Quarto decorado: 10 combinações estilosas de cama, mesa e cabeceira
Selecionamos composições com painéis, encostos estofados, móveis de apoio e luminárias para você se inspirar e conquistar um ambiente convidativo e acolhedor.

Entre as infinitas possibilidades para criar um quarto decorado aconchegante e funcional, nada como acertar no conjunto de cama, cabeceira, mesa lateral e luminária – afinal, essa é a parede de destaque do ambiente. Mas essa tarefa não depende só da escolha de materiais, cores e texturas para um resultado harmonioso: ela também inclui as opções mais acertadas de acordo com o espaço disponível e a funcionalidade dos acessórios e do mobiliário, o que varia de pessoa para pessoa.
Ou seja, enquanto uns optam por superfícies de apoio mais compactas, outros priorizam móveis laterais com gavetas, penteadeiras e até armários. Da mesma forma, tem gente que prefere a dupla painel e cama tradicional, enquanto outros vão de encosto estofado e cama box. Seja qual for a preferência, tanto em relação à funcionalidade quanto ao estilo, é possível criar diversas combinações para arrasar no décor do quarto. Inspire-se na seleção abaixo:
Quarto decorado com painel de madeira e luminária pendente
Foto: Instagram/@spestudio | Felco
Neste ambiente, a cama com encosto é emoldurada por um recorte de MDF em um tom claro, levemente acinzentado, fixado à frente de um painel do mesmo material, mas com acabamento amadeirado. A composição fica completa com a mesa de cabeceira de carvalho americano e a luminária pendente com difusor de vidro fosco. Projeto do SP Estudio.
Leia também:
6 estilos de decoração de quarto de casal que ama moda
Elegância com mobiliário sob medida e mix de materiais
Foto: Instagram/@estudio_pluri | Miti Sameshima
Desenhada pelo Estudio Pluri, a mesa de cabeceira Anna foi criada especialmente para compor esta suíte master. Com formas arredondadas e tampo de mármore, a peça quebra a linearidade da cabeceira estofada com moldura de madeira, que se entende até o piso. O jogo de texturas e materiais ganha um ar sofisticado com a luminária dourada do tipo cogumelo.
Clima boho chic com tons terrosos e elementos artesanais
Foto: Instagram/@todosarquitetura | Maura Mello
Projetado pela Todos Arquitetura, este quarto ganhou roupa de cama com itens feitos à mão e uma cabeceira de madeira num tom mostarda, onde foi fixada a arandela com luz direcionável. Multifuncional, a mesa ao lado da cama também faz as vezes de penteadeira, junto do banco Girafa em tauari maciça e do espelho com moldura oval.
Linhas limpas e mesa flutuante em um conceito minimalista
Foto: Instagram/@ticianelima | Renato Navarro
Localizado no andar superior de um loft de 97 m2, este quarto exibe uma cabeceira de madeira ripada que segue até o guarda-corpo de vidro do ambiente com o living de pé direito duplo. Concisa, a pequena mesa suspensa serve de apoio para a luminária esguia e compõe com o banquinho no piso. Projeto da arquiteta Ticiane Lima.
Leia também:
7 dicas de decoração para quartos pequenos
Peça com desenho curvo traz aconchego para o quarto decorado
Foto: Instagram/@consuelojorge | Raul Fonseca
Com laterais arredondadas, a cabeceira projetada pelo Estúdio CJA, da arquiteta Consuelo Jorge, parece abraçar o conjunto de cama com base estofada e mesinha de formato circular. Bem planejada, a peça com estrutura de madeira e placas revestidas de tecido apresenta recortes previstos para o encaixe da tomada e da discreta luminária.
Marcenaria sob medida cumpre funções e aproveita o espaço
Foto: Instagram/@dtestudio | Maura Mello
Neste quarto, dois módulos desenhados pelo escritório DT Estudio se destacam: o armário superior, clarinho e mimetizado no ambiente, serve para armazenamento, enquanto o módulo inferior, com acabamento amadeirado, cumpre as funções de apoio e cabeceira. Ao lado da cama, um banquinho acomoda itens que precisam estar à mão.
Atmosfera acolhedora e item de presença marcante
Foto: Instagram/@nildojose_arquitetura | Carolina Lacaz
Decorado com tons suaves e elementos aconchegantes como a cabeceira estofada e o painel de madeira, este quarto assinado pelo arquiteto Nildo José revela personalidade através da mesinha de mármore. Robusta, a peça evoca um elemento sólido e ao mesmo tempo delicado, com seus veios seguindo as nuances acinzentadas dos tecidos presentes no espaço.
Quarto decorado em uma paleta de azuis e madeira natural
Foto: Instagram/@beatrizquinelatoarquitetura | Rafael Renzo
Pensado para ser um refúgio de descanso, este ambiente desenvolvido pela arquiteta Beatriz Quinelato traz uma atmosfera de tranquilidade e acolhimento. O enxoval segue o azul suave da cabeceira que, por sua vez, serve de fundo para a cama com encosto de palha indiana, material que harmoniza com a madeira natural da mesinha com gaveta.
Proposta atual com restauro de itens de valor afetivo
Foto: Instagram/@mr.maiaromeiro | Lília Mendel
Um painel branco de madeira com acabamento shiplap (ripas verticais) configura a cabeceira deste quarto assinado pelo escritório Maia Romeiro. A estrutura cria um lindo contraste com a parede verde e acomoda pequenas arandelas com cúpula de tecido. Respeitando o valor afetivo do mobiliário, os profissionais restauraram as mesinhas de cabeceira antigas dos moradores.
Quarto decorado com cabeceira estofada e papel de parede delicado
Foto: Instagram/@andreabalastreire.arquitetura | Renato Navarro
Com largura pouco maior que a cama, a cabeceira estofada deste quarto é arrematada por placas laterais num tom muito semelhante ao do tecido que a reveste, sugerindo um elemento visual de tom sobre tom. Com mesinha fixada na estrutura e luminária com cúpula difusa, o ambiente convida ao relaxamento. Projeto da arquiteta Andrea Balastreire.
Leia também:
Quartos temáticos estimulam diferentes emoções e hobbies
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes