As pulseiras de miçangas estão de volta: entenda o hype e onde aprender o DIY
Febre da década de 1990 e anos 2000, as pulseiras de miçangas retornam com os swifties por trás desse comeback.
Quem viveu sua infância na década de 1990 ou 2000 reconhece o apelo das pulseiras de miçangas: atire a primeira pedra quem não desejou ser a dona de um kit de artefatos para criar seus próprios acessórios e, quem sabe, trocá-los com as amigas na escola. Se essa memória te levou para o passado, saiba que a moda – assim como várias outras do começo do milênio – está de volta.
Febre das pulseiras de miçangas voltam com Taylor Swift. Foto: Instagram/@myachuntao
E pode colocar a conta nas mãos dos fãs de Taylor Swift. Para comparecer aos concertos da The Eras Tour, que chegou ao Brasil nesta última sexta-feira (17.11), os swifties levam ao pé da letra um verso específico da canção “You’re on your own”, do álbum Midnights, no qual a cantora diz: “Então faça suas pulseiras da amizade, pegue o momento e o aprecie.”
Sendo assim, centenas de fãs começaram a colocar a mão na massa e criar pulseiras de miçangas com nomes de músicas, frases ou outros elementos do universo de Taylor Swift para levar aos shows e trocar com outras pessoas. No TikTok, há quem diga que confeccionou por conta própria mais de 400 pulseiras para o evento. “O objetivo é dar para quem não pode fazer”, escreveu uma usuária, explicando a obsessão.
@bacelargabs Agora faltam poucos dias para viver esse momento🤍 #theerastour #friendshipbracelets #swifttok #taylorswift #taylornation13
@
O retorno do acessório colorido, por outro lado, não é de agora. Já faz alguns anos que as peças saudosas se elevaram ao título de tendência fashion, e marcas especializadas nessas bijuterias ganharam força nas redes sociais.
No Brasil, exemplo máximo é Beads, que, para além de colares, pulseiras e anéis, faz também a produção de bolsas e vestidos inteiramente de miçangas. Outra marca queridinha entre os internautas é a All Beads, cujo objetivo é tornar o elemento tão cool a ponto dele ser usado em conjunto com joias. “As miçangas conseguem ter uma infinidade de cores que permitem combinações nada óbvias para serem essas peças complementares”, declarou a fundadora Ana Carolina Castello Branco à ELLE Brasil em 2020.
LEIA TAMBÉM: Miçangas: descubra sua história, seus tipos e o porquê do seu retorno
Mas se você ainda não está certa de que quer entrar na tendência e fazer um grande investimento, vale repetir as manualidades da infância ou fazer como os swifties e customizar seu próprio acessório. No Youtube e no próprio TikTok, não faltam tutoriais. Por lá, é possível progredir na habilidade e aprender das versões básicas às mais elaboradas. Vai se jogar?
@juarrudaoficial Respondendo a @Editora Faça suas pulseiras assim e os nós vão ficar reforçados💕✨#diy #pulseira #pulseirasdemiçangas #TikTokVidCon #dicasdeartesanato #façavocêmesmo #artesanatocriativo #barbie
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes