Tudo sobre a beleza do filme Priscilla: do icônico delineado às perucas enormes

A maquiagem e o cabelo criados para o filme Priscilla, de Sofia Coppola, falam sobre as transformações da protagonista ao longo de uma década – de adolescente tímida à esposa de Elvis Presley. Aqui você encontra um raio-x dos looks mais icônicos do longa.


Filme Priscilla
Divulgação



Se você é apaixonado por cabelo e maquiagem, o filme Priscilla (2023), de Sofia Coppola, é um prato cheio de inspirações. Priscilla Presley, ex-esposa de Elvis e protagonista do longa, foi um ícone de beleza entre os anos 1960 e 1970. Não à toa, logo nos créditos de abertura, a atriz Cailee Spaeny (que interpreta a personagem), aparece fazendo um delineado preto – sua marca-registrada. 

À frente da beleza do filme estão Cliona Furey e Jo-Ann McNeil. A dupla, em conjunto com Coppola, decidiu que os looks teriam inspiração na estética de Priscilla, mas não seriam uma cópia literal dos visuais usados por ela – com exceção do seu casamento com Elvis, que foi reproduzido em detalhes. Para isso, elas estudaram fotos e vídeos antigos, em especial os caseiros, feitos pelo casal, para trazer um ar mais leve e íntimo às produções. 

Filme Priscilla

Divulgação


A estética dos looks se transforma ao decorrer do filme e marca não apenas a passagem do tempo, mas o processo de autodescoberta de Priscilla. A beleza, por si só, conta uma história. Enquanto era uma adolescente tímida, ela quase não usava maquiagem. Conforme ela se envolve com Elvis e entra para o universo do Rei do Rock, seus looks começam a ficar mais escuros e intensos. Eles voltam a ganhar suavidade quando ela se afasta do marido e passa a viver sua própria vida. Veja abaixo a evolução completa dos visuais do filme Priscilla. 

Raio-x da beleza do filme Priscilla 

A adolescente 

Filme Priscilla

Divulgação


Em 1959, aos 14 anos, Priscilla conhece Elvis Presley na Alemanha Ocidental, usando um vestido ultrafeminino e nada de maquiagem. Conforme eles se aproximam, ela passa a usar um pouco de máscara de cílios, blush, batom e delineador – mas tudo muito natural. Nessa época, seu cabelo ainda era castanho natural, com franjinha e usado geralmente solto, meio preso ou em um rabo-de-cavalo. Não demora muito para os topetes começarem a aparecer, ainda que discretos. 

Filme Priscilla

Divulgação

Garota de Memphis 

Filme Priscilla

Divulgação


Quando Priscilla se muda da Alemanha para Memphis, nos Estados Unidos, onde Elvis mora, ela passa a se vestir conforme os desejos do cantor. Apesar de ainda ser adolescente e frequentar o colégio, ela passa a se maquiar de forma mais adulta. A grande transformação é marcada pelo momento em que ela pinta o cabelo de preto e faz o delineado nos olhos pelo qual ficou conhecida – tudo a pedido do artista.

Filme Priscilla

Divulgação

 

LEIA MAIS: Tudo que você precisa saber sobre o figurino do filme Priscilla

Os grandes dias 

Filme Priscilla

Divulgação


Os dois momentos mais marcantes do filme em termos de beleza são, provavelmente, o dia do casamento com Elvis e o do nascimento da filha deles, Lisa Marie. No primeiro, ela aparece com o cabelo preto longo com um topete e sem franja, além do seu delineado icônico, claro. No segundo, ela sai do hospital após dar à luz com um topete enorme – que é, na verdade, segundo a dupla responsável pela beleza do filme, uma peruca vintage dos anos 1950. 

Filme Priscilla

Divulgação

Uma nova mulher

Filme Priscilla

Divulgação


Com a chegada dos anos 1970, o visual de Priscilla acompanha o estilo da década. O cabelo volta para o castanho natural, agora longo, sem franja e repartido ao meio. A maquiagem também passa a ter novamente uma aparência mais natural, porém um pouco mais bronzeada e iluminada. O visual é simbólico, porque é justamente neste momento em que ela começa a se afastar de Elvis e a fazer o que tem vontade até, eventualmente, pedir o divórcio do cantor. 

Filme Priscilla

Divulgação

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes