“Enxame”, do Prime Video, retrata obsessão de fã por diva pop inspirada em Beyoncé

Baseada em fatos reais, série é protagonizada por Dominique Fishback, tem participação de Billie Eilish e roteiro de Donald Glover, de "Atlanta".


Dominique Fishback em Enxame, série do Prime Video.



A devoção de uma fã é o tema de Enxame, recém-chegada ao Prime Video. Na nova série de terror, com pitadas de comédia e excentricidade, Dominique Fishback (Judas e o messias negro) interpreta Dre. Ela é uma fã obcecada pela maior artista pop do mundo, e que faz de tudo para estar cada vez mais próxima de seu ídolo – mesmo que isso envolva roubos, destruição e uma série de assassinatos.

Ambientada entre 2016 e 2018, a trama mostra a adoração da jovem pela cantora Ni’Jah (Nirine S. Brown), ao mesmo tempo em que discute como a cultura de fãs muitas vezes pode ser tóxica, principalmente quando associada às redes sociais e a ideologias extremistas.

No primeiro episódio, Dre passa o dia lutando para conseguir ingressos de um show, alimentando fóruns, sites e defendendo sua artista favorita dos haters. Tudo isso enquanto divide a casa e – quando consegue dinheiro – as despesas, com a melhor amiga Marissa (Chloe Bailey), que também faz parte do fandom, mas possui outros interesses. Não demora muito para que a vida da protagonista saia do controle e afete todos à sua volta.

Atlanta

A série é criação do cantor, ator, escritor e diretor Donald Glover (que na música assina como Childish Gambino) e da roteirista Janine Nabers (Watchmen). Os dois trabalharam juntos em Atlanta (2016-2022) e são produtores-executivos de Enxame.

Entre cenas chocantes e situações bizarras, a sátira explora formatos populares como o true crime, se aprofunda no passado da personagem principal e nas motivações que a levaram a cometer todos os crimes, com destaque para a atuação de Dominique.

YLLW S1 UT 101 220315 PAGWAR 00261RC3 3000

Chloe Bailey e Dominique Fishback em cena da série Divulgação


Inspiração em Beyoncé

Todos os episódios de Enxame começam com o aviso “Esta não é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com pessoas, vivas ou mortas, e acontecimentos é intencional”. Os criadores revelaram que boa parte da história foi baseada em situações reais e absurdas envolvendo fãs.

A estrela pop Ni’Jah, tratada como deusa pelos seus seguidores, vencedora de vários prêmios Grammy e esposa de outro famoso cantor, é claramente uma versão fictícia de Beyoncé. Os materiais gráficos que aparecem nas cenas, incluindo capas de discos, revistas e cartazes, também reforçam a ligação. O próprio nome da série (Swarm, no original) é outra referência ao fã-clube oficial da cantora, chamado de BeyHive (hives, em inglês, significa colmeia).

Há ainda um grupo de garotas que prega o empoderamento feminino, mas parece um culto, liderado por Eva, interpretado por Billie Eilish, que faz sua estreia como atriz. O grupo é inspirado na seita NXIVM, comandada pelo guru Keith Raniere, condenado e preso por extorsão, tráfico e exploração sexual e trabalho forçado de centenas de mulheres. O caso já rendeu outras duas produções para o streaming: The vow, série da HBO, e Seduced: inside the NXIVM cult, documentário disponível no Starzplay.

Além de Dominique, Chloe e Billie, o elenco conta com Damson Idris (Zona de combate), Kiersey Clemons (Alguém que eu costumava conhecer), Rory Culkin (irmão de Macaulay e Kieran Culkin) e Paris Jackson. Outro nome conhecido é Malia Obama, filha de Barack e Michelle Obama, que colaborou no roteiro do quinto episódio.

YLLW S1 FG 104 00081910 Still065 3000

Billie Eilish como a líder de um grupo de garotas que prega o empoderamento feminino Divulgação

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes