Relembre o legado de Brigitte Bardot
Atriz, que morreu aos 91 anos na França, foi revelada ao mundo na capa da ELLE francesa.
Em maio de 1949, uma jovem de rabo de cavalo, vestida de verde, posou para a capa da ELLE francesa com a boca entreaberta, que deixava ver seus dentes ligeiramente separados. Era a estreia na capa de uma revista de Brigitte Bardot, a musa máxima do cinema francês, que morreu neste domingo (28.12) aos 91 anos de idade.
No último dia 17 de outubro, a artista, nascida em Paris, havia sido submetida a uma cirurgia em Toulon, na França, após um mal súbito em sua residência em Saint-Tropez. Na ocasião, a equipe médica considerou seu quadro grave.
BB faria diversas outras capas da ELLE França, como esta, em 1953.
Foto: Reprodução ELLE França

A capa na ELLE, aos 14 anos, marcou o início de uma das carreiras mais notáveis da indústria cinematográfica. Em filmes como E Deus criou a mulher (1956), de Roger Vadim, e O desprezo (1963), de Jean-Luc Godard, BB, como a estrela ficou conhecida, entrou para o imaginário de homens e mulheres do planeta inteiro, personificando o conceito de sex-symbol.
Além de atriz, ela foi também modelo, cantora e, claro, ícone de estilo – a calça capri, por exemplo, deve boa parte de sua popularidade à adoção por BB nos anos 1960.

Brigitte Bardot na Itália, em 1961. Foto: Getty Images
Foi nessa década também que Brigitte jogou os holofotes sobre uma pequena praia no Brasil: ela se apaixonou por Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, e cidadezinha litorânea se apaixonou por ela. A estrela batiza a Orla Bardot e foi imortalizada em uma estátua de bronze à beira-mar.
Em 1973, aos 38 anos, BB se cansou do cinema e dos paparazzi e se afastou do showbusiness. Envolveu-se em polêmicas por posições controversas, especialmente contra imigrantes na França. Mas o principal foco de seu ativismo, até a morte, foi a causa animal. “Eu dei minha juventude e minha beleza para os homens, dou minha sabedoria e experiência para os animais”, declarou, em 1987, a criadora da Fundação Brigitte Bardot.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



