• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Maquiadoras indicam melhores primers disponíveis no mercado

Para a pele do rosto, da área dos olhos, dos lábios, dos cílios e até dos cabelos. Os primers estão cada vez mais versáteis e eficazes. Aqui, entenda tudo sobre eles e escolha o que faz mais sentido para sua rotina!

Colagem: Mariana Baptista

primers

PUBLICIDADE

Quem busca uma maquiagem de longa duração com poros disfarçados e oleosidade controlada tem no primer o seu melhor amigo. Geralmente comercializado em creme, ele deve ser espalhado pelo rosto depois do seu hidratante diário e antes da base. A mesma dinâmica se aplica para o primer de olhos que é sempre aplicado nas pálpebras antes das sombras. Como o seu nome indica, o produto funciona como uma preparação para a maquiagem, mas hoje, é possível até encontrar versões de primers para o cabelo.

“Tem muitos tipos de primer”, disse a beauty artist Jake Falchi. “Dez anos atrás havia versões do item só para o rosto, mas agora tem para pálpebra, para a região abaixo dos olhos, boca, com cor, sem cor, que dá acabamento mais brilhante ou mais mate. O benefício principal, contudo, é ajudar na fixação de maquiagem e também melhorar a aparência da textura da pele.”

A aplicação do primer pré-maquiagem pode ser feita com as mãos, e é importante evitar esfregar o produto na pele para não “soltar resíduos”, principalmente no caso dos mais espessos e matificantes. “Gosto dos que não têm textura muito seca porque geralmente, quando você os passa, a pele fica totalmente opaca e na hora de espalhar a base, ela pode acabar esfarelando”, pontua a maquiadora Maria Lima. “Eu prefiro quando a textura é hidratante, mais emoliente.”

PUBLICIDADE

“Não é todo primer que funciona com toda base”, ressalta a também maquiadora Piu Gontijo. “Se você já tem a sua base, na hora de comprar um primer, é bom levá-la na loja e testar junto.” Ela conta ainda que, dependendo do efeito buscado com o primer, ele pode substituir o uso de base. “Se for uma pele sem necessidade de uniformização de tom, se é mais uma questão de textura, de poros, com próprio primer isso é resolvido”, diz. “Vai do gosto de cada um.”

Veja, a seguir, uma seleção de primers com diferentes funções, indicados pelas profissionais de beleza.

Primer Facial L'Essentiel, Guerlain

Divulgação

O primer, com fórmula enriquecida com extrato de abacate, carrega a promessa de suavizar poros e deixar a pele fosca durante todo o dia, além de aprimorar a sua textura. “Uso ele em peles mais maduras. Ele dá uma leve acetinada, fica elegante”, indica Piu Gontijo.

Pure Canvas Primer Illuminating, Laura Mercier

Divulgação

Formulado com extrato Hoya Carnosa (flor-de-cera) e uma mistura de pérolas micronizadas, este primer promete um brilho saudável, adicionando uma luminosidade natural, além de promover radiância a longo prazo eliminando o aspecto de pele opaca e cansada. “Ele é bem iluminado, não tem silicone, deixa a pele perolada. Gosto de passar nos pontos altos do rosto, onde quero brilhar”, revela Maria Lima.

PUBLICIDADE

Pure Canvas Blurring Primer Facial, Laura Mercier

Divulgação

Este primer cria um "blur" na pele, deixando-a com efeito suavemente desfocado. Ele promete melhorar a aparência e textura da pele enquanto absorve o excesso de óleo, além de disfarçar a aparência dos poros. Piu Gontijo recomenda usá-lo na zona T do rosto, para amenizar a oleosidade.

Primer Labial Prep + Prime, MAC Cosmetics

Divulgação

Base incolor para ser usada sob do batom, adiciona uma ligeira hidratação, suaviza e refina os lábios. “Promete fazer os lábios ficarem mais lisos, diminuir o aspecto de código de barras, e aumentar a fixação dos batons”, diz Jake Falchi.

Primer Facial The POREfessional, Benefit Cosmetics

Divulgação

Indicado por Jake Falchi, o primer POREfessional promete minimizar a aparência dos poros e linhas finas. Sua fórmula contém um derivado da vitamina E que protege a pele dos radicais livres.

Primer Facial Shiseido Synchro Skin Soft Blurring, Shiseido

Divulgação

Primer leve, com base de água e incolor, tem tecnologia de difusão de luz para refinar a aparência dos poros, apagar o excesso de brilho e desfocar as imperfeições. “Esse primer é mais suave, ele dá um efeito blur sem deixar muito mate”, conta Piu Gontijo.

PUBLICIDADE

Smudge Proof Eyeshadow Base Medium, Primer para olhos, NARS

Divulgação

Promete aumentar a durabilidade da sombra por até 16 horas e intensificar a sua cor. “Vale muito a pena no caso das sombras em pó pois melhora muito a pigmentação”, avalia Piu Gontijo.

Primer em bastão Prep+Prime Pore Refiner Stick, MAC Cosmetics

Divulgação

No formato de bastão, esse produto promete absorver a oleosidade, e sublimar a aparência dos poros e linhas finas. “Esse é bem mais seco”, descreve Maria Lima, “Eu uso somente onde os poros estão dilatados, ele ‘tapa’ muito bem.”

Leave-in Bumble and Bumble Hairdresser's Invisible Oil Heat UV Protective Primer, Bumble and Bumble

Divulgação

Esse primer para cabelos promete facilitar o pentear, recuperar danos e promover maciez, além de proteger contra raio solares e os danos de ferramentas térmicas, como secadores e chapinhas. “É um primer que se passa no cabelo, pode ser molhado, e funciona bem como leave-in, ou para fazer escova. Ele hidrata o cabelo, tem proteção contra UV e calor, é ótimo”, explica Piu Gontijo.

Diorshow Maximizer 3D, Primer para cílios, Dior

Divulgação

Primer para cílios, usado antes do rímel, esse produto ajuda a encorpar os fios e dar volume, além de deixá-los mais curvados. “Quando você usa curvex nos cílios, ele ajuda a manter a curvatura criada pela ferramenta. Pode passar na sobrancelha também, para penteá-la”, recomenda Piu Gontijo.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.