Drink sem álcool? Tahine? Confira 10 tendências para apostar em 2024

Conheça 10 tendências para 2024 que prometem agitar os restaurantes, bares e também a sua mesa. 


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Alimentos plant based – mas com plantas de verdade – devem ganhar espaço. Foto: Alex Kondratiev / Unsplash



Assim como muitos esperam as previsões astrológicas para organizar a vida pessoal, há quem aguarde ansiosamente os relatórios de agências de mercado para descobrir o que vem por aí no próximo ano – no caso, as tendências para 2024.

Quando se fala em alimentos e bebidas, sempre há novidades entre as indicações dos especialistas, desde ingredientes, pratos, bebidas e até comportamentos do consumidor que devem ditar as regras do setor. Tudo indica, por exemplo, que a onda do drink sem álcool (ou teor alcoólico reduzido) não só vai continuar, como deve aumentar. O tahine, ingrediente fundamental do homus, que bombou em 2023, promete brilhar em outras receitas no próximo ano.

Quer saber o que mais vem por aí? Para traçar um saboroso panorama para o futuro próximo, ELLE selecionou dez entre as principais tendências para 2024 na gastronomia. Confira:

Drink com sabor de prato principal

Deixe de lado os coquetéis doces e abra espaço para os goles com perfis de sabores de pratos salgados tradicionais, com muito umami, amargo e condimentado. “Vemos essa atualização como uma forma de brincar mais com os sentidos do consumidor e trazer novas sensações, instigar o encantamento e o sentimento de novidade”, explica Hanne Lima, especialista em tendências na WGSN.

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Drink sem álcool (ou com um pouquinho só)

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Drink sem álcool, você ainda vai ter um. Foto: No Revision / Unsplash

“Se foi uma aposta em 2023, com certeza se consolidará nas cartas de drinks no próximo ano”, diz Pati Abbondanza, sócia-fundadora do FoodLab. Segundo pesquisa do Datassential, quase metade dos consumidores (49%) está interessada por coquetéis com baixo teor alcoólico e 45% deles querem beber mais “mocktails” artesanais, ou seja, drink sem álcool não industrializado. 

Conhece o Hugo Spritz?

Aproveitando a onda, um dos coquetéis que prometem brilhar em 2024 é o Hugo Spritz, drink com pouco álcool. Feito com xarope de flor de sabugueiro, prosecco e água com gás, a bebida é a bola da vez segundo o Yelp (guia urbano e rede social popular nos Estados Unidos), que aponta um crescimento de 1.121% nas buscas pelo coquetel em 2023. 

De olho na água

O calor e a seca generalizados no mundo estão entre as preocupações atuais do consumidor. Por isso, na lista da WGSN, uma tendência será o investimento das marcas em alimentos e bebidas que minimizem a pegada hídrica e apoiem a gestão sustentável da água. “O foco em redução de uso de água inclusive é um direcionamento geral para várias indústrias: de alimentos e bebidas até o mercado de beleza e de interiores”, relata Hanne Lima, da WGSN.

Tropicalize-se 

Entre as tendências sinalizadas pelo Pinterest Predicts, a estética tropical vai voltar a tomar conta de receitas, estar presente na moda e até servir de inspiração para decoração. A busca na plataforma por “coquetel de abacaxi sem álcool” aumentou 70%. Já o termo “bolo de abacaxi invertido” teve um crescimento na procura de 50% e o tema “decoração tropical chique” subiu 110%. 

Alimentos com plantas reais

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Oleaginosas: comida sem aditivos. Foto: Raspopova Marina / Unsplash

Por mais que seja inegável o sucesso de carnes de laboratório, em 2024 haverá o “renascimento” de alimentos plant based feitos com plantas de verdade, como hambúrgueres vegetarianos e pratos principais com leguminosas, castanhas e sementes. Essa é a principal tendência alimentar apontada pela rede de supermercados Whole Foods

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Mood Food

Segundo relatório da Loudtt, saúde e bem-estar permanecerão como foco principal dos consumidores. Nesse cenário, a chamada “mood food” está entre os destaques para o futuro próximo. “O conceito de ‘alimentação do humor’ é baseado na ideia de que certos alimentos podem ter um impacto nos neurotransmissores e hormônios que regulam o humor, como serotonina, dopamina e cortisol”, explica Andre Rodrigues, fundador da Loudtt. 

Tahine em alta

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Tahine, o molho à base de gergelim, vem com tudo! Foto: Mohamad Mahdi Abbasi / Unsplash

O homus e suas variações viralizaram este ano, mas um de seus principais ingredientes promete brilhar ainda mais em 2024. Segundo o painel de tendências da Specialty Food Association, nos Estados Unidos, o tahine é um fenômeno de crescimento rápido. Essa pasta de sementes de gergelim tem sido usada em pratos que misturam diferentes culturas e até em bebidas, como milk shakes e cafés.

Inteligência artificial no prato

A inteligência artificial já é uma realidade em empresas de alimentos. Mas, segundo o relatório da Mintel, a presença dessa tecnologia vai influenciar até nossos hábitos alimentares no próximo ano. O auxílio da IA vai desde trazer soluções ao planejar refeições do dia a dia até comprar produtos e criar pratos e bebidas inovadoras.

Um ano picante

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2024 promete ser apimentado! Foto: Aliona Gumeniuk / Unsplash

Vários relatórios trazem um elemento picante entre suas apostas. A Specialty Food Association classificou a pimenta calabresa como uma estrela em ascensão. Já a Whole Foods arrisca suas fichas na guajillo como a pimenta mais popular em 2024. E o Dataessential aponta o molho ranch picante como um dos dez alimentos a crescer no próximo ano.

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Extra, extra!

Chocolate sem cacau

E aqui uma aposta arriscada: o chocolate sem o seu principal ingrediente. Diante de uma produção de cacau cheia de intempéries sociais e ambientais, o chocolate alternativo (produto que tem gosto, cheiro, derrete e quebra como o chocolate, mas sem o uso da amêndoa do cacau) é uma novidade que tende a ganhar espaço para o próximo ano, principalmente entre o público que busca por inovações, segundo a WGSN. Será que agora a alfarroba finalmente deslancha?

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