Thundercat volta ao Brasil para miniturnê
Fã e amigo de Milton Nascimento, cantor e baixista coleciona trabalhos com Erykah Badu e Kendrick Lamar.
No fim do ano passado, fantasiado de gato, Thundercat foi o convidado do elenco de Yo Gabba GabbaLand!, no Tiny Desk Concert, o famoso programa da rádio estadunidense NPR, onde já cantaram de Billie Eilish a Thom Yorke. O talentoso baixista de Los Angeles, que já havia se apresentado por ali em versão solo, cantou e tocou com os personagens da atração infantil da Apple TV+.
LEIA MAIS: Veronica electronica, álbum de remixes de Madonna, não é essencial, mas diverte
Nada fora do universo de Stephen Lee Bruner, 40 anos, que tomou o nome Thundercat emprestado do desenho animado dos anos 80 e adora um visual colorido. O músico começou sua carreira tocando numa banda de trash metal (Suicidal Tendencies), flertou com o jazz e se tornou um dos nomes mais interessantes do R&B atual. E ainda é fã e amigo de Milton Nascimento. “Sempre tive muitos momentos importantes ouvindo Milton”, contou à ELLE, antes de sua quarta passagem pelo Brasil, onde se apresenta quarta-feira (20.08), em São Paulo, quinta-feira (21.08), no Rio de Janeiro, e sábado (23.08) em Porto Alegre, dentro do projeto Queremos!.
Esse ecletismo do baixista se reflete em sua lista de colaborações, como músico ou cantor, que incluem Flying Lotus, Kamasi Washington, Tame Impala, Gorillaz, Erykah Badu – que o incentivou a tomar a dianteira do palco – e Kendrick Lamar – com quem ele ganhou um Grammy de melhor performance de rap cantado por “These walls”, faixa de To pimp a butterfly (2015), do MC.
“Muitas vezes a colaboração acontece porque sou fã do artista”, diz. “Minha mãe sempre me disse para seguir meu coração.” Ela é flautista e percussionista. Seu pai, Ronald Burner Sr, é um baterista que tocou com Diana Ross e The Temptations. Seus dois irmãos também são instrumentistas (o mais novo é tecladista da banda The Internet).

Não à toa, ele sempre começa suas composições dedilhando o baixo. “É o instrumento que mais toquei na vida.” São cinco anos desde que ele lançou seu quarto e mais recente álbum, It is what it is (2020), vencedor do Grammy de melhor disco de R&B progressivo. Entre colaborações com outros artistas e turnês, ele trabalha em um novo material. “O disco está tomando forma, sem pressa. Estou confiando no processo.”
Thundercat: quarta-feira (20.08), em São Paulo, quinta-feira (21.08), no Rio de Janeiro, e sábado (23.08). Mais informações aqui.
LEIA MAIS: Air fala à ELLE sobre os 25 anos de “Moon safari”
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



