• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Proteja a sua barreira cutânea!

Você sabia que temos um escudo natural de proteção contra agentes externos, irritações e até o envelhecimento precoce? Tudo o que temos que fazer é mantê-la íntegra e em pleno funcionamento.

Foto: Getty Images

Barreira cutânea

PUBLICIDADE

Acredite se quiser: já nascemos com um dos melhores e mais potentes tratamentos de skincare do mundo. A barreira cutânea é uma camada de proteção que temos naturalmente. Ela é responsável pela prevenção de inúmeras doenças, irritações, alergias e até mesmo dos sinais de idade. Cuidar bem dela – e não deixar que agressões externas ou internas comprometam o seu equilíbrio – é a chave do sucesso para uma cútis saudável.

Vale dizer que apesar do hype criado em cima da barreira cutânea por marcas de skincare e vídeos no Tiktok, ela não é uma descoberta recente da dermatologia. Pelo contrário, ela faz parte da composição das camadas da pele e é conhecida e estudada por especialistas há décadas. Composta por substâncias como ceramidas, ácidos graxos e gordura, trata-se da parte mais superficial da pele e, portanto, a que sofre maior exposição às intempéries do mundo. Por ali, sua missão é a de impedir a perda de água (desidratação) e a entrada de micro-organismos ou de outros agentes externos maléficos.

“Inúmeros estudos vêm reforçando a importância da barreira cutânea no equilíbrio da pele, incluindo a prevenção e tratamento de doenças imunológicas”, conta a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. De acordo com a especialista, hoje há um cuidado muito maior em preservar essa camada natural de proteção: “Havia muitas substâncias, como os clareadores de melasma, que, como consequência, atingiam a barreira cutânea. Hoje não prescrevemos nada sem considerar a integridade desse escudo protetor”, conta. Se isso acontece, a barreira se fragiliza e abre espaço para os danos, como perda de elasticidade, rachaduras e formação precoce de rugas e linhas finas.

PUBLICIDADE

Além da proteção física, que forma literalmente esse escudo sobre a pele, a barreira cutânea também tem um importante papel no microbioma cutâneo, um ecossistema habitado por mais de um milhão de micro-organismos. “Essa estrutura regula o pH da pele, fazendo com que as bactérias consideradas boas consigam viver na superfície e que as chamadas ruins sejam impedidas de entrar. Essa função de defesa é capaz de evitar infecções e a proliferação de fungos”, explica a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité, em São Paulo.

“Uma barreira cutânea íntegra é fundamental para manter a hidratação da pele deixando-a saudável e, consequentemente, mais bonita”, afirma a dermatologista Michele Monteiro, do Rio de Janeiro. O problema é que ela é extremamente sensível e facilmente danificada. Hábitos simples como: água quente no banho, sabão, uso de bucha facial ou corporal, esfoliação em excesso, exposição ao sol e à poluição, por exemplo, são suficientes para interferir em seu equilíbrio. Sinais de que a função desse escudo de proteção está comprometida são: oleosidade ou ressecamento excessivos, vermelhidão, sensibilidade e surgimento de alergias.

PUBLICIDADE

Proteger, reforçar e hidratar

Paralelamente aos estudos e descobertas da dermatologia, surgem, no mercado de skincare, diversos novos produtos para proteger, recompor e reforçar a ação da barreira cutânea. “Os hidratantes são os principais agentes. Eles são capazes de restaurar e proteger essa camada por possuírem ativos como ceramidas e lipídios naturalmente encontrados na barreira cutânea”, diz a dermatologista Isabela Gava, de Curitiba.

As fórmulas dos dermocosméticos estão mais complexas e completas, mas mais do que entregar ativos para a pele, os produtos trazem, cada vez mais, a preocupação de não agredir a barreira. Para isso, além de excluir ativos que podem ser prejudiciais (álcool e sabonetes bactericidas, por exemplo), as composições agregam funções reparadoras, calmantes e equilibrantes. Essas são as principais frentes de ação para garantir o seu bom funcionamento.

Entre as inovações estão os produtos que têm como função higienizar sem agredir a camada lipídica, os que estimulam a nossa própria capacidade de proteção e de hidratação e o uso de probióticos, importantes ativos para o equilíbrio entre as bactérias boas e as chamadas ruins. “Preservar e fazer com que a barreira cutânea continue com sua ação natural é, no final das contas, a proteção mais importante em relação ao meio ambiente e tudo o que possa nos agredir. Se a saúde dessa camada estiver adequada, estaremos protegidos dos principais danos”, conclui Denise Steiner.

PUBLICIDADE

Shopping

Sabonete Líquido Puriance Control, Profuse

Reprodução

Respeita o pH e a hidratação natural da pele. Limpa e controla a oleosidade sem causar ressecamento, irritação ou vermelhidão.

Máscara Facial Antioleosidade, Riô

Reprodução

Tem ação antimicrobiana seletiva que restaura a harmonia do microbioma da pele, protegendo os micro-organismos benéficos. Reduz a oleosidade sem ressecar e/ou agredir a barreira cutânea.

Bálsamo Demaquilante, Salve

Reprodução

Em textura óleo-gel, contém óleo de macadâmia (rico em ômegas 7 e 9) que remove a make enquanto hidrata e recupera a barreira natural de proteção da pele.

Ômega Creme Reparador com Esqualano, Biossance

Reprodução

Contém ácidos graxos ômega, ceramidas e esqualano – poderosos ativos que dão suporte à barreira natural de hidratação da pele. Suaviza a textura da pele, enquanto restaura e fortalece os tecidos.

Serum Capture Youth Intense Rescue, Dior

Reprodução

Sérum em textura óleo de ação intensiva que reforça a barreira cutânea para aliviar o ressecamento e manter a hidratação da pele.

Lipikar Baume AP + M, La Roche Posay

Reprodução

Com niacinamida, que tem ação calmante, e manteiga de karité (hidratante), atua em todas as frentes de proteção e restauração da barreira da pele, incluindo o reequilíbrio do microbioma.

*Preços pesquisados em abril de 2022

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.