Out of The Blue é a primeira coleção de alta joalheria da Tiffany sob nova direção
Inspirada em arquivos da marca, a coleção reforça estratégia da joalheira de priorizar peças únicas. Conheça o lançamento.
Os últimos dois anos foram para lá de agitados para a Tiffany & Co. Comprada pela LVMH em 2021, a joalheria centenária vive desde então um período de intensas transformações, com a aplicação de estratégias (bem-vindas) que a atualizam para o novo século. Entre as medidas, estão a introdução de embaixadores que conversam com diferentes gerações – de Beyoncé à Rosé, do Blackpink; a reabertura da sua mais célebre loja, na Quinta avenida de Nova York; e a nomeação de novos profissionais para ocupar cargos engenhosos.
Exemplo disso é a chegada de Nathalie Verdeille, ex-Cartier, na direção criativa das joias. A designer francesa assina pela primeira vez uma coleção Blue Book, nome dado às novidades anuais de alta joalheria da casa, que foi lançada parcialmente neste mês.
Processo de criação de peça da nova coleção da Blue Box Foto: Divulgação/Tiffany&Co.
A novidade é inspirada nos arquivos de Jean Schlumberger, falecido designer da Tiffany que se fascinava pela vida nos oceanos. Sendo assim, peixes, conchas, ouriços, água-vivas, corais, estrelas-do-mar dão forma à coleção, inteiramente esculpida com pedras raras, como pede a tradição. Nesta edição, turmalinas, diamantes, safiras, tanzanitas e uma opala negra de 21 quilates são destaque.
É essa exclusividade que torna o nicho atraente para os consumidores de alto escalão, que cresce em tamanho e diminui em idade. No sudeste da Ásia, sobretudo, aumenta o número de jovens com poder aquisitivo para consumir joias com valores acima de cinco dígitos. Desde a aquisição pela conglomerado francês, a linha de alta joalheria cresceu em 300%, vendendo centenas de milhões de dólares. Por isso, a novidade, intitulada Blue Box: Out of The Blue, é recebida com atenção.
Pingente de concha cravejado com diamantes é destaque na coleção. Foto: Divulgação/Tiffany&Co.
“Na filosofia de design de Jean Schlumberger, o mar representava um mundo desconhecido e infinito. Ele coreografou manifestações inigualáveis de sua majestade e mistério”, diz Verdeille sobre a coleção, que é a primeira desenvolvida completamente sob sua direção e sob o comando da LVMH.
O universo oceânico aparece ora de forma literal, como no colares com pingentes de peixe em safiras rosa ou concha em diamantes (acima), ora reinterpretado, como nos brincos, pulseiras e anéis que imitam a textura de rochas, corais e outras criaturas do mar. Ao todo, 70 peças compõem a coleção de 2023, que serão apresentadas ao público em pequenas entradas ao longo do ano.
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