Adrian Appiolaza é o novo diretor criativo da Moschino

Tudo que você precisa saber sobre Adrian Appiolaza, nomeado diretor criativo da Moschino.


Tudo que você precisa saber sobre Adrian Appiolaza, novo diretor criativo da Moschino
Adrian Appiolaza, o novo diretor de criação da Moschino. Foto: Divulgação/@moschino



A Moschino anunciou nesta terça-feira (30.01) o estilista Adrian Appiolaza como o novo diretor criativo. Após a saída de Jeremy Scott, designer estadunidense que ocupou o cargo de outubro de 2013 a março de 2023, a marca italiana indicou o Davide Renne como seu sucessor. Porém, com menos de 10 dias no posto, Davide faleceu repentinamente.

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, o estilista de 51 anos morava em Paris, onde trabalhava na equipe de criação da Loewe. Recém realocado para Milão, onde fica o ateliê da Moschino, ele já trabalha na coleção de inverno 2024 que será apresentada no dia 22 de fevereiro, durante a semana de moda local.

“Adrian Appiolaza traz uma riqueza única de experiência, criatividade e conhecimento da história da moda que será fundamental para a Moschino”, disse Massimo Ferretti, presidente executivo do Aeffe Group, do qual a etiqueta faz parte. O estilista, por sua vez, acrescentou: “Estou profundamente grato e pronto para transportar a marca para um novo capítulo, com toque teatral, no puro estilo Moschino”.

Adrian Appiolaza antes da Moschino

Embora nunca tenha assumido o cargo principal de uma grande marca, Adrian já possui um currículo e tanto. Seu trabalho mais recente foi na Loewe, onde atuou como diretor de design por 10 anos. Antes disso, trabalhou com Clare Waight Keller, na Chloé, com Marc Jacobs, na Louis Vuitton, e com Miuccia Prada, na Miu Miu.

Antes de tudo isso, porém, Adrian Appiolaza recebeu um empurrãozinho de outro grande nome. “Foi Phoebe Philo quem mudou o rumo da minha carreira”, conta Adrian. A estilista britânica viu uma coleção feita por ele na faculdade, a Central Saint Martins, em Londres.

Na época, ele era estagiário na Alexander McQueen até que Phoebe o convidou para trabalhar ao seu lado, na Chloé. Quando ela saiu de licença maternidade, em 2005, Adrian estava entre a equipe de design que fez a reverência final após o desfile.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes