• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Unhas decoradas: as tendências que estão com tudo em 2022

Variedade em cor, pedraria, esmalte magnético, foguinho e olho grego são alguns dos detalhes que prometem dominar as nail arts nos próximos meses.

Foto: Reprodução / Instagram @iramshelton

unhas 2022

PUBLICIDADE

Já faz um tempo que as unhas vêm ganhando um lugar de maior importância na concepção de looks e na composição da imagem pessoal de muita gente. As diversas técnicas de alongamento, os desenhos cada vez mais criativos e a infinidade de materiais e tecnologias voltados para a elaboração de nail arts memoráveis são reflexo disso e mostram que este mercado tem bastante fôlego para se consolidar a qualquer momento com uma força semelhante ao da maquiagem.

Com tantas possibilidades, um pouco de inspiração vai sempre bem na hora de decidir como personalizar as suas unhas, não é mesmo? Por isso, perguntamos às nail designers Negra Bá e Gabi Fogliene, mais conhecida como Bruxona das Unhas, quais elementos devem reinar em 2022 nesse universo. As apostas estão a seguir.

Muita cor

As unhas coloridas vão marcar presença com força neste ano, garantem as duas experts. "Tanto os tons pastéis, quanto os mais vibrantes, criando não só desenhos que a gente já conhece, com alguma simbologia, mas também muita arte abstrata", comenta Gabi.

Negra Ba ressalta que, diferentemente do que costumava acontecer, não existe mais aquela ideia de variar as cores de acordo com as estações. "As pessoas estão se permitindo fazer o que estão com vontade, está tudo bem eclético", pontua.

Uma mão de cada cor

Outra aposta de Gabi é que cada vez mais pessoas irão usar uma mão de cada cor. "Quem é mais atrevido costuma colocar esmaltes contrastantes, como o preto de um lado e o branco do outro. Para um resultado mais sutil, melhor ir de complementares, como o roxo e o azul", sugere. Isso vale tanto para a unhas lisas, quanto para as decoradas.

Pedraria

Negra Bá diz que é sempre bom ficar de olho nos desfiles, porque das passarelas surgem muitas inspirações interessantes. A pedraria veio forte na última temporada e já tem conquistado bastante gente. Strass, pedrinha colorida, prata e dourada nos mais diferentes formatos e tamanhos enriquecem as unhas dando um toque de glamour.

Esmalte magnético com efeito glossy ou aveludado

Glossy, olho de gato, aveludado, diamond... São muitos os nomes, mas o efeito da vez tem um só segredo: trata-se de um esmalte ou pozinho com partículas de metal que você espalha pela unha e organiza como bem entender com a ajuda de um imã. É uma tecnologia exclusiva para unhas de gel. Sucesso no exterior há algum tempo, Gabi diz que deve se popularizar por aqui este ano.

Fogo

Um desenho que tem se destacado é o que remete a chamas de fogo. "É a arte que eu mais tenho feito. Todos os dias tem pelo menos um dedo de foguinho", relata Gabi. A nail designer conta que fica legal tanto decorar todas as unhas com essa proposta, quanto misturar com outras artes.

Olhos por toda parte

Os olhos também têm feito bastante sucesso. "Principalmente o grego, atrelado a uma proposta meio mística que vem pegando bastante no mundo todo. Quando vou ver inspirações no Pinterest, só da isso", salienta Negra Ba.

Gabi gosta de misturar olhos de formas, tamanhos e cores diferentes ao longo dos dedos. "Faço alguns mais humanizados, outros no formato grego, vou variando", compartilha.

Folhagem

Dominando a decoração de muitas casas nos últimos anos, o urban jungle também está marcando presença nas unhas, afirma Negra Ba. Desenhos de folhagens enfeitam os dedos com a maior delicadeza. Dos mais detalhistas cheios de traços aos minimalistas que reproduzem a silhueta das plantas.

Fundo transparente

Um detalhe que está em alta é usar o fundo da unha mais próximo do natural – seja só com base ou passando um esmalte nude próximo ao tom de pele da cliente. "Quem faz banho de gel ou alongamento fica vinte, trinta dias com a mesma nail art e esse cuidado dá uma disfarçada no crescimento", explica Gabi. Esse recurso ainda é válido para quem busca um resultado mais neutro, mesmo caprichando na decoração.

Formato amendoado

Entre os formatos, atualmente, os preferidos da maioria atualmente têm sido o amendoado e o oval. Para Gabi, isso tem a ver com o fato de darem uma aparência mais natural às unhas. Se por um lado algumas pessoas gostam de brincar com as possibilidades do alongamento – variando entre stiletto, bailarina e outros formatos –, por outro muita gente prefere passar a sensação de que aquele comprimento todo cresceu organicamente.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.