Amyris anuncia que fechará Costa Brazil entre outras marcas do grupo

No dia 24 deste mês, a marca chegaria finalmente ao Brasil – no entanto, o grupo que a detém está demitindo 36 funcionários e fechando outras duas empresas de seu catálogo.


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Foto: Reprodução/Instagram @costabrazil



A Amyris, empresa estadunidense de biotecnologia, está encerrando duas de suas marcas de beleza: a linha de cuidados com a pele, cabelo e fragrâncias Costa Brazil, é uma delas. Fundada pelo mineiro ex-designer da Calvin Klein, Francisco Costa, a empresa passaria a vender os seus produtos no país natal do estilista a partir do dia 24 deste mês. Ainda não houve nenhuma declaração oficial por parte da CB a respeito do assunto. A Amyris adquiriu a Costa Brazil em março de 2021.

Declarações do grupo Amyris

Segundo o Business of Fashion, quase 40 funcionários das equipes de serviços compartilhados da Costa Brazil, Onda Beauty (marca fundada pela atriz Naomi Watts) e Amyris, de Nova York, – excluindo suas bases na Califórnia e no Brasil – serão demitidos. Além deles, o grupo também encerrará as atividades da empresa de adoçantes Purecane.

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A Costa Brazil tem produtos criados a partir de ingredientes encontrados exclusivamente na Amazônia. Foto: Divulgação

“Estamos trabalhando ativamente para avançar em nossa transformação estratégica e criar uma empresa sustentável, o que inclui sair de negócios que não são essenciais para nosso futuro”, disse Kelly Devers Franklin, diretora de comunicação corporativa da Amyris. “Somos gratos às equipes que lideraram e trabalharam nessas marcas incríveis.”

Por que a Costa Brazil está fechando?

Como parte de sua tentativa de se tornar o primeiro conglomerado de beleza natural, a Amyris desenvolveu várias outras marcas com rostos famosos. Lançou o JVN Hair, do estrelado cabeleireiro Jonathan Van Ness e a Rose Inc. da modelo internacional Rosie Huntington Whiteley em 2021. A situação financeira, contudo, não correspondeu aos investimentos. A receita da Amyris caiu 3% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2023. Além disso, as ações da marca sofreram, caindo quase 75% no último ano.

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