• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Ilustração: Marcela Scheid
PUBLICIDADE


Já é quase dezembro e me sinto mais forte, já posso admitir que estou exausta. Já posso viver meu cansaço sem a obrigação de relaxar. Falta pouco, penso. O Ano Novo, talvez. Chegamos até aqui com sorte, cuidado, privilégio. Tomo fôlego de madrugadas insones, sonhos às três da tarde. Não sinto vontade de reclamar, só de mudar uma série de coisas. Escuto as vozes dos meus amigos e de gente que nunca vi. Às vezes me sinto em casa.

Somos muito dessemelhantes já de saída. Nossa imensa capacidade para o múltiplo, o mutante, é que nos une.

Já nos fazem nascer mais livres que outros. Brancos mais que pretos, mulheres menos que homens. É nessa rede que nos prendem e, se não somos ajudados desde cedo, é aí que passamos a vida. Aprendemos a lutar, mas os que mais podem muitas vezes escolhem cruzar os braços. Quando vamos nos soltando das teias é tombo na certa. O que nos sustenta são os companheiros de queda, os que estão nas ruas, nas calçadas.

Os fios das redes me levam pra dentro de labirintos de grandes escritos e fotos vazias. Muitas piadas grotescas, vídeos com linguagem extremamente cruel, pornografia da violência. É um ambiente dos mais hostis, embora exista um tom de normalidade em tudo. Esse tom é que torna tudo ainda pior.

PUBLICIDADE

Como seria de outro jeito, temos o dever de nos perguntar. Se as crianças fossem ensinadas de outro jeito porque os adultos enfim aprenderam algo de diferente. Se houvesse mais espaço pra conversa na cidade. Outro sistema, outra vida feita pra viver. Você não sente isso? Às vezes posso jurar que a luz na sala durante a madrugada vem daí. A isso chamo amor.

Um beijo,


V.

Vivian Whiteman, jornalista e psicanalista, é editora especial da ELLE e escreve sobre moda, sociedade e comportamento.



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.