“Bob Marley: One love”, o filme sobre o maior nome do reggae, em cinco takes
Longa, que estreia no Brasil, traz o cantor entre tensões políticas e o sucesso mundial.
Prepare-se para sair do cinema cantando. Estreia na próxima segunda-feira (12.02), no Brasil, Bob Marley: One love. O filme sobre o maior nome da música jamaicana mostra sua mudança para a Inglaterra, após sofrer um atentado na Jamaica, sob forte tensão política, no fim dos anos 70. Joga luz também sobre a gravação do álbum Exodus (1977), um dos seus discos mais conhecidos, e sobre a fama mundial que o cantor e compositor alcançava.
One love também traz em flashbacks a infância e juventude de Marley na Jamaica, sua iniciação na religião Rastafari e o começo de seu relacionamento com Rita Marley, sua companheira de vida e uma das produtoras do longa-metragem.
Maior referência do reggae, Marley colocou a música jamaicana no mapa do pop e vendeu mais de 75 milhões de discos em duas décadas de carreira. Cantando sobre espiritualidade, amor e a vida dos oprimidos em seu país natal, foi o primeiro artista jamaicano a alcançar um protagonismo internacional. Nos deixou precocemente aos 36 anos, vítima de um melanoma, em 1981.
A seguir mais sobre o filme:
Kingsley Ben-Adir como Bob Marley
A equipe
Kingsley Ben-Adir, da série Alta fidelidade (2020) e do filme Barbie (2023), interpreta Marley. Lashana Lynch, de 007: Sem tempo para morrer (2021), A mulher rei (2022) e The Marvels (2023), vive Rita. A direção é Reinaldo Marcus Green, diretor de King Richard: Criando campeãs (2021), filme sobre Richard Williams, pai das tenistas Serena e Venus Williams, protagonizado por Will Smith. One love tem entre seus produtores Rita, Ziggy (filho do casal Marley) e Brad Pitt.
O atentado contra Bob Marley
Em 3 de dezembro de 1976, Marley sofreu uma tentativa de assassinato, enquanto estava em sua casa na Jamaica. Rita também foi baleada e sobreviveu. O atentado ocorreu dois dias antes do cantor participar de um show gratuito com o intuito de amenizar tensões políticas entre dois partidos, antes de uma eleição para escolher o primeiro-ministro jamaicano. Mesmo após a tentativa de assassinato e ferido, Marley não desistiu de se apresentar. A investigação e o contexto da tentativa de assassinato pode ser vista no documentário ReMastered: Who shot the sheriff? (2018), disponível na Netflix.
Bob Marley e sua banda no filme
O disco
Exodus é o nono álbum de estúdio de Bob Marley and the Wailers, lançado em 1977, sucessor de Rastaman vibration (1976) e antecessor de Kaya (1978). O disco traz clássicos como “Exodus”, “Waiting in vain”, “Jamming” e letras sobre política, religião, amor e fé. One love mostra Marley esboçando faixas como “Turn your lights down low”. Na gravação, ele contou os Wailers e as I Threes nos backing vocal, trio composto por Judy Mowatt, Marcia Griffiths e Rita.
James Norton como Chris Blackwell e Kingsley Ben-Adir como Bob Marley”
A gravadora
O filme mostra a atuação de Chris Blackwell (interpretado por James Norton, de Adoráveis mulheres), inglês com raízes jamaicanas e dono da Island Records. Blackwell passou a trabalhar com Bob Marley e The Wailers em 1973, com o disco Catch a fire, e ajudou a consolidar a carreiras de outra jamaicana, Grace Jones, e do quarteto irlandês U2. O inglês é considerado um dos grandes executivos da história da indústria fonográfica.
Bob Marley e o futebol
One love mostra também a paixão de Marley pelo futebol. Traz o cantor jogando com sua banda e equipe na Jamaica e na Inglaterra, entre shows e gravações. No filme, ele cita até Pelé, enquanto assiste a uma partida de futebol pela TV. Em sua única viagem ao Brasil, em 1980, Marley disputou no Rio de Janeiro uma partida com Chico Buarque e Moraes Moreira.
LEIA MAIS: EM BREVE NOS CINEMAS: OS 15 FILMES MAIS AGUARDADOS DE 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes