De “Barbie” à sequência de “Duna”, os filmes mais aguardados de 2023

Diretores como Wes Anderson, Greta Gerwig e David Fincher retornam com novidades.


filmes2023 destaque



Das salas de cinema às plataformas de streaming, 2023 chega com estreias aguardadas pelo público, além do retorno de diretores premiados. Do drama ao terror, confira os principais destaques para ficar de olho ao longo do ano:

Pânico VI, de Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin
No sexto filme da franquia criada por Wes Craven e Kevin Williamson, a atriz Jenna Ortega (Wandinha) e os sobreviventes do massacre ocorrido na cidade de Woodsboro se mudam para Nova York em busca de um recomeço longe dos perigos enfrentados no passado. Mas com a chegada do Halloween, um novo serial killer com a máscara de Ghostface surge na metrópole à procura de novas vítimas.
Estreia em 9 de março

Beau is afraid, de Ari Aster
Aster, diretor de Hereditário (2018) e Midsommar (2019) – que estão entre os filmes de terror mais comentadas dos últimos anos –, volta com uma trama menos assustadora (até onde sabemos) e com cerca de três horas de duração. Sua terceira e mais ambiciosa colaboração com a produtora e distribuidora A24 segue as aventuras de um homem paranoico (Joaquin Phoenix) que tenta desesperadamente voltar para casa e encontrar sua mãe.
Estreia em 21 de abril (EUA)

A pequena sereia, de Rob Marshall
O clássico infantil da Disney ganha sua primeira versão live-action pelas mãos de Rob Marshall (Chicago). Baseada na animação de 1989, o longa é estrelado pela cantora, e agora atriz, Halle Bailey (metade da dupla Chloe x Halle). A escalação de Bailey como a princesa Ariel, no entanto, gerou uma série de ataques racistas – na animação de 1989 a sereia é branca. “Sinto que estou sonhando. E sou muito grata. Não presto atenção na negatividade, eu apenas sinto que esse papel é algo maior que eu”, rebateu a atriz em entrevista à Variety. Além dela, Melissa McCarthy será a vilã Úrsula, enquanto Javier Bardem fará o Rei Tristão, pai da protagonista.
Estreia em 25 de maio

Asteroid City, de Wes Anderson
Indicado ao Oscar por filmes como Moonrise Kingdom (2012) e O grande Hotel Budapeste (2014), o renomado diretor se prepara para lançar seu 11º filme com a mesma obsessão estética e o humor excêntrico de seus longas anteriores. A nova produção, estrelada por Tom Hanks e Margot Robbie, se passa nos anos 50, durante uma convenção de astronomia. O elenco ainda conta com Scarlett Johansson, Jeffrey Wright, Tilda Swinton, Edward Norton, Maya Hawke, Steve Carell, Matt Dillon e Willem Dafoe, entre outros.
Estreia em 16 de junho.

Oppenheimer, de Christopher Nolan
O físico J. Robert Oppenheimer, um dos responsáveis pela criação da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, será interpretado por Cillian Murphy (Peaky Blinders) no drama de Nolan (Dunkirk e Interstellar), que inclui Florence Pugh, Emily Blunt, Matt Damon e Gary Oldman no elenco.
Estreia em 20 de julho.

Barbie, de Greta Gerwig
O aguardado live-action da boneca mais famosa do mundo segue cercado por especulação. Com Margot Robbie no papel de Barbie e Ryan Gosling como Ken, o longa dirigido por Greta Gerwig (Adoráveis mulheres e Lady bird) teve um único teaser revelado até aqui, em que a personagem emula com humor a cena de abertura de 2001: Uma odisseia no espaço, clássico de Stanley Kubrick (1968), que trata da evolução humana. Simu Liu, Hari Nef e Will Ferrell completam o elenco.
Estreia em 20 de julho.

Besouro azul, de Angel Manuel Soto
O filme da DC Comics marca a estreia da atriz Bruna Marquezine em Hollywood. Na trama, um jovem (Xolo Maridueña) adquire poderes extraordinários através de um objeto alienígena e se torna um super-herói. O longa ainda conta com conta com Susan Sarandon (Thelma & Louise) no elenco.
Estreia dia 17 de agosto.

Duna – Parte 2, de Denis Villeneuve
A continuação da saga épica do jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet) pelo deserto do planeta Arrakis continua depois do sucesso de bilheteria do primeiro filme (mais de R$2,1 bilhões), vencedor de  seis Oscars. Zendaya, Rebecca Ferguson e Javier Bardem reprisam seus papéis, ao lado de Florence Pugh, Austin Butler, Léa Seydoux e Christopher Walken, que entram nesta segunda parte.
Estreia em 2 de novembro.

The Killer, de David Fincher
Baseado em uma história em quadrinhos francesa de mesmo nome, o suspense dirigido por David Fincher para a Netflix tem Michael Fassbender como um assassino que começa a perder a própria sanidade e a participação da atriz brasileira Sophie Charlotte. O projeto também marca a reunião do diretor com o roteirista Andrew Kevin Walker, com quem fincher trabalhou em Se7en – Os sete crimes capitais (1995).
Estreia dia 10 de novembro.

Jogos Vorazes – A cantiga dos pássaros e das serpentes, de Francis Lawrence
O prólogo da franquia Jogos Vorazes é outra adaptação literária muito esperada pelos fãs. O filme acompanha a juventude do presidente Snow (na trilogia original, vivido por Donald Sutherland), 64 anos antes dos acontecimentos que marcaram a saga distópica protagonizada por Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence).
Estreia em 16 de novembro.

Wonka, de Paul King
Depois de Gene Wilder e Johnny Depp, chegou a vez de Timothée Chalamet encarnar Willy Wonka em uma prequela musical que se passa anos antes do personagem, criado pelo escritor Roald Dahl em 1964, inaugurar sua fantástica fábrica de chocolates. Dirigido por Paul King (Paddington), o longa terá participação das atrizes Olivia Colman e Sally Hawkins.
Estreia em 14 de dezembro.

A cor púrpura, de Blitz Bazawule
O romance de Alice Walker, publicado em 1982, ganhará uma versão musical para as telas 37 anos após a adaptação estrelada por Whoopi Goldberg e dirigida por Steven Spielberg. Desta vez, a vida de Celie (Fantasia Barrino), uma mulher negra que mora no sul dos Estados Unidos durante o período de segregação racial, será assinado por Blitz Bazawule, conhecido por ter codirigido Black is king (2020), o álbum visual de Beyoncé.
Estreia dia 20 de dezembro (EUA).

AINDA SEM DATA EM 2023

Priscilla, de Sofia Coppola
Pouco após Baz Luhrmann (Moulin Rouge! – Amor em vermelho) levar ao cinema a conturbada vida de Elvis em um filme homônimo, Sofia Coppola (Encontros e desencontros) apresenta um olhar mais íntimo e focado nas memórias de Priscilla Presley, companheira do cantor. O roteiro também é assinado pela diretora com base em Elvis and Me (1985), livro escrito por Priscilla. No longa, Cailee Spaeny (Jovens bruxas – Nova irmandade) e Jacob Elordi (Euphoria) interpretam o casal.

MaXXXine, de Ti West
Mia Goth volta para a terceira e última parte da franquia criada por Ti West (A casa do demônio) com a A24, depois do sucesso por seus papéis em X – A marca da morte e Pearl (ambos de 2022), com direito a falas e cenas que viralizaram no TikTok. O novo filme se passa na década de 80, em Hollywood, e deve mostrar a jovem atriz Maxine alcançando o sucesso.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes