5 pontos para prestar atenção neste Ano Novo astrológico

É Réveillon no céu! No dia 20 de março, entramos no Ano Novo Astrológico. Saiba o que isso significa.


ano novo astrologico
Foto: Solen Feyssa / Unsplash



Quando o Sol ingressa em Áries, o primeiro signo do zodíaco, abastecemos nossas forças e entramos num nível coletivo em um novo ciclo. É então que comemoramos o Ano Novo Astrológico, que, neste ano, será no dia 20 de março. 

É um dia especial, pois é também o equinócio, momento em que as horas de luz e noite são equivalentes e, por isso, podemos enxergar neste momento com clareza o que está acontecendo em nossas vidas – tanto o que está indo bem e o que requer atenção. 

Leia também:
Horóscopo de março: chora, bonequinha!

Todo Ano Novo Astrológico representa um novo começo, mas, neste ano, a energia da renovação está muito mais forte que o usual por causa de importantes trânsitos em Aquário, o signo que traz inovação, e Urano, o planeta da libertação. Flexibilidade, criatividade e o desenvolvimento da capacidade adaptação serão fundamentais para tirar o melhor deste ano. 

Vamos aos cinco principais pontos a prestar atenção neste Ano Novo Astrológico:

1. Mudança de Plutão para o signo de Aquário

Sempre que um planeta faz a mudança para um novo signo, sentimos seus efeitos de forma mais intensa. Plutão é um desses signos que vem fazendo a sua transição para Aquário desde o ano passado, concretizando sua entrada definitiva no fim de 2024, permanecendo no signo pelos próximos 20 anos. 

Plutão é o planeta ligado à purificação profunda, da limpeza de tudo o que não serve mais no presente. Ele revela tudo aquilo que precisa ser enfrentado, como assuntos que varremos para baixo do tapete ou pontos cegos que não conseguimos enxergar. 

Não vale a pena fugir das lições de Plutão, pois os desafios voltarão de outras formas e, em Aquário, de forma clara e rápida. É que nem mudar de endereço sem mudar a mente: os problemas vão te acompanhar. 

Mas se lidarmos e resolvermos de cabo a rabo as questões que ele traz à tona, deixamos grandes medos para trás e nos tornamos muito mais fortes.  

Dito isso, ele vem trazendo surpresas, que, na verdade, chegam com conteúdos previsíveis. Talvez você tenha passado por algum susto que tenha sido resultado de um mau hábito que você pratica há anos, ou uma questão que você vem empurrando com a barriga e que pediu uma resolução drástica, uma nova atitude ou até a escolha de um novo caminho. 

Passando pelo signo de Aquário, ele vem acelerando essas mudanças, trazendo, entre outras, questionamentos e revelações sobre quem somos e o nosso papel na sociedade. Questões sociais podem mudar e passar por uma revisão completa. Paradigmas e verdades que pareciam eternas podem passar por uma transformação completa. Podemos também deixar amizades para trás ou renovar a nossa forma de enxergar e praticar a amizade. 

De qualquer modo, para resolver o que surgir, é necessário sair das idealizações, obter uma clareza imparcial das coisas e se abrir ao novo. Aqui a inovação não é uma questão de fazer o oposto, buscando soluções em extremos, mas sim abrindo a mente para um terceiro caminho. Você não precisa revolucionar a roda, é só olhar para aquele problema que sempre se repete, que te aprisiona, e fazer algo que seja novo para você, mesmo que esse novo seja a coisa mais tradicional do mundo. 

 

2. Autonomia e fortalecimento 

É um ano em que é preciso abrir nossos ouvidos para a voz que sussurra dos nossos corações, para a nossa verdade, seja através de terapia ou alguma prática espiritual, confiar na nossa força e acreditar que o limite da nossa realização está apenas na nossa mente. 

O Sol em Áries forma um sextil com Plutão em Aquário e trígono com a Lua em Leão, mostrando a importância de trabalhar o amor próprio, da paixão pela vida, e que isso é potencializado quando tomamos coragem de enfrentar nossas prisões internas. Com amor próprio fica mais fácil sustentar nossos sonhos, de confiar na nossa capacidade e acreditar nas nossas ideias. 

No dia do Ano Novo Astrológico, Mercúrio forma uma conjunção com o Nodo Norte, indicando a necessidade de pensar de modo autônomo, de falar de um lugar autêntico, sem perder de vista a importância da diplomacia, dos acordos e da boa convivência com o outro. Haverá momentos em que iremos refinar a nossa forma de resolver as coisas, entendendo quando é hora de entrar em confronto direto e quando é melhor respirar e abordar as questões de um lugar mais tranquilo.

Leia também:
Guia astrológico 2024

3. Ano Novo Astrológico com Eclipse da Lua Cheia em Libra

Serão 4 eclipses neste ano, e o primeiro deles acontece muito próximo ao Ano Novo astrológico, no dia 25 de março, na Lua Cheia em Libra. Sim, essa lunação pode trazer à tona problemas ocultos que chamam atenção para os relacionamentos, porém o sextil de Vênus e Júpiter pode apontar para resoluções profundas e harmoniosas, daquelas que nos inspiram com sua grande beleza. O caminho aqui é ser resiliente, talvez até quebrar padrões geracionais que você carrega, e, ao lidar com tudo isso, descobrir o quanto você amadureceu ao longo das suas experiências. 

 

4. Grandes novidades

A esperada conjunção de Júpiter e Urano, em Touro, acontece no dia 20 de abril. (Mas não fique apegado a essa data.) É a união do planeta dos aprendizados, da abundância e infinitas possibilidades com o planeta da inovação e das surpresas, no signo ligado à matéria. Não, não vamos todos ficar milionários do nada, mas quem sabe alguns de nós? 

Brincadeiras à parte, podemos viver momentos surpreendentes, surpresas legais, reconhecimentos, ou a confirmação de algo que plantamos há tempos.  

Como o fenômeno acontece um pouco antes da saída de Júpiter em Touro, seus efeitos podem ser sentidos de modo mais intenso, como uma grande expansão de consciência. 

A ideia é abrir a mente para novos caminhos que antes pareciam impossíveis para nós. 

 

5. Júpiter em Gêmeos

Dia 25 de maio, Júpiter entra em Gêmeos, o signo ligado à comunicação, alegria e criatividade, e permanecerá por lá até meados do ano que vem. E isso vai ajudar muito a facilitar a adaptação a toda a renovação que está por vir, pois Gêmeos é um signo flexível, que consegue mudar de ideia com facilidade e rapidez.  

Na entrada de Júpiter em Gêmeos, o planeta das infinitas possibilidades estará muito próximo do Sol e de Vênus em Gêmeos, indicando uma passagem que pode trazer novas ideias, passeios que abastecem a nossa criatividade, um momento de descontração que preenche a mente de inspiração. 

Além disso, ele forma trígono com Plutão, favorecendo grandes descobertas, mudanças na forma de pensar e ver o mundo, e tudo isso de um jeito divertido e gostoso. Divirta-se com aquilo que você não entende, aprenda a curtir a sensação de andar pelo desconhecido e abordar os desafios com curiosidade, como uma criança que está descobrindo o mundo sem preconceitos.

Em agosto, Marte entra em conjunção com Júpiter, intensificando a sua energia e, definitivamente, não será a hora de fechar a mente ou deixar de seguir a sua curiosidade.

Bora viver novas experiências! Feliz Ano Novo Astrológico!

Masumi Suginoshita é criadora do site astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Leia também:
A Vênus nos signos

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes