Como enfrentar o último Mercúrio retrógrado de 2023
Em dezembro, teremos Mercúrio retrógrado em Capricórnio e, em seguida, em Sagitário. Entenda o que isso significa e como atravessar esse período da melhor maneira possível.
Calma, que 2023 não terminou ainda! Temos eventos astrológicos acontecendo até o réveillon, e um deles é o último Mercúrio retrógrado do ano. Geralmente, são três retrogradações anuais do planeta que rege a organização e a comunicação, mas em 2023 o calendário astrológico tem um total de quatro momentos para refletir e revisar nossos planos.
Antes de mais nada, vale olhar para um detalhe: todos esses períodos de retrogradação deste ano se passam em signos ligados ao elemento Terra, indicando que tivemos que lidar mais com a realidade e ganhar maior habilidade para resolver os problemas de modo prático.
Vou dar exemplos de frases que você talvez tenha ouvido ou falado para si mesmo com maior frequência neste ano:
“Tá, legal, mas como resolvo isso?”
“O que está feito, está feito, vamos focar em lidar com o que temos na nossa frente.”
“Precisamos resolver nossa vida financeira de uma vez por todas.”
“Não aguento mais deixar meus projetos pessoais de lado, preciso me organizar.”
Enfim, só para ilustrar e dar uma ideia do que se trata quando falamos de signos de Terra.
O que esperar de Mercúrio retrógrado em dezembro de 2023?
Esse último Mercúrio retrógrado vai começar no dia 13 de dezembro, um dia depois da Lua Nova em Sagitário e termina logo depois do ano novo, 2 de janeiro. No dia 21 de janeiro, ele realmente parte em sua nova trajetória, curiosamente logo depois da entrada do Sol e Plutão em Aquário. Sim, 2024 está recheado de trânsitos importantes que trarão grandes libertações, por isso vale a pena usar essa última retrogradação de 2023 para deixar a casa em ordem.
Mas deixar exatamente o que em ordem?
Mercúrio passa em sua retrogradação no signo de Capricórnio e, depois, Sagitário. De modo geral, isso significa que num primeiro momento revisaremos planos de longo prazo, de modo mais sóbrio e com os pés no chão, e, em seguida, veremos se nossos ideais estão alinhados com nossas escolhas e projetos.
Leia também:
Horóscopo de dezembro: as previsões completas para cada signo
O lado bom é que temos a Lua Nova em Sagitário um dia antes da retrogradação, emanando a vibração de abertura para novas possibilidades, formas de pensar e da vontade de explorar novos mundos. Fica mais fácil abrir a mente para novos caminhos com a inspiração que vem com essa lunação, exatamente o que precisamos durante esse período de revisão.
Antes de falar de Mercúrio retrógrado, segue um pouco sobre o signo em que ele começa o movimento de retrogradação: Capricórnio. Esse signo tem a ver com olhar a vida com maior maturidade, e isso envolve o confronto com aquele nosso lado que ainda age de modo infantil, ingênuo, ou que ainda não se compromete totalmente com a responsabilidade envolvida para alcançar novos horizontes.
É o signo que entende que é preciso aceitar os desafios e as dores que fazem parte do crescimento, e, de preferência, sem perder a ternura. Sim, ternura. A sombra de Capricórnio tem mais fama do que a sua luz, pois geralmente se fala de um ser ranzinza e com coração frio. Mas a luz desse signo tem a ver com sabedoria, perseverança e ética, visando o bem maior de todos. Não estou falando de pessoas do signo de Capricórnio, mas, sim, do arquétipo ligado ao signo.
Durante a passagem de Mercúrio retrógrado por Capricórnio, podemos passar pelas seguintes questões:
– Mudar de ideia sobre algum plano de longo prazo.
– Rolar uma queda na realidade.
– Ter a necessidade de revisar as formas como fazemos as coisas, percebendo que alguns pontos precisam de uma atualização.
– Nos tocar de assuntos que estamos levando muito à sério.
– Ter momentos em que será necessário perceber a real dimensão das coisas.
– Começar se incomodar com tarefas que estão sendo procrastinadas.
No dia 23 de dezembro, Mercúrio retorna a Sagitário, questionando se estamos aplicando o que acreditamos no nosso dia a dia. Aquilo que criamos está de acordo com os nossos ideais? É possível que venham choques de realidade, ou o confronto com pontos que estavam fora do campo de visão por conta de uma empolgação exagerada ou crença cega.
Discussões em torno do dia 27 de dezembro podem tomar proporções um pouco maiores do que o necessário, portanto, tenha sabedoria para escolher suas batalhas. Parar para respirar e refletir se suas atitudes estão alinhadas com seus ideais vale mais a pena. Talvez você sinta uma inspiração e ânimo para tomar um rumo que tem mais a ver com você nesse dia.
Um pouco antes de Mercúrio entrar em movimento direto no dia 2 de janeiro, Júpiter entra em movimento direto também, formando trígono com o Sol, no dia 30 de dezembro, jogando uma energia de otimismo no ar, bem a tempo para a virada do ano.
No dia em que Mercúrio entra em movimento direto (2 de janeiro), ele forma trígono com o Nodo Norte, e Plutão forma um trígono com a Lua em Virgem. A coragem e o entusiasmo se unem com a vontade de mudar a vida para melhor. E poucos dias depois, no dia 4 de janeiro, Marte entra em Capricórnio dando uma força para realizar essas mudanças de modo estruturado e bem feito.
Finalmente, dia 20 de janeiro, um dia antes de Mercúrio realmente começar um novo caminho, partindo do ponto em que originou sua retrogradação, Sol e Plutão entram em conjunção em Aquário, um momento muito especial que traz muita renovação e que pode representar uma transformação de identidade. Uma virada de um capítulo que começou em 2008 e se finaliza agora. (Dica: veja no seu mapa astral em que casa astrológica está Capricórnio para perceber o que foi transformado durante a passagem de Plutão por esse signo).
Marte, Mercúrio e Vênus em Capricórnio dão a destreza para colocar em prática os objetivos e planos que foram revisados durante a retrogradação, de modo firme e com uma visão mais madura, enquanto a união do Sol e Plutão ajuda a ousar sem ligar para o que os outros vão pensar.
Aproveite essa última revisão do ano e feliz novo ciclo para você!
Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes