ELLE aventuras no… Oregon
De praias a montanhas, de caminhadas em desfiladeiros a degustações em vinícolas, o Oregon tem de tudo. Apaixone-se por uma das regiões mais surpreendentes dos Estados Unidos.
Respire fundo: você está prestes a entrar em uma das regiões mais fascinantes e com algumas das atrações ao ar livre mais incríveis dos Estados Unidos. Situado entre Washington e a Califórnia, na Costa Oeste, o Oregon oferece paisagens arrebatadoras, com uma mistura de montanhas, vales, desertos em grandes altitudes, praias e até vulcões. Quase metade da área do estado é coberta por florestas, que abrangem vários parques nacionais e estaduais belíssimos. São inúmeras formas de se aproximar da natureza na região, mas se você tem espírito urbano não se preocupe: em cidades como Portland e Salem, o agito é garantido.
Caminhadas inesquecíveis
Um bom começo para desbravar o estado é conhecer as paisagens a pé. São mais de mil trilhas para caminhadas espalhadas pelo Oregon, com cenários que vão se transformando conforme você avança.
Para acessar vistas deslumbrantes do poderoso Rio Columbia, que forma a maior parte da fronteira com o estado de Washington, siga pela trilha Dog Mountain, ao longo do desfiladeiro do rio. Menos desafiadora, mas igualmente espetacular, é a rota do Monte Scott, que oferece um panorama épico do cristalino Lago Crater, com suas águas azuis que refletem o céu e chegam a cerca de 600 m de profundidade.
Outras maravilhas naturais incluem o Hells Canyon, um vasto desfiladeiro de 16 km de largura, ainda mais profundo que o Grand Canyon; o vulcânico Monte Hood, a montanha mais alta coberta de neve do Oregon, de formato peculiar; e o vasto e árido Deserto de Alvord.
Para os entusiastas da escalada, os penhascos de rocha basáltica do Smith Rock State Park são uma atração imperdível. Há inúmeros serviços de guias e rotas para escaladas e para a prática de bouldering (escalada sem cordas em blocos de pedra), que atendem de novatos a experts.
No Parque Estadual Silver Falls, você pode caminhar por trás de cortinas de cachoeiras e entre imponentes abetos-de-douglas (aquele típico pinheiro natalino, mas em tamanho muito maior). Acampar também é permitido na maioria desses lugares – imagine acordar em paisagens inacreditáveis como essas!
Diversão à beira-mar
O litoral do Oregon é um contraste só. Ao longo de 583 km de costa, você vai encontrar praias com extensas faixas de areia, estradas sombreadas por florestas, falésias majestosas e cidades encantadoras.
Se você quiser apenas um bom lugar para estender a sua toalha de praia, alguns dos trechos mais bonitos são Cannon Beach (conhecida também pela Haystack Rock, um monólito digno de cartão-postal), Gold Beach (situada na foz do Rio Rogue e batizada com o nome do metal precioso descoberto por lá no século 19) e as deslumbrantes praias de areia branca de Manzanita.
Não perca as impressionantes Dunas do Oregon, que podem atingir até 150 m de altura e se estendem por 64 km, entre as cidades de Florence e Coos Bay. Florence, por sinal, oferece tantas atividades que é conhecida como o playground do estado: passeios a cavalo e de buggy, sandboard e quadriciclos são algumas das opções.
Ainda na rota à beira-mar, no Parque Estadual Cape Lookout, é possível avistar baleias e, continuando em direção ao norte, você chega a Astoria, a cidade mais antiga a oeste das Montanhas Rochosas. Antiga vila de pescadores e madeireiros, ela está repleta de bares movimentados e cervejarias artesanais, ideais para uma curtição depois de um dia de relax sob o sol.
Vinícolas premiadas
Vinhos? Sim, o Oregon tem! Nos últimos 40 anos, a reputação das vinícolas do estado tem se consolidado cada vez mais no cenário internacional. O epicentro da produção é o Vale Willamette, situado entre as íngremes Montanhas Cascade e a Coast Range, onde você encontrará um Pinot Noir delicioso e premiado, além de rótulos de Pinot Gris, Merlot e Riesling. São mais de 700 vinícolas na região!
Outras grandes áreas produtoras de vinho incluem os pitorescos Rogue Valley, onde a primeira vinícola oficial do Oregon foi fundada, em 1873, e Umpqua Valley, com suas colinas onduladas e cadeias montanhosas. O que não faltam por lá são refeições no melhor estilo do campo à mesa e momentos de puro bucolismo, além de muitas sessões de degustação para passar as tardes.
Para complementar o excelente vinho, experimente outros produtos de excelência da região, como mirtilos, cerejas, avelãs, maçãs e até trufas – sem falar no salmão e no caranguejo recém-pescados! Escolha uma rota gastronômica e se jogue.
Agitos urbanos
Por fim, não deixe de conhecer também o lado urbano do Oregon. A capital do estado, Salem (não, não confundir com aquela outra, em Massachusetts, que julgou “bruxas” em 1693), é uma comunidade pequena e descontraída, cheia de museus e locais históricos.
Agora, se a ideia for procurar algo fora do comum, Portland definitivamente tem que estar no seu roteiro. O slogan local, “Keep Portland Weird” (mantenha Portland estranha), já entrega o quanto essa cidade progressista pode ser surpreendente: drag brunches (divas no palco, comidinhas e bebidas na mesa), passeios de bicicleta com todo mundo nu, donuts pra lá de criativos, livrarias independentes, opções de hospedagem em casinhas que parecem ser de boneca, partidas eletrizantes de roller derby… A programação é intensa! E, se bater saudade da natureza do Oregon, você nem precisa ir longe: Portland conta com mais de 300 parques e áreas verdes, incluindo o Forest Park, que se estende por impressionantes 2.100 m2.
Para planejar sua viagem ao Oregon e descobrir mais sobre outros destinos nos EUA, acesse já o site Visite os USA.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes