Relembre momentos icônicos do Grammy

De Adele fora do tom a M.I.A. prestes a ter um filho, reunimos momentos marcantes do evento.


grammy destaque



Maior premiação da música mundial, o Grammy acontece neste domingo (05.02), em Los Angeles, celebrando os 50 anos do hip hop. Busta Rhymes, De La Soul, Missy Elliott, Ice-T, Public Enemy, Run DMC, GrandMaster Flash, Questlove, Mary J. Blidge e LL Cool J, entre muitos outros medalhões do movimento, estarão no palco para contar esta história. Para além do rap, Harry Styles, Bad Bunny e Brandi Carlile estão confirmados para se apresentar, enquanto Anitta está entre os indicados. 

Quanto às chances do Brasil, a carioca de Honório Gurgel aparece bem cotada nas bolsas de apostas e entre a imprensa internacional para levar o prêmio de revelação, concorrendo com outros nomes em alta como a rapper Latto, o cantor Omar Apollo e o grupo Maneskin. Já nos EUA depois de uma maratona de ensaios de seu bloco de Carnaval pelo Brasil, a girl from Rio postou em suas redes sociais que nunca acha que vai ganhar, “mas agora está dando um frio na barriga”.

A última indicação do Brasil na categoria foi há 57 anos, com Eumir Deodato. Astrud Gilberto e Tom Jobim também foram indicados, em 1965, perdendo para os Beatles.

Enquanto domingo não chega, ELLE reúne abaixo momentos marcantes (ou totalmente inesperados) ao longo dos 63 anos de premiação:

ENCONTROS INESQUECÍVEIS

Eminem e Elton John, uma amizade inusitada (2001)
Causou surpresa e muitos protestos de ativistas LGBTQIA+ o anúncio de que Elton John faria um dueto com Eminem na edição de 2001. Àquela altura, o rapper tinha fama de machista e homofóbico por causa de letras antigas. Mas os dois fizeram uma apresentação épica de “Stan, do estadunidense, e se tornaram amigos. Anos depois, Slim Shady, inclusive, declarou que os dois se falavam sempre por telefone e que o inglês o ajudou a tratar seu vício em drogas.

Beyoncé com Prince (2004) e a primeira aparição grávida dela de gêmeos (2017)
A cantora começava a despontar em sua carreira solo quando, ao lado do ídolo, teve a chance de apresentar um medley explosivo na cerimônia, com direito a “Purple rain” (dele) e “Crazy in love” (dela), em um momento que ajudaria a alavancar sua carreira. Anos depois, ela contou que ficou tão nervosa nos ensaios que o próprio artista chegou a aconselhá-la para que não tivesse medo. Em 2017, a já mundialmente famosa Queen B voltou a fazer história quando surgiu na premiação em sua primeira aparição pública após anunciar a gravidez de gêmeos, e foi chamada ao palco pela mãe, Tina Knowles, para um musical que tinha como pano de fundo a temática da maternidade.

Daft Punk, Pharrell Williams, Stevie Wonder e Nile Rodgers botando muita gente para dançar (2014)
A performance desse dream team da música na cerimônia tirou de suas cadeiras e colocou para dançar Jay-Z, Beyoncé, Bruno Mars, Paul McCartney e Katy Perry, entre muitos outros astros, ao som de “Get lucky”, “Le freak” e “Another star”. A dupla francesa de música eletrônica ainda levaria para casa cinco estatuetas naquela noite.

GettyImages 911565474

Beyoncé, Jay-Z e Blue Ivy Foto: Christopher Polk/Getty Images for NARAS

MOMENTOS QUE VIRALIZARAM

Quando Adele desafinou (2016) e pediu para começar a música de novo (2017)
Em 2016, durante a performance de “All I ask”, a queda de microfones nas cordas do piano resultou em problemas técnicos que fizeram a britânica desafinar. Ela chegou a se explicar no Twitter, dizendo que “m… acontecem”. Um ano depois, cantando “Fastlove” durante uma homenagem a George Michael, a cantora, vítima do próprio nervosismo, pediu para repetir a interpretação ao notar que havia saído do tom.

Blue Ivy pede calma a Beyoncé (2018)
Em 2018, Bruno Mars saiu da cerimônia cheio de estatuetas, mas quem roubou a cena foi a filha mais velha da família real da música pop. Blue Ivy viralizou nas redes sociais ao conter um aplauso da mãe. Na mesma noite, ela ainda viraria notícia por suas caras e bocas fofas durante a noite e por ser fotografada comendo bolacha e tomando suco.

V, do BTS, sussurra no ouvido de Olivia Rodrigo (2022)
Os fãs foram à loucura quando, pouco antes da performance de “Butter”, V, do BTS, que estava sentado ao lado de Olivia Rodrigo, sussurrou algo no ouvido da cantora. A imagem rodou o mundo e foram meses de teorias, até que o próprio coreano revelou que a cena foi ensaiada como parte da apresentação do grupo e que ele nem se lembrava, mas provavelmente teria dito algo como “você tem que se surpreender agora”.

MODA DO GRAMMY FAZENDO HISTÓRIA

GettyImages 2279427

Jennifer Lopez vestindo Versace em 2000 Foto: Scott Gries/ImageDirect


O vestido verde de J Lo (2000)
Em 2000, Jennifer Lopez surgiu belíssima na premiação com um Versace verde decotado que se tornaria icônico a ponto de ela homenageá-lo 19 anos depois, vestindo-o em um desfile da grife italiana na Semana de Moda de Milão. Para além da moda, o look acabou influenciando o Google. Explica-se: na época em que a cantora usou-o pela primeira vez, foram tantas as buscas com o tema que o departamento da empresa que ainda desenvolvia a tecnologia de incluir imagens na procura (até então só exibia textos) resolveu acelerar o processo de criação do Google Imagens.

Lagy Gaga saindo do ovo (2011)
Muito além de ser “apenas” mais um de seus looks excêntricos, o ovo em que Lady Gaga passou pelo red carpet da cerimônia em 2011 era parte da sua performance na mesma edição, em que ela apresentou o hit “Born this way“. A cantora disse ter passado 72 horas no ovo para se concentrar para o número musical.

Dua Lipa e Megan Thee Stallion homenageiam Whitney Houston e Mariah Carey (2022)
No ano passado, Dua Lipa e Megan Thee Stallion recriaram, com seus longos Versace iguais, um momento histórico vivido por Mariah Carey e Whitney Houston no VMA’s, da MTV, de 1998. As duas subiram ao palco com vestidos inspirados nos das divas, que usaram o mesmo look para anunciar um prêmio nos ano 90. Reproduzindo a cena de décadas atrás, em uma brincadeira, Megan disse que a britânica havia “roubado” seu look. A própria Donatella Versace então subiu ao palco e tirou parte das saias dos vestidos das duas, assim como Mariah e Whitney haviam feito.

DISCURSOS MARCANTES

Adele ganha prêmio, mas diz que deveria ser de Beyoncé (2017)
As duas cantoras, que com suas vozes poderosas sempre renderam momentos especiais na premiação, viraram assunto também em 2017, quando a britânica ganhou o prêmio de álbum do ano por 25, mas disse que a ganhadora deveria ser Beyoncé, à época concorrendo com Lemonade. Queen B chorou com o discurso da voz de “Hello”.   

Zelensky pede paz na Ucrânia (2022)
Pouco antes da apresentação de Free, de John Legend, no Grammy do ano passado, Volodymyr Zelensky surgiu no telão da cerimônia fazendo um apelo por paz em meio à guerra com a Rússia. O presidente ucraniano disse que os músicos do país usam coletes à prova de bala em vez de smokings.

Com Madonna e Macklemore & Lewis, Queen Latifah oficializa a união de 34 casais (2014)
Não foi exatamente um grande discurso, mas em pleno Grammy Queen Latifah oficializou a união de 34 casais, incluindo vários homoafetivos, enquanto o duo Macklemore & Lewis cantava o hino LGBTQIA+ “Same love”, emendando em um medley com Madonna, que surgiu cantando “Open your heart”.

GettyImages 84699372

M.I.A no Grammy de 2009 Foto ROBYN BECK/AFP via Getty Images

OS INUSITADOS

Políticos também concorrem ao Grammy
Jimmy Carter, Barack Obama, Hillary e Bill Clinton e Michelle Obama. O que todos têm em comum além de circularem nas mais altas esferas da política estadunidense? O fato de já terem prêmios Grammy (eventualmente até mais de um) em suas prateleiras. Não, eles não cantam, mas foram agraciados em uma categoria que premia álbuns falados, ou audiobooks.

M.I.A. sentindo contrações enquanto cantava (2009)
Em 2009, M.I.A., grávida de nove meses, apresentou-se ao lado de Jay-Z, Kanye West, Lil Wayne e T.I. Um momento que por si só já seria certamente especial se tornou inesquecível porque a cantora passou a ter contrações durante o backstage e a apresentação. Seu marido, nos bastidores, passou então a cronometrar os intervalos, e uma ambulância foi deixada de prontidão. O bebê nasceria três dias depois da cerimônia.

Funk carioca de Pedro Sampaio no palco (2021)
A internet (aqui no Brasil) foi à loucura quando Cardi B, inesperadamente, soltou um trecho do remix em versão funk carioca do DJ Pedro Sampaio durante sua performance de “WAP” na premiação. No dia seguinte, ela chegou a falar para o DJ, via Twitter, que “simplesmente tinha que fazer aquilo”.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes