• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Os filtros do Instagram e do TikTok estão envoltos de muita polêmica. Entre os que alteraram traços do rosto e os que deixam a pele lisinha, com certeza existe muito o que se discutir sobre eles. Há agora, porém, uma nova leva deles que vem com pinta de mocinho, ao resgate de quem não consegue fazer um contorno à la Kim Kardashian ou um delineado tão perfeito quanto o de Adele. São filtros que mapeiam o rosto e, com marcações, indicam exatamente onde cada produto deve ser aplicado – é quase como copiar um desenho colocando uma folha-guia por cima. Mas será que eles funcionam mesmo?

O primeiro a viralizar nas redes sociais foi o que ajuda a criar o contorno do rosto, idealizado pela criadora de conteúdo Grace Choi. Ele foi baseado na proporção áurea, uma constante real algébrica irracional que, nas artes visuais, representa equilíbrio e proporção. Neste filtro, ele divide o rosto com cinco retas: uma que vai da testa ao queixo e outras quatro que a cruzam na diagonal. A partir dessas linhas, é possível saber o local exato onde se deve aplicar o contorno.


À primeira vista, boa parte das criadoras de conteúdo que usaram o filtro estranharam o quão alta era a marcação – fica no lugar onde, geralmente, é aplicado o iluminador. Elas, porém, se surpreenderam com o resultado, dizendo que escurecer essa região ajudou a alongar o rosto. NikkieTutorials, uma das maiores influenciadoras de beleza do mundo, foi uma das que se apaixonou pelo truque. "Eu amei! Eu pareço tão esticada", brincou em um vídeo no Instagram. Quem também aprovou o resultado foi a TikToker Mikayla Nogueria, que disse ter gostado mais dessa nova aplicação do que da que costuma fazer.

PUBLICIDADE


Também baseando-se na proporção áurea, Grace criou um segundo filtro para ajudar a fazer a sobrancelha perfeita. Vale lembrar que Anastasia Soare, fundadora da Anastasia Beverly Hills e conhecida como a "rainha das sobrancelhas", usa esta mesma proporção em suas clientes (que vão de Jennifer Lopez à Victoria Beckham). O filtro usa três linhas diferentes em cada um dos lados, todos partindo do centro dos lábios: uma reta marca o canto externo, outra o ponto mais alto (onde ela deve arquear) e a última o canto interno.


@gracemchoi New filter to help you draw your perfect #goldenratio #eyebrows ! ✍🏻🤨——————————— #brows #eyebrowtutorial #eyebrowchallenge #eyebrow ♬ original sound - gracemchoi

Esse filtro, diferente do primeiro, dividiu as opiniões dos criadores de conteúdo. Enquanto em alguns rostos ele parece ter funcionado bem, em outros as sobrancelhas acabaram ficando desproporcionais – muito longas, grossas ou arqueadas.

PUBLICIDADE

Outro que ganhou as redes sociais é o que conta com diversos tipos de delineados e, quando você clica na tela, seleciona um deles aleatoriamente. Ele acabou viralizando por conta da trend "eu deixei o Instagram escolher a minha maquiagem", onde os influenciadores fazem os olhos de acordo com o que o filtro indica.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.