MAM Rio mergulha em seus 75 anos com mostra
Museu reuniu 500 itens para repassar sua história com foco em suas três primeiras décadas.
Cenário para importantes mostras e movimentos culturais, além de peça importante da paisagem carioca, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro completa 75 anos neste 2023.
Para contar essa história, o espaço à beira da Baía de Guanabara exibe Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas, com curadoria da equipe da instituição. Diante do desafio de contar essa trajetória de décadas do MAM Rio, criado como um museu-escola, a equipe focou em suas três primeiros décadas, quando a instituição desempenhou um papel de profundo protagonismo. Foi também em 1978, exatos 30 anos após sua inauguração, que o museu sofreu um incêndio que interrompeu exposições, destruiu metade do seu acervo, além de sua biblioteca.
Esse passeio histórico que a exposição propõe se dá por meio de cinco eixos que guiaram sua história – a educação, o design, a experimentação na produção artística, a Cinemateca do MAM e os movimentos artísticos na história da arte brasileira e internacional.
A mostra no MAM Rio
Entre os 500 itens reunidos, há documentos e impressos, “uma parte documental gigantesca”, resume Erika Palomino, gerente de comunicação e design da instituição, além de colunista da ELLE. “A gente quis trazer esses documentos que estiveram distantes do grande público e que ajudam a contar a história do museu”, conta ela.
Esses registros são exibidos ao lado de obras selecionadas entre mais de 16 mil itens do acervo. Museu-escola-cidade reúne 200 trabalhos de mais de 90 nomes da arte brasileira e internacional, como Abraham Palatnik, Anna Maria Maiolino, Cildo Meireles, Lygia Clark e Tunga, que reforçam como o museu foi um espaço de experimentação.
Cadeiras de Le Corbusier, Irmãos Thonet e Joaquim Tenreiro
Para Beatriz Lemos, curadora da instituição, o MAM Rio não somente abrigou manifestações artísticas, mas apoiou e incentivou a experimentação. “A ideia da mostra é dar visibilidade a esses momentos em que a instituição foi um espaço único de vanguarda”, conta ela.
Em tempo: o museu oferecerá desconto para assinantes da ELLE Brasil de 10% na compra online de edições completas ou especiais do Clube de Colecionadores do MAM Rio, mediante o cupom PARCEIRO10, e 20% na adesão ao Programa Agente MAM (categorias Individual e Dupla), através do cupom ELLEBRASIL20.
Segmento dedicado à Cinemateca do MAM Rio
MAM Rio: av. Infante Dom Henrique, 85. Até 03.12. Mais informações em www.mam.rio.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes