SPFW N57: Cria Costura
Projeto Cria Costura emociona ao levar criações de alunos à passarela da SPFW N57.
O projeto Cria Costura nasceu em 2021 como um curso de moda na Cidade Tiradentes, na Brasilândia e, por fim, no Carrão, bairro da Zona Leste de São Paulo onde está baseado atualmente. A coleção da classe de 2023, coordenada pelo estilista Jefferson de Assis e apresentada nesta quarta-feira (10.04) na SPFW N57, tem bonecas como ponto de partida.
No backstage, Jefferson conta um pouco como funciona o processo: “Eu chego com uma ideia e os alunos ajudam a montar o moodboard”. A partir daí, ele propõe alguns tecidos e divide os estudantes em grupos para que cada participante crie um look, da concepção à produção final.
Cria Costura, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Cria Costura, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Cria Costura, SPFW N57. Foto: Agência Fotosite/Ze Takahashi
Leia mais: SPFW N57: Lino Villaventura
Para esta edição, Jefferson organizou a turma em seis blocos: havia quem trabalhou com renda branca e com renda preta, com um tecido coberto de paetês azuis e outro com paetês marrons e, por último, com uma organza marrom e com uma rosa-chiclete. A divisão fica clara no desfile e ajuda a unir a visão criativa de cada aluno.
Nas roupas, um mix de recortes, comprimentos, técnicas e silhuetas diferentes. Vestidos mullet ou curtinhos, meio águas-vivas, tops com capuzes, saias armadas, barras despontadas, decote ombro a ombro e franzido estão entre as escolhas da turma. A beleza, criada por Ricardo dos Anjos, com inspiração de boneca também colabora para a harmonia da imagem fina.
Ao fim da apresentação, as modelos pararam em um paredão para que cada aluno pudesse reinvindicar sua criação. São mulheres e homens de todas as idades, “dos 16 aos 75”, como contou Jefferson, que emocionaram e tiraram um sorriso da plateia.
Leia mais: Aluf SPFW N57
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes