6 dicas práticas de como tirar olheiras escuras

Aprenda métodos rápidos de como tirar olheiras escuras e diminuir o inchaço da região dos olhos.


Olheiras escuras



Tirar olheiras escuras é provavelmente uma das tarefas mais complexas no quesito cuidado com a pele. Porém, alguns truques e hábitos simples no dia a dia podem ajudar a minimizá-las. A seguir, reunimos algumas dessas dicas para diminuir o inchaço e garantir um olhar revigorado. 

Quais são os tipos de olheiras?

Noites mal dormidas são frequentemente consideradas as maiores responsáveis pelas olheiras escuras, mas não são as únicas. O sono tem, de fato, um impacto importante para o visual cansado e o inchaço da região, mas fatores genéticos, vasculares e até relacionados à exposição solar também podem influenciar a questão. Entenda quais são os principais tipos de olheiras para tratá-las de forma mais certeira: 

  • As olheiras sanguíneas são o tipo mais associado à aparência de cansaço. A coloração tipicamente arroxeada é causada pelo acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos que estão próximos ao globo ocular. Entre as causas, podem estar questões alérgicas e desidratação;
  • As olheiras vasculares costumam acompanhar um inchaço na região. Com tonalidade azulada, elas podem ser causadas por fatores como cansaço, stress, insônia e má qualidade do sono; 
  • As olheiras pigmentares são as de coloração marrom, mais comuns em pessoas de pele negra. Considerada um tipo de melasma, essa olheira acontece por um acúmulo de melanina na região; 
  • As olheiras profundas acontecem quando a cavidade do globo ocular é mais funda e provoca uma sombra ao redor dos olhos, escurecendo a região. 
LEIA MAIS: COMO CUIDAR DA PELE DA ÁREA DOS OLHOS

Como tirar olheiras escuras 

Aqui estão alguns truques de como tirar olheiras escuras de maneira prática. Mas vale lembrar que, para um resultado a longo prazo, vale pensar em mudanças de hábito mais duradouras — o uso diário de protetor solar, alimentação saudável, sono regulado (de 6 a 8 horas por noite) e a diminuição do consumo de álcool têm impacto direto na melhora da aparência de cansaço e do inchaço na região dos olhos. Para as olheiras que têm origem genética, por exemplo, tratamentos com dermatologistas, como laser, são recomendados. 

Compressas de gelo

Além de reduzir o inchaço, a compressa fria pode ajudar a aliviar os vasos sanguíneos dilatados, no caso das olheiras sanguíneas. Você pode usar uma toalha com água gelada ou com cubos de gelo e pressioná-la levemente na região por alguns minutos, revezando com cuidado para que a baixa temperatura não queime a pele. 

LEIA MAIS: USAR GELO DE BABOSA NO ROSTO É TENDÊNCIA, MAS SERÁ QUE A TÉCNICA É PERIGOSA?

Compressas de chá

Seguindo a mesma lógica da compressa de gelo, a compressa de chá resfriado pode ser outra boa alternativa caseira para suavizar as olheiras. A prática estimula a circulação na região, diminuindo o inchaço. As melhores escolhas são os chás com cafeína e ingredientes antioxidantes, como a camomila, que entregam um resultado ainda mais eficiente. Outra dica é aplicar a compressa por pelo menos 10 minutos, logo depois de acordar. 

Boost na hidratação

A pele ao redor dos olhos é mais fina e delicada do que o restante do nosso corpo — justamente por isso, precisa de atenção e cuidados especiais para que não se sensibilize. A hidratação é um passo fundamental do skincare para que essa região se fortaleça e mantenha a produção de colágeno a todo vapor, suavizando o visual cansado e as olheiras arroxeadas. 

Máscaras para os olhos

Um bônus no skincare, as máscaras faciais podem trazer um olhar iluminado e descansado mesmo depois de uma noite mal dormida. Escolha as opções específicas para a área dos olhos, que hidratam e ajudam a fortalecer essa região delicada do rosto. 

Massagem power

Um dos truques caseiros mais eficientes para minimizar as olheiras é a massagem. Usando rollers, aparelhos massageadores ou a ponta dos dedos, aposte em movimentos circulares na área dos olhos para estimular a circulação e aliviar o inchaço. 

Corretor colorido

Em busca de um efeito ainda mais imediato? Hora de recorrer à maquiagem! Além do clássico corretivo, um corretor colorido pode fazer toda a diferença para neutralizar a aparência das áreas escurecidas. Ao escolher o tom ideal, preste atenção na coloração das suas olheiras — o corretor com pigmentos avermelhados, como o laranja, ajuda a suavizar olheiras azuladas ou arroxeadas, enquanto o corretor verde minimiza os pontos de vermelhidão. 

LEIA MAIS: OS 7 MELHORES CORRETIVOS PARA ESCONDER MANCHAS ESCURAS

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes