Maria Grazia Chiuri é a nova diretora criativa da Fendi
Ex-Dior, Maria Grazia Chiuri assume a direção criativa da Fendi.
Depois de Silvia Venturini deixar a direção criativa da Fendi no dia 29 de setembro, a marca italiana anunciou, nesta terça-feira (14.10), a chegada de Maria Grazia Chiuri ao cargo. “Ela é um dos talentos mais incríveis da Itália hoje e temos certeza de que trará grandes contribuições”, escreveu Bernard Arnault, CEO do Grupo LVMH, holding que detém a grife, em comunicado divulgado à imprensa.
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Este é, na verdade, o retorno de Maria Grazia à etiqueta. Isso porque a designer, nascida em Roma, entrou para o departamento de acessórios da Fendi em 1989, onde conheceu Pierpaolo Piccioli – ambos fizeram parte do desenvolvimento da primeira it-bag que se tem conhecimento, a Baguette. Uma década depois, a dupla foi contratada para a mesma área na Valentino. Em 2008, eles se tornaram oficialmente os diretores criativos da casa fundada por Valentino Garavani.
Os italianos se separaram em 2016, quando ela assumiu a Dior. Logo em seu primeiro desfile para a marca francesa, Maria Grazia trouxe pautas feministas à passarela e, durante quase dez anos, estreitou laços com artistas e teve um bom desempenho comercial, desenvolvendo bolsas como a Book Tote e a Bobby Camera Bag. De acordo com estimativas do HSBC, as vendas passaram de 2,2 bilhões de euros em 2017 para 9 bilhões em 2023, durante sua gestão criativa. Em maio deste ano, a designer apresentou a sua última coleção por lá.
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“Retorno à Fendi com honra e alegria. Tive o privilégio de começar minha carreira sob a orientação das fundadoras da maison, as cinco irmãs. A Fendi sempre foi um ponto de partida para muitos criativos na indústria, graças à extraordinária capacidade dessas mulheres de fomentar e nutrir gerações de visão e habilidade.
Agora, na Fendi, Maria Grazia retorna em um momento de renovação dos cargos artísticos mais altos das grandes marcas de moda. Especialmente no caso da empresa romana, também no núcleo administrativo, depois de Roman Ros assumir como o novo CEO da Fendi em julho. A estilista assume a linha masculina e femininas de ready to wear e alta-costura. O seu desfile de estreia com a coleção feminina de inverno 2026 está marcado para fevereiro do ano que vem, em Milão. Depois virão a coleção masculina em junho e a de alta-costura em julho, criando um novo movimento de direção unificada na marca centenária.
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