É do Brasil! O Agente Secreto e Wagner Moura vencem Globo de Ouro
Longa de Kleber Mendonça Filho foi premiado como melhor filme internacional e Wagner, como melhor ator em filme dramático.
Em uma noite histórica para o cinema nacional, O agente secreto venceu a categoria de melhor filme internacional na 83ª edição do Globo de Ouro, neste domingo (12.01), em Los Angeles. Na sequência, foi a vez de Wagner Moura levar o prêmio de melhor ator em filme dramático.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo baiano, o longa concorreu com Foi apenas um acidente (França), No other choice (Coreia do Sul), Valor sentimental (Noruega), A voz de Hind Rajab (Tunísia) e Sirat (Espanha). O prêmio veio 27 anos depois da vitória de Central do Brasil na mesma categoria da premiação.

Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho e Alice Carvalho, no palco do Globo de Ouro Foto: Rich Polk/2026GG/Penske Media via Getty Images)
No palco, ao lado do elenco e da equipe do filme, Kleber lembrou em seu discurso do momento importante no Brasil e nos Estados Unidos para que jovens cineastas façam filmes.
Já Wagner se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o troféu nesta categoria. Entre os indicados estavam Joel Edgerton (Sonhos de trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de lutador) e Jeremy Allen White (Springsteen: salve-me do desconhecido).
O baiano já havia conquistado o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por sua atuação, em maio passado. “O agente secreto é um filme sobre memória, ou sobre a ausência dela”, disse ele, que não deixou de homenagear os outros concorrentes, falou um pouco de português e ainda sambou brevemente no palco. A vitória veio um ano depois do prêmio de melhor atriz em filme dramático para Fernanda Torres no mesmo Globo de Ouro.
LEIA MAIS: Protagonizado por Timothée Chalamet, Marty Supreme chega aos cinemas
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



