Beleza

Já pensou em incluir açafrão-da-terra no seu skincare?

Devido à sua ação anti-inflamatória, antioxidante e bactericida, o açafrão-da-terra (ou cúrcuma) está roubando os holofotes no mercado de cuidados com a pele.

Divulgação Kora
PUBLICIDADE

O açafrão-da-terra tem vários nomes: cúrcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo são alguns deles. Trata-se, na verdade, de uma raiz seca que, sim, é meio prima do gengibre tradicional só que riquíssima em curcumina. Segundo a dermatologista Ana Carina Junqueira é isso que entrega ao ingrediente suas propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e antioxidantes. "Ele também ajuda no tratamento de doenças inflamatórias da pele como psoríase e dermatite atópica", continua. "Ainda não se sabe ao certo se a cúrcuma reduz a produção de sebo, mas é comprovado que a raiz, realmente, também melhora o quadro da acne, uma vez que acalma as inflamações e ataca as bactérias que participam do desenvolvimento das espinhas."

A dermatologista ainda explica que existem duas maneiras de aproveitar ao máximo os benefícios do açafrão. O primeiro é como o ingrediente é mais comumente consumido: via oral. "Se misturar com pimenta preta, sua absorção se intensifica", anuncia. "Para aplicar no rosto, vale a pena misturar com cremes hidratantes ou máscaras faciais com as quais você já esteja acostumado a utilizar regularmente." Que tal fazer uma máscara de cúrcuma com abacate?

Cúrcuma mancha? Então... Sim e não. O açafrão-da-terra que a gente coloca na comida e compra facilmente no supermercado, por vezes, chega à cozinha turbinado com pigmentos industriais. Depois, a quantidade necessária para fazer uma boa máscara não é necessariamente suficiente para pintar o rosto tão gravemente. Por fim, uma outra estratégia para garantir a ausência das manchas é investir na cúrcuma aromática ou Kasturi Manjal: uma espécie contraindicada para alimentação, mas perfeita para o uso atópico na pele. "É um pouco mais difícil de achar no Brasil. Pequenos mercadinhos e feiras de produtos asiáticos, em geral, oferecem a raiz. Também dá para comprar pela internet em sites de importação", indica a dermatologista.

PUBLICIDADE
Yellow Beauty

A canadense Yellow Beauty conta com três produtos: duas máscaras e um esfoliante.

Divulgação

No intuito de evitar que você transforme sua cozinha ou banheiro em um laboratório de skincare, algumas marcas estão refinando composições de produtos que levam açafrão-da-terra e prometem não manchar. É o caso da canadense Yellow Beauty. Fundada pelo casal Jaz Fenton e Jamil Bhuya, a marca conta com apenas três produtos: uma máscara facial para brilho, uma máscara esfoliante e um sérum hidratante, revitalizante e antipoluição.

A família de Bhuya é de Bangladesh e a inspiração por trás da Yellow Beauty é a cerimônia Haldi em que, na manhã de um casamento, os noivos se banham em cúrcuma, diferentes óleos vegetais e água. A mistura tem função espiritual de abençoar o casal em questão, mas também hidrata a pele e a deixa brilhante para o grande evento. "Apesar da tradição ser linda, há uma verdade dura e pouco encarada por trás dela que é o casamento infantil no sudeste asiático. Mesmo que a idade legal para poder casar em Bangladesh seja 18 anos, 56% das meninas do país, quando chegam nessa idade, já estão casadas", explica o site da marca que redireciona 10% do lucro obtido em qualquer venda para o projeto Aparajita, que tenta quebrar esse ciclo ao auxiliar a população feminina a ter acesso à educação e a profissionalização.

Onde encontrar

"Infelizmente, a cúrcuma não possui boa penetração na pele. Essa é uma das grandes limitações para o seu uso tópico", avisa a dermatologista Lídia Machado da clínica Juliana Piquet no Rio de Janeiro. "Modelos que simulam a camada córnea e as células da pele demonstram que a penetração da curcumina é pequena." Isso acontece porque trata-se de uma molécula instável em pH fisiológico que é rapidamente metabolizada quando entra na célula. "Essas dificuldades levaram os pesquisadores a desenvolver moléculas carreadoras para a curcumina que facilitariam sua entrada na célula e a sua ação no organismo. Estas moléculas estão em estudo e são bastante promissoras", declara. Por isso, máscaras caseiras são bem-vindas, mas, provavelmente, não terão o mesmo efeito de fórmulas desenvolvidas em laboratórios. As indicações de Lídia são: My Skin Fitness Complexion Booster (Paul Penders), Antioxidant Mask (Juice Beauty) e Empower Powder 2-in-1 (For The Biome)

No Brasil, ainda são raros os produtos de skincare com cúrcuma na composição. Na Sephora, que vende as principais marcas internacionais da categoria, está disponível um sérum da Clarins, que leva o ingrediente. Trata-se de uma fórmula dupla (que mistura duas texturas, uma com base de água e outra com base de óleo) para maior penetração na pele. Devido à versatilidade dos benefícios do açafrão-da-terra, ele aparece lá fora em produtos de diferentes texturas e com as mais diversas funções. Pode ser em uma máscara de radiância e hidratação (Kiehls), um bastão contra manchas na pele (Cocokind), uma bruma calmante (Apto), um esfoliante uniformizador (Kora) e até um tônico que diminui poros (Peach & Lily). Escolha o seu!

Bot\u00e3o contra manchas na pele da Cocokind.\u200b

Bastão contra manchas na pele da Cocokind.

Divulgação

Dos grandes e já renomados ingredientes usados nos cosméticos às novas promessas da indústria, eis aqui seu novo guia de ativos para uma rotina com a sua cara!


Rotinas com 20 passos, arsenal de produtos, horas de dedicação: autocuidado ou obsessão? A discussão em torno do skincare tem muito mais camadas do que faz supor aquele belo efeito glossy no rosto.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE