Iris Apfel lança coleção de tapetes
Estampas tropicais e bom humor marcam modelos criados pela fashionista e influenciadora de 101 anos.
Um século oferece tempo de sobra para mudar a história do planeta, mas para Iris Apfel 100 anos parece muito pouco. Aos 101 anos, completados em agosto, a empresária, designer de interiores e também influenciadora digital (ela se tornou um hit, com 2,4 milhões de seguidores no Instagram) não para: acaba de lançar uma linha de tapetes com a marca estadunidense Ruggable, que recentemente expandiu o negócio para a Grã-Bretanha. A coleção reflete o espírito irreverente e supercolorido de Iris e revela sua paixão por motivos exóticos e que envolvem a natureza. Tucanos, araras, flamingos, zebras e leopardos se alternam com modelos florais e ikats, além de desenhos que fazem referência a estampas que ela mesmo recriou quando trabalhava com desenvolvimento de padrões clássicos para decoração, como o elegante paisley e motivos persas, para tapetes europeus antigos.
Modelo Jingle Jungle: flora e fauna tropicais. Foto: Divulgação
O toque de humor, característica marcante na personalidade de Iris, não poderia faltar. O lançamento inclui capachos para porta de entrada que reproduzem seus icônicos óculos de gigantes aros redondos, em preto ou turquesa, com macacos pendurados. “Não pedimos nada a ela. Deixamos simplesmente que Iris fosse Iris”, enfatiza a fundadora da Ruggable, Jeneva Bell.
O capacho Monkey See Monkey, com os icônicos óculos de sua criadora. Foto: Divulgação
Em entrevista para o site FastCompany, Iris conta que expressa suas emoções em cada nova coleção que prepara. E confessa que o melhor é poder misturar essas sensações aos estilos que ama. “Para esta colaboração, me inspirei em belos tecidos e influências mundanas, bem como em minhas experiências pessoais”, diz Apfel, que mixou desenhos dos séculos 17 e 18. “São designs antigos, mas que ganharam um olhar contemporâneo.” Um exemplo: o tapete On Safari Sapphire, que reproduz uma pele de zebra sobre uma base persa, com azuis e vermelhos profundos.
Tapete Suzani Mosaic Lagoon. Foto: Divulgação
Iris, definitivamente, é um furacão de otimismo e criatividade. A adolescente mais velha do mundo, como ela mesmo se define, começou a carreira no décor ao lado do marido Carl Apfel, que morreu em 2015, aos 100 anos, com quem foi casada por mais de seis décadas. A dupla cuidou da decoração da Casa Branca da gestão Truman, nos anos 1940, à era Clinton, já na década de 1990. Mas foram os looks extravagantes, de combinações poderosas de bijoux e joias, sempre em arranjos maximalistas, que tornaram Iris admirada pelo grande público. O impulso para a fama veio em 2005, com a exposição Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Collection, no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Construída a partir do seu enorme acervo de roupas e acessórios (que inclui marcas como Balenciaga, Lanvin, Dior, Nina Ricci, De La Renta e outras completamente desconhecidas, garimpadas em bazares e brechós em suas viagens), a mostra reuniu nada menos que 450 mil visitantes em apenas três meses.
Iris Apfel: a adolescente mais velha do mundo tem um estilo único. Foto: Divulgação
O sucesso foi tão estrondoso que acabou dando vazão a dezenas de projetos. Iris apareceu em capas de revistas, virou tema de livro, palestrante em faculdades de moda, ganhou um documentário sobre sua vida, explodiu nas mídias sociais e começou a ser procurada para licenciar ou criar produtos de moda, beleza e decoração (com direito a uma boneca Barbie sua incluída). Tudo com o mesmo entusiasmo e alegria da garota que foi a primeira a usar jeans nos Estados Unidos. “Como no jazz, gosto de improvisar”, frisa. “O importante é se divertir, gostar do que faz”. Nisso, sem dúvida, mrs. Apfel arrasa. E não dá o menor sinal de que pretende sair de cena tão cedo. Que energia boa!
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes