Decoração de quarto: 5 ambientes incríveis para você se inspirar
Acerte nas escolhas com dicas valiosas de arquitetas e composições aconchegantes, que mesclam paletas suaves, toques de cor e texturas.
Muita gente almeja uma decoração de quarto dos sonhos, mas nem todo mundo sabe por onde começar ou elencar prioridades, como o estilo que definirá o ambiente, a paleta de cores que irá preencher o espaço, as medidas ideais do mobiliário e até os acessórios responsáveis por criar uma atmosfera relaxante e convidativa. Para ajudar nessa tarefa, resumimos orientações valiosas enviadas por três arquitetas e selecionamos cinco ambientes com composições muito inspiradoras, de quartos baseados em tons suaves a projetos com toques de cor.
“O primordial na decoração de um quarto é pensar na sensação que ele irá transmitir. Nesse sentido, gosto de projetar ambientes leves e acolhedores, que acalmam e abraçam, quase como refúgios”, conta a arquiteta Beatriz Quinelato.
Para criar projetos assim, a profissional entende que a escolha de cores, materiais, iluminação e mobiliário precisa estar voltada para o acolhimento. “Gosto de usar tons suaves, texturas naturais e uma iluminação quente e indireta, além de acessórios e detalhes que refletem a personalidade do morador”, explica.
Para a arquiteta Ana Weege, alguns pontos são essenciais ao pensar na decoração do quarto: “O ideal é construir um ambiente que equilibre estética e bem-estar, começando por uma paleta de cores que favoreça o descanso e dialogue com a personalidade de quem irá vivenciar aquele espaço”, define. Já para garantir fluidez visual a profissional indica que o mobiliário seja funcional, proporcional ao espaço e ofereça soluções inteligentes de armazenamento.
Leia também:
Quarto decorado: 10 combinações estilosas de cama, mesa e cabeceira
Para os toques de aconchego, identidade e serenidade, Ana sugere incluir no ambiente acessórios, itens afetivos e materiais naturais. “A madeira, o linho e o algodão acrescentam textura e profundidade, criando uma sensação tátil de conforto”, explica. Para arrematar, ela comenta sobre um dos principais pontos de atenção na decoração do quarto: a iluminação. “Ela precisa atuar em camadas, combinando luz geral suave, pontos indiretos e focos de leitura para compor diferentes atmosferas.”
Ainda sobre essa tema, a arquiteta Barbara Dundes lembra que a iluminação atua não só no aconchego e bem-estar, mas também na qualidade do sono. “No quarto, deve-se priorizar a iluminação indireta para evitar luz direta à noite, que pode interferir na produção de melatonina (hormônio que ajuda o corpo a se preparar para o sono)”, alerta. Para isso, a profissional indica circuitos separados de iluminação para criar cenários luminosos suaves e independentes, além de apostar em soluções de automação, que podem controlar a intensidade da luz ou desligá-la automaticamente.
Por fim, em relação ao espaço, Barbara também sugere que a área de dormir fique separada da área de vestir. “Mas, caso sejam integradas, é essencial que sejam bem reservadas, preferencialmente com armários fechados”, resume. Lembrando que, para garantir uma boa área de circulação no quarto, o ideal é considerar pelo menos 60 centímetros entre a cama e o armário para que a passagem fique livre e as portas e gavetas do móvel possam ser abertas facilmente.
Decoração de quarto pensado como um refúgio acolhedor

Foto: Instagram/@beatrizquinelatoarquitetura | Rafael Renzo
Neste projeto da arquiteta Beatriz Quinelato, os tons neutros ganham vida através das diferentes texturas que convivem em harmonia, como a marcenaria da cabeceira, as peças de parede, a manta sobre a cama e o delicado pendente da linha Costume, de Cris Bertolucci, confeccionado à mão com linho pré-encolhido. “É um convite ao descanso: um quarto pensado para proporcionar bem-estar e conforto, com uma paleta neutra e elementos que transmitem serenidade, em perfeita sintonia com a luz natural que invade o espaço”, descreve a arquiteta.
Leia também:
7 dicas de decoração para quartos pequenos
Ambiente com base neutra e pontos de cor bem pensados

Foto: Instagram/@paulanederarquitetura | MCA Estúdio
Com assinatura da arquiteta Paula Neder, o quarto do Loft Alvará, criado pela profissional para a Casacor São Paulo 2025, exibe tons crus e nude, com toques de cor reservados para pontos estratégicos, como a cabeceira da cama de palhinha natural com bordado feito sob medida pelo Movimento Transbordar. Já a roupa de cama com nuances neutras e acessórios lisos propõe um equilíbrio entre o tapete ultracolorido e o tecido fluido tingido na técnica shibori (arte japonesa milenar de tingimento manual de tecidos), posicionado acima da cama e assinado pela francesa Ysabel de Maisonneuve.
Quarto com obras de arte, linhas fluidas e aconchego absoluto

Foto: Instagram/@barbaradundes | Denilson Machado
A cama Cabana, assinada pelo designer Brunno Jahara, é o ponto central do ambiente criado pela arquiteta Barbara Dundes. Com base e cabeceira estofadas, o item é um convite ao aconchego, especialmente com a manta e a almofada off-white em conjunto. Além de investir no conforto, a arquiteta incrementou o espaço por meio da arte, com o banco da coleção Bêra, do arquiteto Leonardo Allouchie junto do artesão Ruciel Lisboa, e a composição de quadros da artista Shu Lin. “Texturas e acabamentos criam uma experiência sensorial agradável, enquanto obras de arte trazem personalidade, despertam emoções e valorizam o ambiente”, explica a arquiteta.
Decoração de quarto com brasilidade, clima praiano e cores

Foto: Instagram/@casapronta e @mauricioarruda
Neste ambiente batizado de Quarto Mar, assinado pelo arquiteto Mauricio Arruda, o verde da parede remete ao tom do oceano ao entardecer, e a essência da composição é inspirada em uma cabana de praia brasileira. Profunda e dessaturada, a cor destaca o mobiliário de madeira natural composto pela cama Delta, a mesa de cabeceira Alice (à esquerda na imagem) e o banco Alpha, todos da Casapronta. E ainda serve de fundo para os quadros e a dupla de luminárias azuis instaladas na parede de cabeceira. “Já que a ideia era um quarto de praia, usei tudo que remetesse a esse tema: fibra natural, tecidos listrados, madeira e acessórios com formas e estampas de peixes”, cita Mauricio.
Curvas, mistura de materiais e parede em destaque

Foto: Instagram/@anaweege | Rafael Renzo
A parede de cabeceira ondulada e revestida de laminado é o ponto focal deste quarto assinado pela arquiteta Ana Weege. Parte de uma residência inspirada no conceito das linhas sucintas do modernismo brasileiro, o ambiente mescla a madeira em lâminas com uma peça robusta de mármore Paraná Monte Cristo instalada atrás da cama modelo Jiva, com design de Crystian Freiberger (Bell’Art). Um detalhe delicado é que a mesa lateral Ondas, da AWÉS Way of Living, marca de mobiliário criada por Ana Weege, traz no gavetão de carvalho europeu esculpido o mesmo padrão sinuoso da parede amadeirada.
Leia também:
6 estilos de decoração para quarto de casal que ama moda
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



