SPFW N56: Martins
Martins junta Sex And The City e Pomba Gira em moda neogrunge apresentada na SPFW N56.
O processo criativo por trás do mais recente desfile da Martins na SPFW N56 foi um pouco diferente. O estilista Tom Martins diz que, geralmente, não leva mais do que dois dias para montar uma coleção. Basta sentar em frente a uma escrivaninha, começar a desenhar e as mil e uma ideias, todas juntas e misturadas, viram rapidamente croquis para possíveis looks.
Leia também: SPFW N56: João Pimenta
Neste ano, porém, ele estava com a cabeça em outro lugar, longe das modas. Ou melhor, mais ou menos longe das modas. Ele se preparou para conhecer Paris pela primeira vez. Estava emocionado por ser uma das primeiras pessoas da sua família a fazer uma viagem internacional.
Martins. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
E o que isso tem a ver com a coleção desfilada nesta SPFW N56? Muita coisa. Mais precisamente, o método de criação.
Martins. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
“A produção, dessa vez, rolou em partes”, diz Tom, momentos antes do desfile. O designer começou olhando para as parcerias que havia feito, o que já havia construído e o que ainda deseja criar. A dinâmica contou com intervalos, desdobramentos que não pareciam combinar num primeiro momento.
Martins. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Isso teve um impacto direto nas roupas desta temporada. Não só em termos de temática, porque o estilista segue unindo as referências mais improváveis. As de agora incluem Sex And The City, passam por um grunge on acid e vão até sua religião, a umbanda, com direito a homenagens a entidades como Exú e Pomba Gira.
Martins. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Houve também um impacto na edição de peças, que funcionam tanto juntas quanto sozinhas, sem necessariamente fazerem parte de um look total, construído para a passarela e impossível de desmembrar na vida real.
Martins. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Cenas com Carrie Bradshaw (a famosa personagem de Sarah Jessica Parker) almoçando estão em estampas de casacos, lado a lado a peças jeans repaginadas, frutos de colaborações com a marca Levi’s e com a tecelagem Santista. Materiais mais inusitados, como tule e renda, também entram no jogo e trazem a essência do terreiro num styling libertador.
Martins. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
É bem verdade que um segredo clássico da boa gastronomia é trabalhar com poucos e bons ingredientes. Mas esse não é o caso da Martins. Aqui, o mexidão funciona – até com galinha servida como ebó.
Tom Martins na SPFW N56. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes