Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

No TikTok, gelo no rosto é hit para skincare

Chamada "skin-icing", a tendência já tem adeptas famosas como as tops Kate Moss e Irina Shayk. Investigamos seus efeitos mais a fundo. Descubra!

Ilustração: Mariana Baptista
PUBLICIDADE

Ao buscar pela hashtag #skinicing no TikTok, você terá acesso a milhares de publicações a respeito desta nova tendência de cuidados com a pele. Trata-se de uma série de artimanhas para incluir o gelo na sua rotina de skincare. Você pode mergulhar a cabeça em um balde com água e gelo como a estilista britânica Victoria Beckham e a top model Kate Moss ou usar uma ferramenta geladinha como a modelo russa Irina Shayk. No mar de vídeos da rede social preferida da geração Z, os benefícios prometidos são muitos: prevenção da acne, aumento da luminosidade, diminuição do inchaço matinal, redução de poros e de linhas de expressão e por aí vai…

"Generalizações na saúde são sempre perigosas", alerta a dermatologista Cristiane Simões. "Não existe 'a acne'. Existe a acne que você tem. As doenças variam muito dependendo do indivíduo que as contrai", explica. De acordo com os dermatologistas entrevistados por esta reportagem, na verdade, os efeitos mais comuns do skin-icing são o controle da oleosidade ("uma vez que promove uma contração momentânea da pele", diz Otávio Macedo) e o combate ao inchaço ("o frio diminui os vasos sanguíneos temporariamente", continua).

Por isso, antes de sair jogando gelo na cara achando que um milagre vai acontecer, tenha calma. "Se sentir alguma sensibilidade durante o processo, suspenda o uso e não utilize o gelo diretamente na pele que, por causa disso, pode se queimar. Compressas frias de chá de camomila saem na frente", indica Otávio. A colega de profissão Luciana Garbelini lista outras maneiras de aderir ao skin-icing: "Água bem gelada no momento da lavagem do rosto, produtos de beleza na geladeira (indicados por um especialista, claro) e água termal refrigerada para dias quentes também podem ser opções." Abaixo, confira uma galeria de produtos para quem quer investir na trend!

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

Cryo freeze tools, Georgia Louise, US$ 123.




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE