Tudo sobre o Tivoli Kopke Porto Gaia, novo hotel no norte de Portugal
Localizada em Vila Nova de Gaia e com vista para o Porto, a propriedade recém-inaugurada em Portugal se debruça pela cultura vinícola.
No norte de Portugal, de um lado do rio Douro, está Porto, com suas ruas estreitas, fachadas de azulejos e um tanto de subidas e descidas. Do outro lado, quase como um espelho, está Vila Nova de Gaia. Menos alardeada, mas essencial, ali se encontram armazéns centenários, onde acontece o processo de maturação de grandes casas de vinho. E foi nas antigas caves da Kopke, marca fundada em 1638, conhecida como a primeira da região, que foi construído o Tivoli Kopke Porto Gaia, nova joia do Tivoli Hotels & Resorts.
Ao cruzar o portão do hotel, inaugurado em fevereiro deste ano, uma taça de vinho é oferecida logo no check-in. A recepção já entrega que a cultura vinícola é parte importante das experiências por lá. No entanto, caso seu horário de chegada ainda não te faça desejar a primeira taça, como foi comigo, não se preocupe. Ao longo da estadia, não faltam oportunidades para provar numerosos rótulos. O melhor exemplo disso é o menu degustação de 11 etapas, cada uma harmonizada com um brinde diferente, do 1638 Restaurant & Wine Bar.

O 1638 Restaurant & Wine Bar. Foto: Divulgação
Aberto para o jantar, o restaurante é comandado por Nacho Manzano. O chef, vale dizer, acumula no currículo três estrelas Michelin pelo Casa Marcial, em sua cidade natal, Astúrias, na Espanha. Mas, de volta à Portugal, no 1638, experimentam-se vinhos do Porto Kopke e do Douro DOC. Já entre os pratos, o “Pasto de pomar cantábrico” é um dos destaques. A descrição é poética, o que chega à mesa é delicioso: um contrafilé sobre pesto de algas, acompanhado por microvegetais e uma colherada de molho pil-pil. Para a noite mais especial da viagem, vale a reserva.
Este, porém, não é o único restaurante da propriedade. Também há outros dois. São eles: o Boa Vista Terrace, com um menu à la carte, também assinado por Manzano, e o Sky Bar, ótimo para aperitivos e coquetéis, e de quebra para apreciar o pôr-do-sol. No último, a vista do rooftop é especialmente panorâmica, mas aonde quer que você vá pelo hotel, da piscina ao café da manhã, a paisagem do Porto está sempre lá. Aliás, caso tenha se perguntado, é possível chegar à cidade vizinha atravessando a famosa ponte Luiz I, em uma caminhada de só cinco minutos.

Caves dos vinhos Kopke. Foto: Divulgação
Outra onipresença no Tivoli Kopke Porto Gaia, além da vista, é a de obras de arte. Nos corredores de cada um dos seis andares, a quantidade de quadros e esculturas faz com que a gente se sinta em um museu. É difícil não parar para admirar. Durante um tour, descobri que todas as peças fazem parte da coleção pessoal de um dos proprietários da unidade, obcecado por arte. Uma integrante da equipe brincou que, apesar de serem cerca de 300 obras, este número está sempre crescendo, já que a cada mês ela esbarra em uma nova.

Uma das suítes do hotel. Foto: Divulgação
Passeando pelos corredores, também é possível ver através das janelas as áreas de armazenamento dos vinhos Kopke. Passadas por um processo de restauração, as caves, que remontam ao início do século 20, estão abertas para a visitação, e não só. Nelas, também rolam eventos exclusivos e degustações especiais. Ao adentrá-las, o aroma intenso, repleto de especiarias, é quase inebriante. Isso porque, nas centenas de barricas, envelhecem mais de dois milhões de litros da bebida.
Quando se trata das acomodações, são 149 ao todo, divididas em 12 categorias. Em todas elas, a decoração contemporânea, com detalhes industriais, traz tons terrosos e vínicos e tecidos como a lã e o couro, que deixam tudo mais acolhedor. As fotografias nos quadros são do português Domingos Alvão (1869-1946). Em algumas suítes, como a Douro e a Vintage, os terraços próprios e superespaçosos merecem destaque. O luxo maior, porém, fica a cargo da Presidencial, com seus impressionantes dois andares e um elevador privativo.

O Tivoli Spa. Foto: Divulgação
Embora a região seja cheia de atrações, vale dedicar um tempo da estadia só para curtir o hotel. Silencioso e de alguma maneira relaxante, o Tivoli Kopke Porto Gaia parece viver em outra frequência. Essa ideia se materializa no spa, com suas cinco salas de tratamento, sauna seca e a vapor e uma piscina hidrodinâmica. Os tratamentos personalizados incluem rolhas aromatizadas, pedras de xisto e velas infusionadas com vinho. A experiência, que faz despertar todos os cinco sentidos, sintetiza bem a essência da propriedade.
A repórter Lelê Santhana viajou à Portugal a convite do Tivoli Hotels & Resorts.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



