Semana de moda de Milão: Tom Ford verão 2024

Peter Hawkings estreia na direção criativa da Tom Ford, com homenagem ao fundador da casa na semana de moda de Milão de verão 2024.


Look do desfile de verão 2024 da Tom Ford.
Tom Ford, verão 2024. Divulgação



A coleção de estreia de Peter Hawkings como diretor criativo da Tom Ford aconteceu no terceiro dia da semana de moda de Milão, (21.09), no Palazzo del Ghiaccio. 

Ele foi anunciado o sucessor de Tom Ford em abril deste ano, quando o designer texano decidiu entregar a sua última coleção para a marca que leva seu nome. Chamada de The Archive Collection, ela serviu como homenagem à própria carreira e o ponto final antes de Ford se aposentar e aproveitar a conta bancária bilionária com a venda da grife para a Estée Lauder por 2,8 bilhões de dólares.

Sujeito anônimo até então, Hawkings tem toda a sua história profissional vinculada a de Tom Ford: ambos trabalharam juntos por cerca de 25 anos, desde a era Gucci (de 1994 a 2004), e o designer já até dirigia o braço masculino da marca.

Modelo com look de malha e detalhe em metal no verão 2024 da Tom Ford desfilado na semana de moda de Milão.

Tom Ford, verão 2024. Divulgação

Para a sua estreia na casa da qual sempre fez parte, o estilista afirmou que uma de suas grandes inspirações foi a imagem de Donyale Luna, que ficou conhecida mundialmente na década de 1970 como uma das primeiras modelos negras a ganhar projeção mundial. 

Mas, a grande verdade, é que o aprendiz fez mesmo uma série de homenagens ao mestre. E não se trata de uma Archive Collection 2.0, com reedições de hits passados. Como profissional que entende bem o repertório de Ford, Hawkings criou um caminho em que reafirmou o DNA da casa – o que, em termos de marketing, é fundamental – e reviveu elementos, shapes e ideias que acabaram por virar assinaturas da marca Tom Ford. 

Look com textura de crocodilo desfilado no verão 2024 da Tom Ford na semana de moda de Milão.

Tom Ford, verão 2024. Divulgação

Esse DNA obviamente é composto pelo sexy, pela queda por um glamour hollywoodiano e por aquela paixão declarada pelo espírito retrô dos anos 1970. Já entre os elementos que causam flashback, estavam os costumes de veludo (que nasceram no inverno 1995 da Gucci), o blazer com saia lápis ou calça reta slim, a camisa aberta por completo e usada com maxicolar caindo sobre o colo, os vestidos coluna em malha com detalhes metálicos, as jaquetas safári, as texturas de croco, os acetinados, os brilhos, enfim, todo aquele sentimento de que tudo termina num coquetel ali mais tarde. 

Viu-se pouco do que será, mas não é certo dizer que Hawkings começou com o pé esquerdo ao reverenciar o que veio antes dele. 

Leia mais: Saiba como foi a estreia de Sabato de Sarno na Gucci durante a semana de moda de Milão de verão 2024. 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes