Deu Brasil: O agente secreto conquista quatro indicações ao Oscar
O brasileiro Adolpho Veloso foi ainda nomeado à melhor fotografia por "Sonhos de trem".
Deu Brasil. Foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (22.01) as indicações ao Oscar 2026. O agente secreto fez história ao concorrer em quatro categorias: melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator (Wagner Moura) e melhor direção elenco – modalidade estreante na premiação.
Na categoria de melhor filme, o longa de Kleber Mendonça Filho concorre com outras nove produções. Em melhor filme internacional, O agente secreto disputa com Foi apenas um acidente (França), Valor sentimental (Noruega), Sirât (Espanha) e A voz de Hind Rajab (Tunísia).
LEIA MAIS: É do Brasil! O Agente Secreto e Wagner Moura vencem Globo de Ouro
Já em melhor direção de elenco, concorre com Hamnet, Marty Supreme, Uma batalha após a outra e Pecadores.
Wagner, que conquistou o Globo de Ouro de melhor ator, depois de preamiado no Festival de Cannes, concorre com Timothée Chalamet (Marty Supreme), Michael B. Jordan (Sinners), Ethan Hawke (Blue Moon) e Leonardo DiCaprio (Uma batalha após a outra). É a primeira vez que um ator brasileiro disputa a categoria. Com quatro indicações, O agente secreto se iguala às nomeações de Cidade de Deus (2002).
O brasileiro Adolpho Veloso foi indicado à melhor fotografia por Sonhos de trem, depois de vencer o Critics Choice na categoria.
Pecadores conquistou 16 indicações ao Oscar, um recorde. A cerimônia do Oscar acontecerá em 15 de março. Dedos cruzados.
LEIA MAIS: Os 17 filmes mais aguardados de 2026 no cinema
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



