DW! 13ª Semana de Design de São Paulo ocupa a capital paulista

Até o dia 24, mais de mil criativos e marcas participam de eventos espalhados por 130 locais da cidade.


dw! semana de design
Sergio Fix, da Teto Casa, e as cadeiras gigantes da marca. Foto: Reprodução @dwsemanadedesign



Se você passar por pontos de São Paulo como o Copan, a avenida Brasil e a alameda Gabriel Monteiro da Silva, vai se sentir que está em uma viagem de Gulliver. Ou no desfile de verão 2024 de Marc Jacobs. É que esses lugares ganharam cadeiras e poltronas gigantescas, instaladas pela Teto Casa. A ação, batizada de Circuito Gigantes do Design marca o lançamento da marca de mobiliário no mercado e está inserida na DW! 13ª Semana de Design de São Paulo, que começou na quinta-feira (14.03) e vai até o dia 24 de março.

Assim como a iniciativa da Teto Casa, a DW! também impressiona pelo tamanho. O maior festival do setor na América Latina reúne nesta edição mais de mil criativos e marcas em 130 locais da capital paulista. São lançamentos de design e decoração, exposições, palestras, intervenções artísticas e vários outros eventos, que vão agitar São Paulo nos próximos dias.

Leia também:
O design iconoclasta dos Irmãos Campana

As atividades estão distribuídas por sete áreas físicas, chamadas de Distritos (Alameda Gabriel; Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul; D&D Shopping; Centro, Barra Funda, Santa Cecília, Paulista e Higienópolis; Shopping Lar Center e Norte, Shopping Cidade Jardim; Pinheiros, Vila Madalena e Zona Ooeste), e um distrito digital. 

Confira, a seguir, alguns destaques do evento.

Circuito de Prédios Históricos

DW! edificio italia

Edifício Itália abriga o BoomSPDesign. Foto: Renatto de Sousa / Cortesia Edifício Circolo Italiano

Seis construções icônicas de São Paulo serão sede de diferentes eventos durante a DW! O Edifício Martinelli é o lugar da Feira na Rosembaum (que também está presente no Shopping Cidade Jardim). O Edifício Itália abriga o BoomSPDesign, com vários lançamentos que vão despertar desejo nos consumidores. O designer Paulo Alves monta sua casa na Galeria Zarvos, com talks e oficinas. O projeto Somauma, por sua vez, ocupa o Edifício Misericórdia, com arte, design, moda e outras atrações, na iniciativa batizada de Seiva e Cidade. No Edifício Comandante Linneu Gomes, o 14º andar é palco de Confluências, primeira exposição do TatoColetivo. Por fim, quem quiser uma imersão total na semana do design paulistano pode locar um lugar no Edifício Renata, a hospedagem oficial do evento.

Senac na Galeria Metrópole

DW!

Galeria Metrópole é palco de ações do Senac. Foto: Divulgação

Durante a DW! a intervenção artística EXTRAordinária, realizada por estudantes do Senac, vai ocupar os corredores da Galeria Metrópole. Além disso, docentes e convidados participam de rodas de conversa na Arena Senac de Conteúdo.

Galeria Metrópole, Av. São Luís, 187.

25 anos de estudiobola

DW! estudiobola

Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, na poltrona Shell. Foto: Divulgação

Referência em  design autoral no Brasil, o estudiobola, de Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, abre as portas para o público e apresenta a sua história em um minidocumentário, que será exibido durante o evento. Na onda do gigantismo da edição, a famosa poltrona Shell, criada há 20 anos, ganhou uma versão com 2 metros de altura. 

estudiobola: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 271 –

Circuito Michel Lott

DW! scirural

Pássaros da instalação Sci-fi rural. Foto: Divulgação

O diretor criativo Michel Lott participa da DW! com três instalações, cada uma em um ponto. A instalação Imensidão traz tapetes, roupas e mobiliários assinados Michel em parceria com Paola Muller. Sci-fi rural, em parceria com TomaziCabral apresenta objetos colecionáveis em forma de pássaros intergalácticos prateados. Por fim, Estufa dos sonhos, realizada com a Casa Almeida, propõe uma experiência onírica e sensorial.

Imensidão: Rua João Moura, 503, cj 13, Pinheiros
Sci-fi rural: Rua Ferreira de Araújo, 812, casa 6, Pinheiros
Estufa dos sonhos: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2.143.

Caimi no Brasil

DW! caimi

Totem Botanica, da Caimi. Foto: Divulgação

A marca italiana Caimi chega ao país pelas mãos da FK Grupo. Além de produzir mobiliário, a empresa é craque em soluções acústicas e produz caixas de som que mais parecem objetos de decoração. Entre os dias 19 e 20 de março, além dos lançamentos, o público também tem a chance de participar de talks com o embaixador da Caimi, Federico Biffi e os designers Maurício Queiros e Lucas Carareto.

FK Grupo & Caimi Brasil: Av. Brasil, 1.964.

Leia também:
O Brasil de Sergio Rodrigues

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes