2 pepinos japoneses, com casca, em rodelas finas
Alho picado a gosto
1 colher (sopa) de pasta de amendoim sem açúcar
Suco de limão a gosto
Shoyu a gosto
1 pitada de glutamato monossódico
Finalização
Coentro ou cebolinha picada
Gergelim torrado para finalizar
Modo de fazer
1. Coloque todos os ingredientes, exceto os de finalização, em um pote com tampa. Feche bem e chacoalhe para que eles se misturem.
2. Se a pasta de amendoim não estiver totalmente incorporada à salada de pepino, termine de misturar com uma colher.
3. Acrescente o coentro (ou cebolinha) e o gergelim e sirva.
Receita de tzatziki (pasta de iogurte e pepino)
Foto: Amanda Francelino
“É uma receita tradicional grega, presente em praticamente todas as refeições nas mesas do país, também popular na Turquia e em outras regiões do Oriente Médio, onde costuma ser servida com pão. Embora cada região tenha suas adaptações, a base é a mesma: iogurte grosso (no Shuk, usamos labneh), pepino e alho. Além de acompanhar carnes, pode ser servida com peixes, pães, frango e sanduíches.”
Suzana Goldfarb, chef do restaurante Shuk Falafel & Kebab, em São Paulo
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
2 a 3 pepinos japoneses médios
1 colher (chá) de sal
½ xícara de dill (endro) picado, mais um ramo para decorar
¼ de xícara de cebola branca em cubinhos
1 dente de alho médio, triturado em pasta
250 g de labneh, iogurte grego ou coalhada seca
Azeite a gosto
Modo de fazer
1. Rale os pepinos com casca e adicione todo o sal. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos. Após o tempo de descanso, escorra a água e pressione o pepino ralado para remover o máximo de líquido possível.
2. Em uma travessa, coloque o dill, a cebola, o alho, o pepino ralado drenado e o labneh. Misture bem. Finalize com azeite e decore com um ramo de dill.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes